Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Love bombing » 10 maneiras de identificar um love bombing

10 maneiras de identificar um love bombing

10 maneiras de identificar um love bombing

O love bombing ocorre quando alguém expressa elogios e afeto excessivos em uma frequência desproporcional ao estágio atual do relacionamento, na tentativa de manipular para que o parceiro se comprometa rapidamente com o narcisista.

O love bombing é como um emocionante conto de fadas. Parece que você está se conectando com alguém de quem gosta e essa pessoa está em busca de compromisso.

O problema é que ele coloca você em uma posição de ignorar os sinais de alerta e se concentrar em uma fantasia às custas de si mesmo.

No love bombing você só vê o que essa pessoa quer que você veja. Geralmente é uma fachada cuidadosamente selecionada, que não dá uma visão precisa de como realmente será o relacionamento.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Nesse caso, o velho ditado “Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é” parece relevante.

Pense no love bombing como sendo apenas os melhores momentos, onde nenhuma de suas vulnerabilidades, medos ou falhas na relação são reveladas.

Se você está namorando alguém novo, considere os 10 sinais de alerta a seguir que indicam que alguém está praticando o love bombing:

As coisas estão indo rápidas demais

Se o ritmo do relacionamento parece acelerado, então esse é um sinal para desacelerar e prestar atenção a esse sentimento. Reflita sobre de onde ele vem.

Quando você está entusiasmado com alguém novo, é fácil se deixar levar pela emoção e jogar a cautela ao vento, fazendo com que você ignore importantes sinais de alerta.

Falsificações futuras

Parece algo revigorante estar nos estágios iniciais de conhecer alguém enquanto essa pessoa faz planos futuros com você.

Mas, isso também cria uma falsa sensação de segurança, e é por isso que você precisa se concentrar na pessoa que está à sua frente e não no seu potencial.

Você ainda não a conhece o suficiente para saber se suas ações estão alinhadas com suas palavras, ou se ela está apresentando uma fachada para que você se apegue antes do caráter ser revelado.

Falsificar o futuro envolve discutir planos como viajar, casar, conhecer a família ou morar juntos nas primeiras semanas de namoro, sem qualquer intenção de prosseguir.

Estes são alguns exemplos de declarações que indicam falsificações futuras durante os estágios iniciais do namoro:

  • “Estou muito animado para passar o resto de nossas vidas juntos.”;
  • “Teremos uma família incrível.”

Pessoas estão preocupadas com o ritmo do seu relacionamento

Todo mundo tem experiências e preferências de relacionamento diferentes, então o que uma pessoa lhe diz pode não ter muito peso.

No entanto, quando pessoas em quem você confia, com quem se preocupam e que o conhecem bem começam a expressar preocupação com o ritmo do seu novo relacionamento, é importante reservar um tempo para refletir sobre as preocupações delas e também se elas estão vendo algo que você não vê.

A pessoa está espelhando você

Espelhamento é uma tática de manipulação usada no love bombing que consiste em imitar seus valores e interesses como um esforço para se aproximar de você e convencê-lo de uma compatibilidade.

A curiosidade sobre suas necessidades e interesses é uma grande qualidade em um parceiro, mas é importante discernir a diferença entre alguém que está genuinamente curioso e alguém que está estudando cuidadosamente suas respostas para refletir o que você quer.

Se a pessoa com quem você está namorando parece gostar de todas as mesmas coisas que você faz e afirma que deseja o mesmo estilo de vida, então observe se as ações dela estão alinhadas com o que está dizendo.

Grandes gestos românticos

Grandes gestos românticos, como levar para férias espontâneas ou comprar presentes luxuosos são estimulantes quando se está namorando alguém novo.

No entanto, se esses grandes gestos não corresponderem ao estágio do seu relacionamento e parecerem que pertencem a um programa de namoro em vez da vida real, tome cuidado, pois a outra pessoa pode não ter as melhores intenções e está tentando acelerar a criação de um vínculo com você.

Resistência nas tentativas de desacelerar

Se você expressar que está se sentindo desconfortável com o ritmo do relacionamento e deseja desacelerar, preste muita atenção em como a outra pessoa responde a você.

Ela fica na defensiva, fica em silêncio ou se volta contra você?

A resposta a essa pergunta revela se as intenções são levar em consideração suas necessidades ou se está focada apenas no que deseja.

Elogios não genuínos

No love bombing o objetivo é criar um vínculo profundo rapidamente, e a pessoa fará de tudo para conseguir. Preste atenção aos elogios que você está recebendo.

Eles parecem genuínos e pessoais, ou o elogio é genérico e aplicável a qualquer pessoa?

Um exemplo de elogio excessivo no love bombing é dizer: “Você é a pessoa mais incrível que já conheci” ou “Você é perfeito e inconparável”.

Expressões desproporcionais de afeto

Se um narcisista lhe disser que o ama ou fizer qualquer afirmação como “Nunca me senti assim por ninguém antes” ou “Minha vida não teria sentido sem você” nas primeiras semanas de encontro, proceda com cautela, pois essas declarações indicam que ele está tentando acelerar prematuramente uma conexão.

Contatos frequentes

No love bombing, o narcisista precisa prendê-lo rapidamente e isolá-lo para que possa sobrecarregá-lo com contatos frequentes, deixando pouco espaço para outras coisas em sua vida.

Isso funciona de duas maneiras:

  1. Eles garantem rapidamente um vínculo profundo com você e;
  2. Isolam você para que, se outras pessoas expressarem preocupação com o seu relacionamento, fique mais difícil encerrá-lo. Afinal, você já está profundamente envolvido.

Idealização e desvalorização

No love bombing o narcisista inicialmente idealizará você enquanto cria rapidamente uma ilusão de proximidade.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Porém, quando souber que está totalmente investido no relacionamento, sua verdadeira face começará a aparecer.

Ele começará a criticar seu outro significativo, com o objetivo de minar sua autoestima ao longo do tempo, de modo a ganhar total controle.

Palavras finais

Embora seja possível que alguém fique entusiasmado com você e se envolva em alguns desses comportamentos sem a intenção de love bombing, você precisa prestar atenção em como esses comportamentos fazem você se sentir e observar se existe um padrão de comportamento.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *