Razões pela qual sua terapia não está funcionando

Mulher de blusa preta listrada com branco, usando óculos, batom e fazendo sinal de negativo com ambas as mãos.

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Você está frustrado com suas sessões semanais e pensando em abandonar a terapia? Talvez você tenha amigos que se gabam do Psicólogo e se gabam do progresso que estão fazendo. Você se pergunta por que não compartilha do entusiasmo deles?

Entenda quais as principais razões para a terapia não estar funcionando para você.

Quando a terapia não está funcionando

Vamos considerar algumas razões possíveis pelas quais a terapia está falhando:

Publicidade
  1. Você está com um mau Psicólogo: Assim como há maus encanadores ou professores, há Psicólogos ineficazes, medíocres, talentosos e extraordinários. Um Psicólogo esgotado, inexperiente ou mal treinado provavelmente não será muito dinâmico ou mesmo útil. Se o seu Psicólogo parece entediado, desinteressado ou não está desafiando você o suficiente, converse com ele sobre isso. Se nada mudar, encerre a terapia e procure outro;
  2. Terapia não serve par você: a terapia não serve para todos. Se você não se sente seguro, confortável ou não compreendido pelo seu Psicólogo, é provável que esteja trabalhando com o profissional de saúde mental errado. Você pode experimentar um Psiquiatra ou outros tipos de terapia;
  3. Um transtorno de humor grave: Se você está sofrendo de ansiedade extrema ou depressão avassaladora, a terapia por si só pode não ser suficiente, principalmente se você tiver uma longa história familiar de transtornos de humor. Pode ser hora de considerar a adição de medicamentos ao seu tratamento;
  4. Desmotivação: se você está participando das sessões, mas não está de coração, provavelmente não verá muito progresso. Esperar que seu Psicólogo o cure sem se esforçar não vai produzir resultados sustentáveis;
  5. Maus hábitos de autocuidado: Se você não faz exercícios, sua dieta é ruim, você não tem saídas criativas, se engaja em relacionamentos prejudiciais ou usa drogas ou álcool, essas escolhas podem prejudicar os benefícios da terapia.
Leia também:  Como identificar os sinais de contratransferência na terapia?

O que fazer se a terapia não estiver ajudando?

Antes de despedir seu Psicólogo ou abandonar totalmente o tratamento, reserve um momento para identificar o que deu errado e considere as seguintes opções:

  1. Seja seletivo: Muitas vezes, as pessoas vão com o primeiro Psicólogo que encontram. Eles correm para a terapia sem considerar os Psicólogos reais que estão contratando. Sem pressa; entreviste pelo menos três terapeutas antes de decidir. Traga uma lista de perguntas para sua primeira sessão. Confie na sua intuição. Se o terapeuta transmitir confiança e inspiração, é um ótimo começo.
  2. Experimente diferentes tipos de terapia: Existem mais tipos de terapia hoje do que nunca, como a arte ou a dança. Você pode se beneficiar de um tratamento mais envolvente e estimulante do que a terapia dialógica tradicional;
  3. Considere a terapia de grupo: quando se trata de ansiedade social, problemas crônicos de relacionamento ou tendências de auto-isolamento, você não consegue vencer o poder da terapia de grupo. Juntar-se a um grupo de indivíduos comprometidos com o crescimento uns dos outros é uma experiência incrivelmente curativa.
  4. Eduque-se sobre as diferentes escolas de terapia: Certas formas de terapia têm como alvo sintomas específicos e são mais eficazes. Por exemplo, se você está lutando contra sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo ou fobias, estudos têm mostrado que as terapias de modificação de comportamento são sua melhor escolha;
  5. Explore outras intervenções: Se a terapia não estiver funcionando, considere outras intervenções, como trabalhar com um nutricionista, coach ou consultar um psiquiatra. Continue tentando até experimentar a descoberta pessoal que deseja.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

2 comentários em “Razões pela qual sua terapia não está funcionando”

  1. Como paciente em terapia a mais de 10 anos, posso dizer que o seu conteúdo é bastante informativo, principalmente para quem está iniciando terapia. Vou fazer questão de compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *