Dicas de como fazer novas amizades depois dos 40 anos

Várias mulheres rindo

Categoria: Solidão

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Encontrar e fazer novas amizades depois dos 40 anos pode ser um desafio. Quando se é jovem isso é relativamente fácil com os grupos escolares e universitários, que oferecem várias oportunidades.

A solidão tem um impacto negativo na sua saúde mental. Embora seja difícil para alguns se expor, fazer novos amigos é uma excelente forma de autocuidado.

Se você quiser fazer novas amizades depois dos 40, tente usar seu círculo social atual enquanto participa de encontros pessoais que giram em torno de seus interesses.

Publicidade

Por que é difícil fazer novas amizades depois dos 40 anos?

A amizade é importante para nossa saúde mental e física, e se torna cada vez mais importante à medida que envelhecemos.

Leia também:  A importância de se ter um tempo sozinho para a saúde mental

Então, por que é tão difícil conhecer novos amigos e namorar aos 40 anos? Alguns fatores podem estar em jogo.

Menos oportunidades

Quando somos mais jovens, é relativamente fácil fazer novos amigos na escola e na faculdade. Quando somos mais velhos, é menos provável que estejamos em espaços onde conhecemos muitas pessoas novas e passamos tempo com elas todos os dias. A pandemia tornou mais difícil socializar pessoalmente, especialmente no trabalho (o único lugar onde muitas pessoas na faixa dos 40 anos conhecem outras);

Falta de tempo

Quando estamos com 40 anos ou mais, há pouco tempo para conhecer outras pessoas. Nós temos muitas responsabilidades, como trabalhar, criar filhos ou passar tempo com parceiros e familiares. Mesmo que você ainda tenha energia para conhecer novas pessoas, outras pessoas da sua idade podem não ter;

Experiências anteriores

Se você teve relacionamentos que azedaram, sejam platônicos ou românticos, pode sentir-se ansioso em fazer novas amizades. Contudo, você não está sozinho. Seus companheiros de idade também podem estar cautelosos.

Dicas para encontrar e fazer novas amizades

Existem algumas maneiras de se conectar com novas pessoas e desenvolver relacionamentos saudáveis.

Antigos amigos

Suas antigas amizades vão ajudá-lo. Os amigos de seus amigos podem se tornar seus novos amigos. Considere dizer à eles que você deseja expandir seu círculo social. Eles vão apresentá-lo a novas pessoas que consideram agradáveis.

Festas do tipo “Traga um amigo”

Embora seja ótimo passar um tempo sozinho com seus amigos, participe de festas, churrascos ou jantares onde novas pessoas estarão presentes. Se você estiver com vontade de dar uma festa, incentive seus amigos a trazer mais um (ou mais dois). Deixe claro para os festeiros que o objetivo é que todos façam novas amizades.

Leia também:  Como lidar com a solidão e melhorar sua saúde mental?

Viajar

Isso vai lhe trazer a oportunidade de conhecer novas pessoas. Cruzeiros e viagens em grupo ao exterior podem ser uma ótima maneira de fazer novos amigos. Passeios de um dia e passeios a pé em cidades próximas também podem ser maravilhosos.

Fazer aulas

Se você sempre quis aprender algo novo, fazer um curso é uma ótima oportunidade para aprimorar suas habilidades enquanto faz amigos. Seja uma aula de ginástica, aula de dança ou aula de cerâmica, certamente conhecerá alguém com algum interesse em comum.

Participar de grupos de interesse e hobby

Assim como as aulas, os grupos de hobby são uma excelente oportunidade de se conectar com pessoas que têm interesses semelhantes. Participar de um grupo de hobby pode ser uma maneira divertida de nutrir seus interesses enquanto conhece outras pessoas.

Visitar espaços comunitários

Simplesmente passar o tempo em espaços comunitários, como bibliotecas ou museus, levará você a fazer novas amizades. Algo será particularmente agradável, por exemplo, passar um tempo no planetário local ou observar pássaros no parque. Tente estar aberto para conhecer novas pessoas lá.

Leia também:  Como encontrar alguém para conversar?

Participar de eventos locais

Eventos como festas para a comunidade local oferecem a oportunidade perfeita para se conectar com seus vizinhos e passar mais tempo com pessoas que moram nas proximidades. Você pode encontrar esses tipos de eventos em seu jornal local ou no Facebook.

Voluntariado

O voluntariado é uma ótima maneira de retribuir e se conectar com novas pessoas. Considere escolher uma causa que seja próxima ao seu coração e onde você provavelmente conhecerá pessoas que tenham valores semelhantes. O voluntariado regular melhora o funcionamento do cérebro e a satisfação com a vida à medida que envelhecemos.

Experimentar aplicativos e fóruns online

Aplicativos como Tinder são uma ótima maneira de conhecer pessoas de todas as idades. Você também pode conhecer novos amigos através de fóruns de interesse. Os servidores do Discord e os fóruns online são ótimos lugares para se conectar com pessoas ao redor do mundo e que tem interesses semelhantes aos seus.

Palavras finais

Se você está achando difícil fazer novas amizades depois dos 40 anos, não perca a esperança!

Embora possa ser um desafio, existem várias oportunidades para conhecer pessoas que compartilham os valores e interesses que você.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *