Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Razões para o seu tédio no relacionamento romântico

Razões para o seu tédio no relacionamento romântico

Um homem e uma mulher sentados em pontas opostas de um sofá

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Então você está em um relacionamento saudável e amoroso, mas se sente entediado? Se pergunta por que está assim, quando isso é tudo que você sempre quis? Parece que finalmente decifrou o código do amor ao conhecer seu parceiro atual, afinal agora as coisas não estão tão difíceis quanto nos relacionamentos anteriores.

Muitas pessoas assumem que, se estão se sentindo entediadas em um relacionamento, então isso significa ele está condenado, e que devem terminar. O tédio no relacionamento romântico é devido ao seu modelo aprendido. Se você não teve um bom modelo enquanto crescia, então um relacionamento saudável e consistente vai parecer chato.

O modelo aprendido é a base a partir da qual se interpreta a compatibilidade com um parceiro, e contém as crenças centrais aprendidas desde o início sobre o amor. É comum ser atraído por parceiros românticos que exibem qualidades semelhantes às de seus cuidadores principais.

Ao conhecer alguém que o lembra de uma pessoa significativa em seu passado, você se sentirá imediatamente conectado a ela, desde que a dinâmica desse relacionamento espelhe o modelo de relacionamento inicial.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Considere se algum desses motivos desempenham um papel significativo na sensação de tédio:

Você se acostumou a relacionamentos que parecem montanhas-russas emocionais

Se seu relacionamento anterior teve muitos altos e baixos, então experimentou um fenômeno conhecido como reforço intermitente.

Há um pouco de ansiedade envolvida no reforço intermitente devido à incerteza de quando o próximo “golpe” ou alta do relacionamento está chegando. Mesmo que haja mais pontos baixos do que altos, alguém se mantém no relacionamento motivado pela esperança de poder voltar aos altos que experimentou anteriormente.

Uma vez que nossos cérebros são programados para prestar atenção a novos estímulos, um relacionamento estável e consistente é dado como certo porque houve uma adaptação à emoção que vem ao experimentar um novo relacionamento. Isso é particularmente verdadeiro se você estiver acostumado a relacionamentos que muitas vezes parecem montanhas-russas emocionais.

Relacionamentos que parecem uma montanha-russa emocional evocam ansiedade e incerteza sobre o que acontecerá, ou quando ocorrerá a próxima alta do relacionamento. Consequentemente, esses sentimentos são errôneamente interpretados como excitação, paixão e forte química.

Se essa foi sua experiência em relacionamentos anteriores, e você conheceu alguém que é estável e não provoca o mesmo tipo de ansiedade, então estará assumindo que não há química ou considera o relacionamento tedioso.

Você exagera em um relacionamento às custas de si mesmo

Quem cresce em uma casa onde um dos pais adota o papel de cuidador aprende que o amor é como permanecer em um relacionamento às custas de si mesmo, e que ele deve ser conquistado. Como adulto, você se sentirá mais atraído por relacionamentos onde precisa convencer o outro de seu valor, adotar um papel de cuidador.

Ao adotar o mesmo papel que testemunhou durante o crescimento, você se sentirá em casa. A atração por esse tipo de dinâmica de relacionamento e a química experimentada parecem particularmente fortes, tornando ainda mais difícil abandonar esse relacionamento doentio.

Desse modo, quando você encontra um relacionamento saudável e equilibrado que não exige exageros, sacrifícios e sentimentos autênticos para mantê-lo, é entediante. Afinal, esse relacionamento não está sendo conduzido por um subconsciente.

Você aprendeu a ver relacionamentos consistentes e saudáveis ​​como chatos

Se você aprendeu desde cedo que o amor romântico geralmente envolve imprevisibilidade ou inconsistência, então se sentirá mais atraído por quem evita ou não está emocionalmente disponível.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Os sentimentos não resolvidos sobre a dinâmica do relacionamento influenciam a expectativa de que desta vez a experiência seja diferente, o que se resume a esperar que se possa mudar um parceiro emocionalmente indisponível para disponível.

Consequentemente, ao encontrar um relacionamento saudável e consistente que não exige a repetição da mesma dinâmica, então parece que “algo está faltando”, porque a tensão usual não está presente e o relacionamento não está sendo conduzido por um desejo subconsciente.

Como resultado, você acha o relacionamento chato porque não está provocando no mesmo nível de ansiedade e incerteza que os relacionamentos anteriores.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *