É saudável voltar com um ex namorado?

Casal se beijando enquanto caminha em uma estrada de areia.

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A maior parte das pessoas que finalizam um relacionamento se perguntam se é saudável voltar com um ex namorado, já que em alguns momentos, a tentação é grande. O problema é que insistimos em acreditar que um amor verdadeiro nunca acaba.

A tecnologia tornou a reconexão com a antiga paixão mais fácil do que nunca. Décadas atrás, encontrar um ex namorado perdido exigia um trabalho de detetive avançado, ou um encontro casual no restaurante. Hoje, com a Internet e as redes sociais, você pode rastrear seu ex (ou apenas dar uma espiada para ver como está a vida dele) na hora do almoço.

Outra razão pela qual as pessoas continuam a ansiar por um amor perdido é a memória seletiva. É comum que, depois de um tempo separados, a pessoa reavalie o relacionamento, reviva os momentos doces e esqueça a dor, inclusive os motivos pelos quais houve a separação.

Não é apenas falta de um amor perdido

As pessoas que querem voltar com um ex sentem que estão deixando passar um período especial em suas vidas. Portanto, trata-se menos de sentir falta daquele parceiro romântico em particular.

Leia também:  Será que o gênero do Psicólogo realmente importa?

Uma mulher que se divorciou do marido pode sentir falta (do tempo) em que seus filhos eram pequenos e que a família era feliz. Seu desejo de voltar com o ex tem menos a ver com ele, e mais a ver com aquele momento da vida. Essas memórias dos bons tempos são provocadas pela solidão ou ausência de conforto consigo mesmo.

Publicidade

A facilidade de contato promovido pelas redes sociais

“Vamos continuar amigos” é um final típico de uma parceria romântica. Como já houve sentimentos fortes entre as duas pessoas, a ideia de não estar na vida um do outro parece muito drástica, então a amizade torna-se um grande compromisso.

Embora ficar em contato pareça bom, mesmo que seja apenas por meio das redes sociais, isso dificulta a superação do término. É como ter um corte e cutucar a ferida; atrasa o processo de cicatrização.

Leia também:  Os sinais mais óbvios de quando é hora de sair do seu emprego

Por outro lado, a conexão contínua permite que ambas as partes acompanhem o mútuo crescimento e se perguntem, agora que ambos amadureceram, se o relacionamento voltará a funcionar bem.

Infelizmente, a tecnologia torna muito fácil e tentador manter o controle sobre um ex namorado. Vale a pena repetir que o que é retratado no Instagram, por exemplo, não é a visão precisa da vida de uma pessoa.

Rede social é autopromoção. As pessoas só postam as coisas boas lá, então você está vendo apenas isso, e não o sujeito real.

Você deve dar outra chance para um ex namorado?

Para que uma relação funcione, ambas as partes precisam estar interessadas. Às vezes, alguém segue em frente e não está mais interessada em voltar, enquanto a outra ainda guarda sentimentos residuais. E mesmo que ambas as partes estejam interessadas, voltar com um ex namorado pode não ser saudável.

As pessoas mudam com o tempo, e quando voltamos para alguém com base em nossas memórias, a percepção sobre o ex será o daquele tempo, e não o atual. Para agravar ainda mais o problema, são adicionadas expectativas sobre como o relacionamento deveria ser (se voltarem a ficar juntos).

Voltar com um ex namorado é duradouro?

A chave para tentar novamente com um antigo amor é a comunicação. Suposições e expectativas são quebra-negócios. Ambas as partes precisam estarem dispostas a falar abertamente para que, desta vez, o relacionamento seja tudo o que sempre acreditavam que poderia ser.

Leia também:  Por que a mulher não gosta de sexo como o homem?

Uma relação só funciona se ambas as pessoas se conectarem no presente. As lembranças dos bons tempos não pode ser tudo o que os mantém unidos. Em vez disso, precisam ver como ambas mudaram e, esperançosamente, que essas mudanças sejam positivas, felizes e saudáveis.

Às vezes, é melhor deixar as coisas como estão

Se você está ansioso para voltar com um ex namorado, pergunte-se se é dele que você sente falta ou de outra coisa. Discutir seus sentimentos com um amigo de confiança ou um Psicólogo vai ajudar. Existe absolutamente uma razão para o término do relacionamento.

Enquanto você se apegar ao passado, ficará preso. Finalizar esse capítulo não significa que um antigo amor não era verdadeiro. Significa apenas que sua oportunidade passou. Deixe-o ir e permaneça aberto a novas possibilidades.

Um casamento não te faz feliz; isso te faz casado. É o que você faz como parceiro, aceitando um ao outro e a si mesmo, que o deixará feliz.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *