Silhueta de um casal namorando ao pôr-do-sol enquanto uma mulher solitária olha para o mar

Efeitos do ciúme doentio no relacionamento. A maioria de nós já sentiu ciúme uma vez ou outra, seja como um incômodo leve ou como uma espécie de fogo dentro de si, parecendo que vamos explodir.

Embora seja uma reação emocional comum quando uma pessoa se sente ameaçada, o ciúme é um dos maiores destruidores de relacionamentos.

O ciúme pode variar desde sentir-se incomodado porque seu marido ou namorado está olhando outra mulher, ou porque sua esposa ou namorada está olhando para outro homem, até imaginar coisas que não estão realmente lá. De qualquer forma, o ciúme tem um efeito negativo em qualquer relacionamento.

O que é o ciúme ?

Embora o sentimento de ciúme seja algo que a maioria das pessoas já experimentou, o sentimento é frequentemente confundido com a inveja. A inveja e o ciúme são bem diferentes, entretanto.

A inveja é uma reação à falta de algo e querer o que outra pessoa tem. Você pode ter inveja da boa aparência de alguém, ou de sua bela casa, etc.

O ciúme, por outro lado, é a sensação de que alguém pode tentar tirar o que é seu. Por exemplo, seu marido torna-se amigo íntimo de uma colega de trabalho atraente, e você pode sentir ciúmes e se sentir ameaçada pelo relacionamento deles.

Leia também:  Saiba tudo sobre o ciúme

Em sua forma mais branda, o ciúme é considerado uma reação instintiva que nos faz querer proteger o que sentimos ser nosso. No entanto, ao contrário de simplesmente sermos protetores, os sentimentos de ciúme podem se transformar rapidamente em um comportamento destrutivo e nos fazer agir de maneira egoísta e controladora.

Pode até mesmo fazer-nos supor que estão acontecendo coisas que não estão, como ver uma troca amigável como o sinal de um caso, ou trabalhar até tarde como esconder um vício secreto.

Instintivo ou não, o ciúme não é produtivo. Pessoas que lutam para controlar os sentimentos de ciúme muitas vezes também lutam com questões mais profundas. O comportamento de ciúme doentio normalmente apresenta de forma intensa um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Insegurança;
  • Medo;
  • Baixa autoestima;

Compreender a raiz do comportamento pode ajudá-lo a ter mais controle sobre si. Qualquer um desses três, ou a combinação deles, não apenas permitirá que o sentimento de ciúme se manifeste em um comportamento destrutivo, mas também criará outros problemas na vida de uma pessoa.

Leia também:  6 dicas para aproveitar melhor a consulta psicológica online

Consequências do ciúme doentio para um relacionamento

O ciúme doentio pode ser extremamente prejudicial para um relacionamento.

Na melhor das hipóteses, o parceiro ciumento está necessitado e constantemente procurando a garantia de que é o único e de que ninguém é uma ameaça para substituí-lo. Na pior das hipóteses, o ciúme doentio pode se manifestar em comportamento controlador e desconfiado, e até mesmo em abuso físico ou emocional.

Um ciumento pode tentar controlar as ações de sua parceira, verificando seu paradeiro ou monitorando suas ligações, mensagens de texto ou e-mails. Esse comportamento cria um padrão de desconfiança que não é saudável e acabará por causar o colapso de um relacionamento.

A base de qualquer relacionamento saudável e feliz é a confiança e o respeito. Uma pessoa que luta contra o ciúme doentio é incapaz de confiar na pessoa com quem está ou de mostrar respeito por ela como indivíduo ou por seus limites.

Com o passar do tempo, esse comportamento destruirá os sentimentos de amor e afeição que antes existiam. Provavelmente também causará discussões repetidas e a necessidade de um parceiro provar a si mesmo e sua lealdade repetidas vezes.

Leia também:  A verdadeira felicidade não é ser feliz o tempo todo

Isso pode ser exaustivo e impedir que um relacionamento cresça e estabeleça uma base sólida.

Como tratar o ciúme doentio ?

O ciúme doentio pode ser difícil de controlar e os problemas subjacentes raramente desaparecem por conta própria. Se o ciúme é um padrão de comportamento que se repete de relacionamento após relacionamento, pode ser necessária a intervenção de um Psicólogo para ajudar a controlá-lo e fornecer ferramentas para lidar com as causas que o estão impulsionando.

Superar o ciúme doentio em um relacionamento requer construir confiança. Um parceiro deve confiar no outro o suficiente para saber que, independentemente da circunstância, o amor e o respeito que compartilham evitarão que influências externas ameacem seu relacionamento.

Isso pode ser difícil se um dos parceiros for inseguro e lutar contra a confiança em geral.

Se você descobriu que o ciúme é um problema em seu relacionamento, seja você que está com ciúme ou seu parceiro, isso pode ser doloroso para ambos. Para ir além, é preciso paciência, comunicação e mudança de crenças.

Se juntos vocês não estão conseguindo superar os sentimentos e comportamentos do ciúme doentio, então não demorem em buscar ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *