Saiba como melhorar o seu perfil em sites de relacionamento

Uma mão segurando um estojo com aliança e saindo da tela de um notebook, enquanto uma mulher sorri

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O mercado de namoro online está saturado, e uma abundância de opções tornaram difícil encontrar a pessoa certa. Parece que os aplicativos dessa área perderam o propósito. Namorar é uma habilidade e pode ser melhorada. Para isso, é necessário entender os princípios de organização e da prática.

Quando se trata de selecionar alguém nesses aplicativos, a reprovação não é motivada pela personalidade ou aparência, mas pelo perfil.

Publicidade

O maior e mais comum erro é não ser objetivo sobre o que se compartilha, afinal só se tem em médias 6 fotos e algumas frases de texto para comunicar quem você é. Isso não é muita coisa, e a competição é acirrada. Então cada foto e palavra importa para alguém que quer encontrar um parceiro online.

Ter um ótimo perfil envolve autoconsciência, timing, paciência, boas fotos, ótimos sorrisos, biografias bem escritas, respostas a solicitações e legendas de fotos.

Invista em fotos de boa qualidade

Fotos de alta qualidade, e que mostram sua potencialidades são um ativo no qual deve-se definitivamente investir. A aparência é a primeira coisa que as pessoas querem saber quando visitam um perfil.

Leia também:  Aprenda a parar de pensar que algo ruim vai acontecer

As fotos são a parte mais importante, mais até do que a descrição de hobbies e interesses, se você tem filhos, suas opiniões religiosas e o tipo de relacionamento que procura. Se elas forem de baixa qualidade e pouco esforço, não se traduzirão em correspondências. Você não precisa ser excepcionalmente bonito para obter fotos nítidas e de boa qualidade.

Uma foto ruim faz com que as pessoas não cliquem para ver o resto do perfil. A decisão de continuar lendo uma descrição é baseada nas primeiras impressões. Dependendo do aplicativo em que você está, se não estiver obtendo visualizações suficientes, então comece pelas fotos!

Ela precisa mostrar claramente seu rosto, ser bem iluminada e com alguma acessibilidade. Evite desviar o olhar, tire os óculos escuros, que ela seja distante ou em grupo. As pessoas não gostam de brincar de adivinhação.

Nunca esqueça de sorrir! O sorriso automaticamente faz as pessoas parecerem amigáveis e acessíveis.

Escreva sobre o que você procura em um parceiro

Em vez de escrever que não quer um imaturo, diga que está procurando alguém que tenha uma boa cabeça, boa bússola moral, seja profissional, respeite as pessoas sendo pontual e seja responsável. Mais ainda, escreva sobre suas intenções, ideias para encontros, tom e comportamento.

Por exemplo: “Sou uma pessoa aventureira, que adora passar o tempo ao ar livre e estou procurando alguém com a mesma opinião para compartilhar experiências divertidas.” Contar uma história é ainda mais eficaz para comunicar traços de personalidade do que listar um monte de adjetivos.

Não diga que está procurando algo casual se estiver interessado em entrar em um relacionamento sério (e vice-versa). Ser aberto e honesto sobre o que deseja desde o início aumenta as chances de encontrar pessoas com os mesmos objetivos e interesses.

Sua biografia deve ser curta e interessante

Inclua conversas curtas no perfil para facilitar a conversa inicial, mas certifique-se de deixar um pouco de mistério para que as pessoas se sintam compelidas a conhecê-lo melhor!

Leia também:  O que fazer quando você ficar com raiva do seu Psicólogo?

Alguns aplicativos de namoro online incluem seções de perguntas e respostas, onde é possível mostrar um pouco de sua personalidade. Mantenha sua biografia resumida e compense maximizando o uso de fotos, carregando aquelas que realmente representam quem você é.

Fale sobre si, interesses e hobbies, mas não gaste duas horas escrevendo toda a história da sua vida! Você deve fornecer às pessoas a quantidade certa de informações, de modo que haja algum interesse em comum e incentive o início da conversa.

Não seja vago dizendo coisas como “música” ou “esportes”. Em vez disso, escreva as três ou cinco principais bandas que você ouve, e os esportes que realmente aprecia. Saber surfar e fazer aulas de ioga são atividades populares entre homens e mulheres; portanto, se algum deles for do seu interesse, é uma boa ideia mencioná-lo.

Por outro lado, biografias que carecem de energia, detalhes e entusiasmo são vistas como enfadonhas, depressivas ou impensadas. Se tiver dificuldade em escrever sobre si, as pessoas vão deduzir que você é assim em outros aspectos de sua vida.

Use uma gramática adequada e linguagem simples

Outra maneira rápida de melhorar seu perfil de namoro online é prestando atenção aos pequenos detalhes, e isso inclui gramática e ortografia! A escrita ruim é um grande obstáculo para o namoro, então não deixe nada ao acaso, e revise sua biografia.

Leia também:  A arte de deixar ir: como praticar o desapego?

Ao configurar o perfil rapidamente, é provável que aconteçam erros gramaticais e ortográficos. Além de ser importante revisar seu perfil para uma melhor otimização, você também não deve exagerar com um vocabulário grande e palavras complexas.

Usar palavras simples torna mais fácil para as pessoas lerem, pronunciarem e lembrarem de coisas sobre você, tornando mais provável o interesse. Não precisa ser um campeão de soletrar para encontrar um amor, mas um perfil cheio de palavras com erros ortográficos e gramaticais não é convincente.

Conclusão

Se abordado de forma positiva e estratégica, ter um perfil em um site de namoro online é uma grande aventura, e rende ótimas histórias!

Então, se você está pensando seriamente em encontrar um par, seja para um relacionamento para sempre ou para agora, não deixe seu perfil de namoro online ser subutilizado. Certifique-se de que seu perfil tenha um tom positivo e seja atualizado regularmente com informações e fotos atuais.

Atraia possíveis pretendentes com um ótimo título ou quebra-gelo, e não tenha vergonha de compartilhar o que está procurando em um relacionamento. Um perfil de qualidade recebe mais engajamento!

E para você? Qual é a coisa mais difícil quando se trata de perfis de namoro online? Como foi sua primeira tentativa? Onde você aprendeu a torná-lo mais interessante para potenciais candidatos? Você tem histórias engraçadas para compartilhar de sua experiência com namoro online?

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *