Por que há pessoas que passam o natal sozinhas?

mulher decorando uma grande árvore de natal na sala de casa

Categoria: Solidão

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A maioria de nós tem sorte e festejará com a família, amigos ou estranhos, mas tenho certeza que alguns de vocês querem passar o natal sozinhos. Provavelmente o comemorarão assistindo TV, ou aquele filme sobre o “Ano Novo”.

O Natal é uma época para liberar os sentimentos ruins do dia a dia, para relaxar, para ser feliz; é um momento de cura. Passar mais tempo com outros seres humanos com o mesmo entusiasmo que você, os mesmos bons sentimentos, te deixa ainda mais feliz, te afasta dos maus sentimentos ou pensamentos sobre coisas que aconteceram durante o ano.

Leia também:  Como encontrar alguém para conversar?

Razões para passar o natal sozinho

O fato é que cada um de nós é único e tem suas próprias razões para tudo. Portanto, há vários motivos pelos quais uma pessoa quer passar o natal sozinha, como por exemplo:

  • Viajar longas distâncias em um trânsito caótico é desanimador;
  • Passar o dia em casa ou ao ar livre;
  • Dadas as nossas vidas ocupadas, desejar ter um dia tranquilo;
  • Socializar-se com a família e amigos no dia de Natal é estressante e desnecessariamente exigente do ponto de vista emocional;
  • Passar muitos dias sozinhos ao longo do ano, por isso no Natal não deveria ser diferente;
  • Dietas e intolerâncias alimentares dificultam a alimentação na casa de outras pessoas;
  • Não ser cristão e, portanto, não comemorar o dia.

Dicas de como passar o natal sozinho

Contate sua rede de suporte

Mesmo que você esteja sozinho por opção, ainda é vital permanecer conectado com aqueles que cuidam de você. Mantenha contato seus entes queridos/pessoas próximas e com aqueles em quem você pode contar quando precisar de apoio emocional.

Leia também:  O que fazer quando você for excluído de um grupo?

Exercite sua criatividade

Molde o seu dia em torno de coisas que farão você se sentir bem. Cozinhar, pintar e desenhar podem ser calmantes. Isso ajuda a focar a mente e proporciona um efeito calmante no cérebro e no corpo.

A criatividade ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, liberando substâncias químicas da felicidade, como a dopamina. Isso também ajuda a reconhecer seus sentimentos, bem como expressá-los de maneiras que são difíceis por palavras.

Higienize o seu sono

Quer acordar de bom humor, então higienizar o seu sono é fundamental. A privação de sono aumenta o estresse, e adotar uma rotina saudável irá reduzi-lo, além de melhorar seu humor e seu funcionamento diário.

Faça contato com pessoas novas

Se você não tem muito contato com familiares, comunicar-se com novas pessoas é uma ótima maneira de conhecer outros que estão em situações semelhantes à sua e que possam oferecer dicas de apoio.

Planeje seu dia com antecedência

Planejar o dia é a chave para passar um tranquilo Natal sozinho. Planeje o que vai comer no café da manhã ou quando ligará para alguém. As rotinas são reconfortantes e nos ajudam a dar sentido ao caos da vida.

Leia também:  O que fazer quando você se sentir sozinho(a)?

Se você se sente solitário e isso tem um impacto significativo no seu funcionamento diário, buscar apoio psicológico é crucial, e fornecerá uma ajuda significativa.

Palavras finais sobre passar o natal sozinho

Por mais banal que pareça, o Natal é o que você faz. Para cada indivíduo cheio de vontade de passar o dia com a família e entes queridos, há aquele que não deseja fazer “algo especial”.

Publicidade

Ele deveria ser uma época de descanso e de fortalecer vínculos com os conhecidos, mas muitos maus sentimentos e pensamentos vêm justamente daí, da família. Então, às vezes, queremos passar um tempo sozinhos, embora talvez não apenas no Natal.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *