Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Outros » Por que o paciente mente para o Psicólogo?

Por que o paciente mente para o Psicólogo?

Pessoa cruzando os dedos enquanto aperta a mão de um homem de óculos

Por que um paciente mente para o Psicólogo? Isso é totalmente contraproducente, certo? Ele está pagando pelo atendimento, então qual seria o motivo?

A maioria dos pacientes já mentiu para o seu Psicólogo em algum momento. Isso, em parte, tem a ver com a natureza da verdade, que nunca é apenas preto no branco. De fato, na terapia, a “verdade” é algo que surge com o tempo, quando há uma relação de confiança entre Psicólogo e paciente.

Vergonha e medo do julgamento

A razão mais comum pela qual um paciente mente para o Psicólogo é a mesma pela qual se mente para as pessoas próximas: vergonha e medo do julgamento.

As mentiras podem ser sobre o uso de substâncias, encontros sexuais ou românticos pelos qual se sente mal, até mesmo pensamentos incomuns.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Impossibilidade de formar um vínculo de confiança

Na terapia, você revela sentimentos e lembranças dolorosas e sensíveis. A “regra básica” é “falar o que vier à mente”. Isso é muito mais difícil do que parece, especialmente se você tem um histórico de traição e dificuldade em confiar nas pessoas.

É imperativo que a confiança seja estabelecida desde o início. Você deve sentir que o Psicólogo o respeita e está aberto a críticas. Frequentemente, o relacionamento com ele torna-se emocionalmente carregado. Às vezes, você pode sentir que ama ou o odeia. Esses sentimentos intensos são difíceis de declarar abertamente.

O Psicólogo deve ser de fácil conversação, e capaz de ouvi-lo sem julgamento. Se você perceber que sente desconfiança, fale sobre isso! Com o tempo, se esse sentimento persistir, levará ao encontro de um novo profissional.

Mentir para si mesmo

Muitas vezes, o paciente pretende ser sincero, mas não está pronto para aceitar a verdade sobre si ou sobre alguém próximo a ele.

Todos entram em terapia com uma história ou “narrativa” sobre si. À medida que ela avança, essa narrativa vai mudando e começa-se a ver coisas novas, que talvez não se possa ou não se queira ver.

Não identificar as relações de causa e efeito

Alguns pacientes não são sinceros com seu Psicólogo, não porque pretendem enganá-lo, mas porque não conseguiram processar traumas passados ​, e estão desconectados das maneiras pelas quais esses traumas afetam o comportamento atual.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

A terapia será eficaz se você estiver mentindo?

Como dito anteriormente, a verdade não é preto no branco. Sempre há coisas em nossas vidas das quais nos desconectamos, e algumas são mais importantes que outras. Algumas são muito indutoras de vergonha, embaraçosas ou provocadoras de ansiedade, mesmo para você, e será muito mais se você contar para seu Psicólogo.

Se você está ciente de que está escondendo algo, diga à ele que há coisas que você não consegue revelar neste momento. Vocês podem descobrir por que algo é tão doloroso ou difícil de falar. Eventualmente, verá que é capaz de revelar essas as informações. Mas alguns problemas levam tempo.

Se você acha que há cada vez mais coisas sobre as quais está escondendo ou mentindo, é importante abordar o assunto. É necessário avaliar, também, se ele é adequado ou não para você. Mas, em outros casos, simplesmente levantar o assunto ajudará a esclarecer e aliviar os obstáculos que o impedem de se abrir.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *