Como posso encontrar um bom Psicólogo perto de mim?

Homem com um óculos com armação azul, com um terno listrado em preto e branco, segurando uma lupa com ambas as mão

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Decidir procurar terapia pode ser assustador e estressante no início, então dar o primeiro passo é uma atitude louvável. Siga em frente!

No entanto, depois de inserir o termo de pesquisa em seu navegador e receber os resultados de “Psicólogo perto de mim”, você provavelmente será inundado com uma quantidade esmagadora de dados e opções de Psicólogos.

Então você vai se perguntar quais resultados são úteis e quais não são? Como é possível encontrar o Psicólogo perfeito se não sabe bem o que está procurando?

Buscar terapia deve ser o mais livre de estresse possível, então darei algumas dicas e você encontrará um ótimo Psicólogo. Mais importante ainda, você terá um caminho mais claro em direção ao bem-estar emocional.

Entendendo os resultados da sua pesquisa

Depois de pesquisar “Psicólogo perto de mim” você provavelmente descobrirá que, em vez de obter nomes reais e sites de Psicólogos, irá obter uma lista de sites clínicas de psicologia, artigos e outros serviços sobre terapia.

A razão para isso é que a maioria dos Psicólogos não tem seus próprios sites. Ou, se o fizerem, não terão uma classificação alta o suficiente nos resultados de pesquisa para serem facilmente encontrados.

Mas isso não significa que os resultados da sua pesquisa “Psicólogo perto de mim” não sejam úteis. Você só precisa saber em quais sites clicar e como avaliar as informações que está vendo.

Provavelmente você procura um profissional que atenda em consultório particular perto de casa ou do trabalho, para que possa marcar uma consulta com facilidade. Veja onde você pode localizar alguns desses Psicólogos:

Leia também:  Por que alguém passa a te ignorar repentinamente?

Plano de saúde

Se seu plano de saúde cobre psicologia, você pode obter uma lista deles ou acessar uma lista online. Suas escolhas podem ser limitadas, mas nunca é demais ligar para os Psicólogos listados e perguntar sobre a disponibilidade.

Publicidade

Você também pode “examiná-los” de antemão, fazendo uma busca na internet para ver se eles têm um site próprio;

Terapia online

Se você pesquisar “Psicólogos perto de mim”, provavelmente será direcionado a sites de terapia online. A terapia online permite que você seja atendido diretamente a partir da sua casa! A terapia geralmente é feita por meio de mensagens de texto online, mensagens de vídeo ou sessões de vídeo ao vivo.

A popularidade da terapia online está crescendo rapidamente porque se adapta facilmente às nossas vidas e tem se mostrado tão eficaz quanto a terapia presencial;

Recomendações

Outra ótima maneira de encontrar um bom Psicólogo é obter uma recomendação. Isso pode ser um pouco complicado se você contar com uma recomendação da família ou dos amigos.

Afinal, você pode não querer compartilhar o mesmo Psicólogo com alguém próximo a você, e seus entes queridos podem não ter as mesmas necessidades de saúde mental que você.

No entanto, se há alguém em sua vida em quem você confia para lhe dar conselhos, perguntar a eles sobre seu Psicólogo atual ou anterior não é um mau lugar para começar.

Seja específico na especialidade que necessita

Depois de ter uma lista de possíveis Psicólogos próximos para escolher, é hora de restringir sua pesquisa e selecionar alguém com quem você possa trabalhar. Com sorte, por um longo período!

Se você estiver fazendo uma pesquisa na Internet por “Psicólogo perto de mim”, pode considerar tornar sua pesquisa mais específica, adicionando algumas palavras-chave que descrevam com mais precisão o tipo de especialidade que você está procurando.

Por exemplo, se você está lutando contra a ansiedade e a depressão , pode pesquisar “Psicólogos de ansiedade/depressão perto de mim”. Se você já tem um diagnóstico psicológico, pode adicionar essa palavra-chave à sua pesquisa.

Se você está procurando alguém que atue em uma determinada modalidade, pode adicionar esse termo de pesquisa (“terapeuta cognitivo-comportamental”, por exemplo).

Leia também:  As 5 maiores diferenças entre um coach e um Psicólogo

Você também pode tomar nota de quaisquer especialidades que um Psicólogo lista em seu site. Muitos dirão a você quais são suas especialidades e abrangência, e isso também pode ajudá-lo a restringir sua pesquisa.

“Experimentando” o Psicólogo selecionado

Depois de concentrar sua pesquisa, você provavelmente terá alguns candidatos para “conhecer”, seja presencialmente ou online. Claro, primeiro você precisa ter certeza de que esses Psicólogos têm horário disponível e adequados para atendê-lo.

Você também precisa saber se eles aceitam o seu plano de saúde ou oferecem planos de pagamento que se encaixam no seu orçamento.

Isso pode exigir um telefonema para o Psicólogo, o que pode ser intimidante. Mas um telefonema rápido como esse é na verdade uma boa maneira de ver como você se sente com um profissional específico.

No caso de uma consulta psicológica online, o tempo entre a decisão de procurar terapia e ser atendido por potenciais Psicólogos pode ser muito reduzido, para uma questão de minutos às vezes. Isso pode ser benéfico se você tiver uma agenda lotada e a opção de falar por texto ou vídeo, o que for mais conveniente para você, está a apenas um clique de distância.

Pode ser estressante a sua primeira consulta com um Psicólogo, mas lembre-se de que a maioria das pessoas que experimenta a terapia fica nervosa na primeira vez.

A terapia traz à tona muitas emoções, e é natural se sentir especialmente vulnerável quando você está se abrindo dessa maneira, especialmente se esta for a sua primeira vez.

Como será suas primeiras sessões?

Lembre-se de que as primeiras sessões com um novo Psicólogos são um momento para você “sentir as coisas”. Seu instinto sobre um determinado Psicólogo pode ser muito poderoso.

Você não quer se apressar em fazer um julgamento se não concordar imediatamente com seu Psicólogo (às vezes, sentimentos difíceis são um sinal de que a terapia está funcionando, na verdade).

Leia também:  Como falar sobre sua saúde mental com o seu chefe?

Ao mesmo tempo, você também não quer manter uma relação paciente-Psicólogo que não seja certa para você. Existe um Psicólogo adequado para todos. Se você descobrir que suas primeiras tentativas não são o que você esperava, não desista.

Às vezes, pode ser preciso fazer várias tentativas antes de encontrar o terapeuta perfeito. Mas a boa notícia é que a maioria das pessoas que inicia a terapia começa a se sentir melhor depois de apenas três semanas.

Se aprofundando nas sessões de terapia

Ufa! Você finalmente encontrou um Psicólogo perto de você ou online com quem se sente confortável e que pode fazer suas sessões regularmente. Parabéns!

Realmente valeu a pena ter um pouco de paciência e fazer uma pesquisa cuidados, não foi?

Contudo, se você ainda não encontrou um Psicólogo, ou aquele com que você estava trabalhando não parece uma boa opção, não se desespere. Encontrar um Psicólogo perto de você pode parecer assustador no início, mas existem muitos recursos para ajudá-lo.

Lembre-se: reservar um tempo para uma pesquisa refinada é um gesto maravilhoso de autocuidado que terá uma grande recompensa antes que você perceba. As pessoas até relatam que se sentem melhor apenas por terem marcado uma consulta, seja ela presencial ou online.

Lembre-se também de que você tem escolhas. Você pode descobrir que não há Psicólogos perto de você que sejam exatamente o que você está procurando. Muitos Psicólogos hoje em dia oferecem serviços de terapia online, então isso é algo a se considerar.

Sua saúde mental e bem-estar valem a pena. No final das contas, procurar um “Psicólogo perto de mim” não deve ser um estresse adicional. Continue procurando até encontrar alguém que se adapte às suas necessidades e se encaixe na sua vida.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *