O que fazer para fugir da solidão?

Placa verde com o símbolo de uma pessoa correndo

Categoria: Solidão

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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O que fazer para fugir da solidão? É nessa época em que as coisas tendem a desacelerar, e podemos nos encontrar refletindo sobre os ganhos e perdas do ano.

Para alguns, esse momento de reflexão serve como um lembrete de que nem sempre temos outras pessoas com quem passar o tempo. Pessoalmente, tenho a tendência de lutar contra sentimentos de solidão sempre que possível.

A solidão é uma fera pequena e desagradável. Ela trabalha diligentemente para convencer a mente de que somos a única pessoa no mundo, além de ter uma maneira de se aproximar na hora certa/errada. A solidão pode, e é, um dos demônios mais difíceis para alguns de nós enfrentarmos.

Frequentemente os pensamentos de solidão parecem roubar nossas energias mentais restantes. Honestamente, pode ser difícil quando esses pensamentos surgem, e é por isso que se torna vital que tenhamos um plano para nos ajudar.

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Como em todos os aspectos da nossa jornada de bem-estar, vou compartilhar com você como é possível gerenciar tudo isso. Lembre-se, essas dicas não são definitivas.

Algumas podem servir muito bem para você, mas para outras pessoas nem tanto. De qualquer forma, pegue o que você precisa e deixe o resto.

Aproveite para fazer o que gosta

Quando você se sentir sozinho, pode ser fácil encarar este período como algo negativo e muitas vezes relutarmos em sair de casa. No entanto, este é um momento excelente para mudar seus pensamentos sobre como passar um tempo sozinho.

Vá à sua loja favorita. Visite um museu. Tome uma xícara de chocolate quente ou café em uma pequena loja agradável. Tente incorporar coisas em sua vida que lhe permitam visualizar o ser sozinho como algo positivo.

Faça contato com pessoas de interesses semelhantes

Alguns dos pensamentos de solidão decorrem das pessoas se sentirem desconectadas de outras pessoas. Sempre procure pela “sua tribo”. Encontrar pessoas com interesses semelhantes e passar um tempo com elas pode ajudar.

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Por exemplo, eu sou Psicólogo e, portanto, participar de eventos de Psicologia com outros profissionais ajuda a estabelecer meu lugar em uma comunidade.

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Tudo o que você faz não precisa ser feito diariamente. As atividades uma vez por semana, ou uma vez por mês com outras pessoas já são um excelente ponto de partida para diminuir os sentimentos de solidão.

Também serve como um ponto de conexão para se envolver com novas pessoas.

Encontre um lugar de suporte

Envie uma mensagem para cada pessoa que tenha um nível de significado em sua vida e diga o seguinte: “Estou realizando uma brincadeira e quero que me diga duas ou três coisas que você gosta em mim”.

Depois visite qualquer loja e pegue fitas, marcadores (giz de cera / lápis) e cartolina ou cavalete. Quando estiver em casa, crie um ambiente relaxante com música, incenso, velas e a iluminação certa.

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Depois de receber as mensagens, sente-se e escreva cada uma em um papel. Faça um quadro com cada mensagem que receber. Quando terminar, pendure-os em um lugar onde você os verá com frequência.

Este exercício serve como uma importante linha de defesa contra pensamentos de solidão. Ler mensagens afirmativas de outras pessoas em um dia difícil rejuvenesce meu espírito.

Apesar disso, às vezes, sentimentos de solidão não são a coisa mais fácil de administrar. Pode ser difícil ir além desses pensamentos quando eles entram em cena.

No entanto, não é impossível.

Pode levar tempo para descobrir o que funciona melhor para você e tudo bem. Não se apresse em aprender o que se encaixa ou não. Como sempre, você vale cada minuto. Continue a encontrar maneiras de se lembrar de que não está sozinho.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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