Os principais sinais do fim do casamento

Caderno com uma pessoa anotando várias opções

Categoria: Divórcio

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Os primeiros sinais do fim do casamento, e de que ele precisa de mais atenção são:

  • Apatia e;
  • Desprezo.

Então, se você e seu cônjuge não tiverem as habilidades necessárias para a resolução de conflitos, o casamento estará em risco.

Leia também:  A pessoa que termina um relacionamento também precisa de apoio

Casamentos não terminam da noite para o dia, sendo que precisa haver um somatório de situações até que um divórcio ocorra. Mas, felizmente é possível predizer com até 91% de precisão se um divórcio vai acontecer.

Aqui estão os maiores sinais do fim do casamento:

Conversas conflituosas

Conversas ou conflitos permeadas por sarcasmo, acusações, críticas ou comentários depreciativos são os principais preditores de um futuro divórcio. Eles obstruem a comunicação.

Redistribuição de recursos

Os recursos de um relacionamento íntimo incluem finanças, tempo, afeto, disponibilidade e juros. Agora, outros interesses consomem os recursos que antes estavam direcionados para o casamento.

Opressão com negatividades

Você e/ou seu cônjuge oprimem-se mutuamente com a negatividade, causando uma parada emocional e um distanciamento do relacionamento.

Desinteresse pela vida sexual

Quando um casal não faz sexo há muito tempo, geralmente é um indicador confiável de que o desligamento emocional está avançando constantemente.

Sobrecargas emocionais

Quando estamos sobrecarregados, alterações fisiológicas ocorrem e provocam uma resposta de luta ou fuga, resultando em afastamento e/ou obstrução do outro.

Leia também:  Terapia pós-separação: seguindo em frente após o divórcio

Falta de disposição para resolver o conflito

Se o conflito não for resolvido, a probabilidade de divórcio aumenta. A resolução de conflitos é fundamental para manter um relacionamento saudável.

Distorções na história do casamento

Casais que permanecem olhando para o relacionamento por uma perspectiva negativa acabam reescrevendo a história de forma distorcida. Essa perspectiva negativa extrema afeta a percepção histórica, presente e futura do casamento e contribui para o divórcio.

Desvio da atenção para coisas fora do casamento

Alguns cônjuges se dedicam mais a carreira trabalhando até tarde todas as noites, de modo que o tempo com o outro seja minimizado. E como a satisfação emocional é buscada exclusivamente fora do casamento, a probabilidade de uma traição aumenta.

Preparação para uma vida de solteiro

É típico dos cônjuge que estão ensaiando um divórcio começarem ficar em forma perdendo peso, cuidando do cabelo, do guarda-roupa e outras coisas para melhorar a aparência.

Publicidade

Palavras finais sobre os sinais do fim do casamento

Esses sinais, ou pelo menos a maioria deles, estão presentes em quase todos os divórcios que já mediei. Se você os está vivenciando, no mínimo é hora de uma conversa longa e honesta com seu cônjuge.

Leia também:  O que é a Síndrome da Alienação Parental?

Se o fim do casamento for inevitável, então quanto mais cedo vocês dois enfrentarem o problema e planejarem uma separação amigável, melhores serão suas chances de conseguir um divórcio bom e não destrutivo.

Não deixe as coisas se acumularem ao ponto de terem de se divorciar! Para resolver todos esses problemas, sugiro iniciarem uma terapia de casal o quanto antes.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *