Love bombing e narcisismo: uma mistura tóxica

Um homem de terno e gravata oferecendo um presente

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Todos neste mundo querem estar em um relacionamento. Caso você queira “se apaixonar” ou “ser amado”, então provavelmente haverá um negócio especializado em algum lugar pronto para conectá-lo a “adultos com ideias semelhantes”, “senhores mais velhos discretos”, ou “solteiros cristãos”.

Embora as tecnologias de comunicação e as conexões com a Internet tornem muito mais fácil encontrar parceiros em potencial, elas também aumentam o risco de encontrar algumas combinações imperfeitas.

Anunciar abertamente seu interesse em um relacionamento romântico também sinaliza para um narcisista com o mesmo interesse que você está vulnerável, tornando-o um alvo mais fácil para manipulação. E uma das maneiras mais eficazes de manipular um parceiro em potencial é por meio do love bombing.

O love bombing pode ser perigoso

O love bombing é a prática de sobrecarregar alguém com sinais de adoração e atração. São comentários lisonjeiros, sinais de afeto, bilhetes de amor no espelho, na cômoda, na mesa da cozinha, no para-brisa do carro, etc. Aparições surpresa projetadas para direcionar o alvo para passar mais tempo com o love bombing, e menos tempo com outras pessoas ou sozinho.

Leia também:  Use a mentalidade de crescimento contra um chefe narcisista

Porém, como tudo na vida, há limites: todos nós gostamos de ser amados, até o ponto de começarmos a nos sentir perseguidos.

Ouvir o quão especial você é pode ser inebriante à primeira vista. No entanto, quando uma pessoa está usando esses tipos de comentários para atrair alguém, e logo em seguida recuar, então estaremos diante de um caso de manipulação.

Nem todo mundo que sussurra coisas doces em seu ouvido é um narcisista. Contudo se você recebe lembretes constantes de como são bons juntos, mesmo sabendo que algo não está certo sobre a pessoa ou o relacionamento, então isso é sinal de uma tentativa para mantê-lo preso.

Publicidade

Por que narcisistas adoram o love bombing?

Os narcisistas são conhecidos por suas habilidades de manipulação tanto quanto por sua propensão ao amor próprio. Eles usam a bajulação e a atenção como ferramentas para enfeitiçar, se tornando o parceiro perfeito na conquista da confiança, do afeto e da adoração.

Geralmente aprendem com a experiência que, uma vez que os parceiros veem através de suas fachadas, então o relacionamento estará a caminho da autodestruição. Sendo assim, agirão rapidamente para evitar a detecção, e quanto mais alguém tentar bajulá-lo afim de obter a submissão, mais você precisa explorar os motivos.

Receber atenção ininterrupta e rosas todos os dias é atraente em teoria, mas se você for o objeto de afeição desse tipo de pessoa, vai achar isso mais assustador do que encantador. A maioria de nós prefere relacionamentos que se desenrolam de maneira relativamente organizada.

Leia também:  5 coisas para nunca fazer depois de terminar com um narcisista

Ao pensar no love bombing do narcisista, lembre-se de que o seu objetivo final é obter uma “vitória”. Os narcisistas farão o que for preciso para se aproximarem de um interesse romântico, o mais rápido possível e antes que seu objeto romântico fuja.

Isso pode até parece um pouco frio, mas os narcisistas não veem os outros como “pessoas” em si mesmos: elas são objetos usados ​​para satisfazer o seu desejo de conexão ou manipulação. Novamente, pode haver outras intenções para essas histórias de “amor à primeira vista”.

Às vezes, as pessoas simplesmente dão certo desde o início e o relacionamento se desenvolve em um ritmo saudável e confortável. Outras vezes, há uma alma apaixonada desesperada tentando fazer todo o possível para atrair um parceiro.

Amor verdadeiro ou manipulação narcisista?

Quando alguém o está presenteando de maneiras extravagantes demais ou cooptando seu tempo porque quer estar ao seu lado, enquanto secretamente manipula para não deixá-lo fazer contato com seus amigos ou família, então estes são sinais de que o relacionamento não é tão equilibrado quanto deveria ser.

Leia também:  O abuso narcisista deixa as pessoas mais apáticas

Novamente: uma única rosa no primeiro encontro é encantador, mas uma dúzia de rosas todos os dias é motivo para preocupação.

Quando um relacionamento está evoluindo muito rápido, é fundamental chamar o parceiro e dizer como está se sentindo:

  • Se ele estiver disposto a ouvi-lo e considerar alguns pontos, então há razão para dar a ele e ao relacionamento mais tempo para se desenvolver;
  • Se ele não ouvir seus protestos e apenas se desculpar pelo comportamento sufocante, então há um sinal de que provavelmente haverá menos liberdade e mais manipulação no futuro.

Quando se está ansioso para encontrar um parceiro, pode ser emocionante ser o foco de alguém que o considera atraente. Cuidado, porém, porque os narcisistas são hábeis em colocar a máscara que seu público achará mais atraente.

Turbulência em romances saudáveis ​​​​acontecem, mas se você está se sentindo no meio de um tornado de atenção, então é hora de dar um passo atrás e conversar com seu parceiro. Se ele não conseguir mudar os comportamentos para atender melhor às suas necessidades, é improvável que essa pessoa seja a combinação certa.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *