É normal ficar ansioso ao ir pela primeira vez no Psicólogo?

Uma mulher sentada à frente de uma Psicóloga que faz anotações em um caderno

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

É perfeitamente normal, e até esperado, ficar ansioso ao ir pela primeira vez no Psicólogo. Porém, um bom profissional te deixará à vontade para que, mesmo que seja difícil contar sua história, você se sinta melhor e mais esperançoso por tê-la contado.

Muitas pessoas não sabem exatamente o que esperar da primeira vez no Psicólogo e sentem alguma ambivalência ou apreensão em iniciar o processo de terapia.

Esta ansiedade é compreensível porque partilham e exploram coisas que são extremamente pessoais e importantes, e isto desencadeia sentimentos de vulnerabilidade ou opressão.

As coisas sobre as quais você falará ao ir pela primeira vez no Psicólogo não são legais, pelo menos não para você. São coisas que te deixam triste, deprimido, com raiva, com medo ou ansioso. Frequentemente, são coisas que você tem vergonha de admitir para si mesmo, pior ainda ter de contar a outra pessoa.

Leia também:  Relacionamento abusivo: como a terapia online pode ajudar?

Resistência em admitir que precisa de ajuda

Isso é geralmente mais comum para os homens. A maioria de nós quer resolver os próprios problemas sem envolver outras pessoas. Mas, quando não podemos fazê-lo sozinho, nos sentimos impotentes ou incapazes.

Medo de ser julgado como louco

O Psicólogo está lá para ajudá-lo, não para julgá-lo. Lembre-se de que, para todos nós, nossos medos do que os outros pensam de nós costumam ser uma projeção de nossa própria crítica interior. Em outras palavras, são suas próprias crenças negativas sobre você que você imagina que o Psicólogo irá pensar.

Desconforto em falar dos problemas

Você não precisa compartilhar todos os seus segredos internos ao ir pela primeira vez no Psicólogo, e nem deveria. A fase inicial da terapia trata da construção de uma aliança terapêutica de confiança. Compartilhe coisas em um ritmo que seja confortável para você.

A aliança terapêutica é a base do tratamento e muitos Psicólogos oferecem uma miniconsulta gratuita online. Este é um bom momento para perguntar-lhes sobre sua abordagem ou áreas de especialização. Sinta-se à vontade para fazer qualquer pergunta.

Publicidade

Preocupação com o sigilo

Esta é uma preocupação válida, especialmente para pacientes mais jovens. No entanto, o Código de Ética do Profissional Psicólogo determina quando, a quem e o que os Psicólogos podem e não podem divulgar. Suas conversas são confidenciais e apenas os tópicos com os quais você se sente confortável serão discutidos.

Na maioria das vezes, o consultório de um Psicólogo é configurado para ser semelhante a uma sala de estar, com sofás e cadeiras confortáveis. Ele também tem alguma papelada para você preencher, muito parecida com a de uma consulta médica.

Leia também:  Enfrentando o medo de ser julgado pelo Psicólogo

Preencher documentos

Essa documentação é usada para informações demográficas, de planos de saúde, incluirá uma declaração de entendimento que analisa os limites de confidencialidade, preços e talvez um liberação para falar com outros profissionais de tratamento, como um psiquiatra.

Falar sobre seu problema

O Psicólogo irá te questionar sobre seu problema atual, que é o motivo pelo qual você está indo pela primeira vez no Psicólogo. Ele também fará uma série de perguntas sobre seus sintomas e sua história psicossocial (história emocional, familiar e de relacionamento).

Elaborar um plano de tratamento

O Psicólogo provavelmente resumirá suas primeiras impressões sobre seus problemas atuais e delineará um plano geral de tratamento (por exemplo, terapia semanal e /ou encaminhamentos para outros recursos, como grupos de apoio, etc.)

Leia também:  A Psicologia por trás das faltas na sessão de terapia

Esclarecimentos adicionais

Você precisa se sentir à vontade para fazer qualquer pergunta ou declarar especificamente o que procura na terapia. Isso ajudará você e seu Psicólogo a estabelecerem a melhor relação de trabalho.

Não é apenas normal, mas esperado que você fique ansioso. Na verdade, se você não estiver nem um pouco ansioso, é porque provavelmente está negando ou evitando seus sentimentos!

A boa notícia é que não há nada que você não possa falar ao ir pela primeira vez no Psicólogo. Portanto, se você se sente muito ansioso com isso, converse com o profissional sobre essa ansiedade e ele o ajudará a descobrir algumas das preocupações e medos subjacentes à ela.

Discutir essas preocupações, e quaisquer outras que possam aparecer dará a oportunidade de aprender mais sobre como ela funciona, o histórico e a abordagem de trabalho do seu Psicólogo.

Obter uma compreensão do que esperar ajudará a reduzir sua ansiedade. Além disso, também é uma maneira segura e não ameaçadora de começar a construir um forte relacionamento terapêutico, permitindo que você resolva os seus problemas.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *