Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Por que há pessoas que passam o natal sozinhas?

mulher decorando uma grande árvore de natal na sala de casa

A maioria de nós tem sorte e festejará com a família, amigos ou estranhos, mas tenho certeza que alguns de vocês querem passar o natal sozinhos. Provavelmente o comemorarão assistindo TV, ou aquele filme sobre o “Ano Novo”.

O Natal é uma época para liberar os sentimentos ruins do dia a dia, para relaxar, para ser feliz; é um momento de cura. Passar mais tempo com outros seres humanos com o mesmo entusiasmo que você, os mesmos bons sentimentos, te deixa ainda mais feliz, te afasta dos maus sentimentos ou pensamentos sobre coisas que aconteceram durante o ano.

Razões para passar o natal sozinho

O fato é que cada um de nós é único e tem suas próprias razões para tudo. Portanto, há vários motivos pelos quais uma pessoa quer passar o natal sozinha, como por exemplo:

  • Viajar longas distâncias em um trânsito caótico é desanimador;
  • Passar o dia em casa ou ao ar livre;
  • Dadas as nossas vidas ocupadas, desejar ter um dia tranquilo;
  • Socializar-se com a família e amigos no dia de Natal é estressante e desnecessariamente exigente do ponto de vista emocional;
  • Passar muitos dias sozinhos ao longo do ano, por isso no Natal não deveria ser diferente;
  • Dietas e intolerâncias alimentares dificultam a alimentação na casa de outras pessoas;
  • Não ser cristão e, portanto, não comemorar o dia.
Leia também:  Por que você se sente sozinha no seu relacionamento?

Dicas de como passar o natal sozinho

Contate sua rede de suporte

Mesmo que você esteja sozinho por opção, ainda é vital permanecer conectado com aqueles que cuidam de você. Mantenha contato seus entes queridos/pessoas próximas e com aqueles em quem você pode contar quando precisar de apoio emocional.

Exercite sua criatividade

Molde o seu dia em torno de coisas que farão você se sentir bem. Cozinhar, pintar e desenhar podem ser calmantes. Isso ajuda a focar a mente e proporciona um efeito calmante no cérebro e no corpo.

A criatividade ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, liberando substâncias químicas da felicidade, como a dopamina. Isso também ajuda a reconhecer seus sentimentos, bem como expressá-los de maneiras que são difíceis por palavras.

Leia também:  Caminhos para a reintegração social no pós-pandemia

Higienize o seu sono

Quer acordar de bom humor, então higienizar o seu sono é fundamental. A privação de sono aumenta o estresse, e adotar uma rotina saudável irá reduzi-lo, além de melhorar seu humor e seu funcionamento diário.

Faça contato com pessoas novas

Se você não tem muito contato com familiares, comunicar-se com novas pessoas é uma ótima maneira de conhecer outros que estão em situações semelhantes à sua e que possam oferecer dicas de apoio.

Planeje seu dia com antecedência

Planejar o dia é a chave para passar um tranquilo Natal sozinho. Planeje o que vai comer no café da manhã ou quando ligará para alguém. As rotinas são reconfortantes e nos ajudam a dar sentido ao caos da vida.

Leia também:  Dicas de como fazer novas amizades depois dos 40 anos

Se você se sente solitário e isso tem um impacto significativo no seu funcionamento diário, buscar apoio psicológico é crucial, e fornecerá uma ajuda significativa.

Palavras finais sobre passar o natal sozinho

Por mais banal que pareça, o Natal é o que você faz. Para cada indivíduo cheio de vontade de passar o dia com a família e entes queridos, há aquele que não deseja fazer “algo especial”.

Ele deveria ser uma época de descanso e de fortalecer vínculos com os conhecidos, mas muitos maus sentimentos e pensamentos vêm justamente daí, da família. Então, às vezes, queremos passar um tempo sozinhos, embora talvez não apenas no Natal.

descarte narcisista (1) fúria narcisista (1) gaslighting (5) hoovering narcisista (5) love bombing (5) macacos voadores (2) mulher narcisista (9) mulher psicopata (8) mãe narcisista (3) narcisista maligno (3) narcisista oculto (1) narcisista vulnerável (4) pais narcisistas (9) passivo-agressivo (5) redes sociais (29) relacionamento rebote (3) relacionamento tóxico (10) suprimento narcisista (2) tratamento silencioso (3) triangulação narcisista (2)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *