Insegurança emocional: como ela afeta os relacionamentos?

Uma mulher demonstrando insegurança emocional enquanto fala com seu marido

Categoria: Insegurança

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Insegurança emocional é uma medida da estabilidade do estado emocional de uma pessoa desencadeada por fatores como autoimagem e ego.

Ela envolve sentir-se inadequado devido à falta de autoconfiança, duvidando de suas próprias habilidades, instintos, relacionamentos e tornando difícil acreditar em si e confiar nos outros.

A insegurança emocional é dolorosa e difícil de experimentar, afetando a saúde mental e os relacionamentos.

Este artigo explora os sinais, causas e consequências da insegurança emocional nos relacionamentos, bem como sugere estratégias para lidar com ela.

Publicidade

Sinais de insegurança emocional

Nos relacionamentos românticos, a insegurança emocional leva a pensamentos e comportamentos inúteis, que incluem:

  • Verificar incessantemente onde o parceiro está;
  • Constante preocupação de que o parceiro está te traindo;
  • Ciúmes de todas as outras pessoas na vida do seu parceiro;
  • Não acreditar na palavra do seu parceiro, e querer verificar tudo o que ele diz;
  • Acreditar que o parceiro vai terminar com você a qualquer momento;
  • Querer elogios e validação para se sentir mais seguro.
Leia também:  Como a insegurança leva à inveja, ao ciúme e à vergonha?

Causas da insegurança emocional

Essas são algumas das possíveis causas de insegurança emocional nos relacionamentos:

Um relacionamento anterior desagradável

Pessoas que estiveram em relacionamentos anteriores, onde seu parceiro não era confiável ou as tratou mal, se apegam a essas emoções e as carregam para os novos relacionamentos.

Essas pessoas projetam um trauma não resolvido ou bagagem emocional em seu novo parceiro, mas sem uma justificativa adequada.

Baixa autoconfiança

Pessoas com baixa autoconfiança se sentem inseguranças em seus relacionamentos porque não acreditam que são dignas do amor ou do apoio do parceiro.

A baixa autoconfiança geralmente está ligada a experiências negativas como ser intimidado, provocado ou abusado na infância.

Essas experiências enviam a mensagem de que a pessoa não é boa o suficiente, afetando sua confiança e prejudicando os relacionamentos.

Negligência ou maus tratos

As pessoas que sofreram negligência ou maus tratos crônicos desenvolvem insegurança emocional porque tiveram poucas ocasiões em que suas necessidades foram atendidas adequadamente.

Quando elas encontram relacionamentos satisfatórios e saudáveis, o medo da perda aparece, porque o amor nunca foi garantido ou dado gratuitamente no passado.

Ansiedade social

Embora as pessoas experimentem algum grau de ansiedade social em situações como reuniões, festas, encontros e grandes encontros, algumas têm formas mais graves, que afetam a autoconfiança nos relacionamentos.

A ansiedade social faz com que você seja excessivamente crítico consigo mesmo, e dificulta a confiança nas ações e intenções de seu parceiro.

Leia também:  As 3 causas mais comuns de insegurança e como superá-las

Medo de rejeição

O medo da rejeição provoca insegurança emocional em um relacionamento.

A baixa autoconfiança deixa as pessoas mais sensíveis à rejeição. Mesmo pequenos contratempos ou deslizes desencadeiam os piores medos e inseguranças.

Impacto da insegurança emocional na saúde mental e relacionamentos

Como a insegurança afeta sua saúde mental e o relacionamento com seu parceiro?

Impacto na saúde mental

A insegurança emocional afeta sua saúde mental porque, no fundo, você acredita que não é digno ou merecedor de amor e cuidado.

Por estar constantemente questionando seu valor próprio, você passa a aceitar um tratamento ruim ou abusivo, reforçando a crença de que não tem valor com base em seus relacionamentos.

Impacto nos relacionamentos

A insegurança o relacionamento criando um desequilíbrio.

Você fica mais preocupado com o que seu parceiro não está fornecendo e, em vez disso, exige garantias ou validação de suas inseguranças.

Em última análise, a insegurança emocional funciona como uma profecia auto-realizável: o medo de perder seu parceiro pode fazer com que você se comporte na defensiva, afastando-o.

Como reduzir a insegurança emocional nos relacionamentos

Então, o que você pode fazer para parar de se sentir inseguro em seus relacionamentos?

  • Identifique seus gatilhos: identifique tópicos ou áreas que despertam sentimentos de insegurança emocional e comece a trabalhar neles;
  • Comunique-se com seu parceiro: envolva-se em uma comunicação mais aberta sobre suas inseguranças emocionais, como elas surgem e como você pode começar a trabalhá-las;
  • Expresse como você se sente: compartilhe os sentimentos com seu parceiro sem culpá-lo. Por exemplo, em vez de dizer “você me estressa porque…” diga “às vezes fico estressado porque…”;
  • Ouça seu parceiro: esforce-se para ouvi-lo com a mente aberta, para que você também possa entender a perspectiva dele;
  • Considere ir à um Psicólogo: embora a percepção e a comunicação aberta sejam essenciais, às vezes você precisa da perspectiva de uma fonte externa treinada para entender completamente como sua insegurança emocional está ligada a dinâmicas mais complexas.
Leia também:  Como superar a síndrome do impostor em um relacionamento?

Uma palavra final

Viver com insegurança emocional é doloroso e estressante. É difícil acreditar que você é digno de amor, e isso dificulta o funcionamento de um relacionamento.

Não confiar em seu parceiro faz com que você se envolva em comportamentos prejudiciais, e que podem custar o relacionamento.

Reservar um tempo para entender seus medos, comunicar-se abertamente com seu parceiro sobre seus sentimentos e buscar ajuda profissional, se necessário, vai ajudá-lo a combater a insegurança emocional e construir uma dinâmica mais saudável.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *