Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Descarte narcisista » O que é descarte narcisista?

O que é descarte narcisista?

O que é descarte narcisista?

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


O descarte narcisista refere-se a um padrão de comportamento exibido por indivíduos com Transtorno de personalidade narcisista que terminam abruptamente um relacionamento, ou descartam alguém que já foi uma fonte de suprimento narcisista.

Ele geralmente não é um processo pacífico ou gentil, mas repentino e inesperado, deixando o parceiro arrasado e abandonado.

Embora o narcisista tenha terminado com você, ele sempre precisa garantir que sairá como o “vencedor”.

Sendo assim, ele te culpará por todos os problemas, responsabilizando-o pelo próprio comportamento e pelo rompimento do relacionamento.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Em outros casos, o narcisista cortará todo contato, ignorará as tentativas de comunicação da outra pessoa ou passará para uma nova fonte de suprimento narcisista.

Tudo isso sem levar em conta o impacto emocional causado.

Em geral, as suas táticas abusivas e manipuladoras aumentam durante a fase de descarte.

Ele pode induzi-lo a acreditar que você é o problema e negar qualquer responsabilidade, enfrentar acusações, abusos verbais e ameaças, ou ele te tratará como se não significasse nada.

Frequentemente, ele tentará arrancar de você o máximo que puder (por exemplo, seu dinheiro, pertences e até mesmo sua sanidade) antes de partir.

A fase de descarte narcisista é sempre catastrófica, fazendo você perceber que esteve em um relacionamento abusivo o tempo todo.

Nos relacionamentos

Compreender o descarte narcisista e aprender como enfrentá-lo é fundamental para lidar com as consequências dessa experiência traumática. Estas são as etapas:

Apreciação

Os relacionamentos narcisistas geralmente começam em um tom fervoroso. A pessoa parecerá especial e fará você se sentir único.

Seja romântico, profissional ou outro, o relacionamento avançará rapidamente.

Depreciação

Eventualmente, a pessoa com tendências narcisistas começará a desmontá-lo e a encontrar defeitos em você.

Ele colocará você contra os outros, dizendo por que outra pessoa é melhor; enquanto isso, te elogiará para fazer outra pessoa se sentir pequena.

Ele também vai distorcer seu senso de realidade e te culpar pela angústia que isso lhe causa.

Repetição

Você se sentirá confuso, ansioso, deprimido e lutando para ser bom o suficiente.

Se você tentar se afastar, o narcisista reagirá com mágoa e raiva, e então o ciclo de apreciação e depreciação começará novamente;

Descarte

Ele te usará para ganho pessoal, e quando você não for mais útil, irá te descartar.

Razões

Os narcisistas podem descartar alguém por vários motivos, mas que geralmente estão enraizados em sua natureza egocêntrica e manipuladora.

Mesmo que inicialmente o relacionamento pareça afetuoso, comprometido e amoroso, as pessoas com tendências narcisistas são indivíduos complexos, e as razões para seu comportamento nem sempre são claras ou coerentes.

É importante lembrar que as razões pelas quais um narcisista descarta alguém estão enraizadas na sua própria percepção distorcida de si mesmo e dos outros.

Não é um reflexo do seu valor como indivíduo.

Aqui estão alguns motivos comuns pelos quais um narcisista pode descartá-lo:

Perda de atenção e controle

Os narcisistas exigem atenção, admiração e validação constantes dos outros, o que é conhecido como suprimento narcisista, para manter sua autoimagem inflada.

É quase impossível fornecer a um narcisista o nível de suprimento que ele necessita; portanto, quando ele inevitavelmente sentir que você não está dando o suficiente, irá descartá-lo.

Além disso, se eles sentirem que estão perdendo o controle sobre você (por exemplo, se você estabelecer limites), eles também irão descartá-lo como resposta.

O ego dita que todos devem se submeter ao narcisista, portanto, defender-se não é algo bem-vindo para.

Lesão narcisista

Quando o grandioso senso de identidade e superioridade de um narcisista é desafiado, ele sofre uma lesão narcisista.

Os narcisistas têm uma autoestima frágil e um medo profundo de serem expostos ou criticados, por isso, desafiar sua superioridade, questionar as suas ações ou afirmar a sua independência ameaça o seu ego.

Eles ficam extremamente furiosos ao serem questionados ou criticados, e o descarte narcisista é usado como punição ou como um meio de proteger sua frágil autoimagem.

Os narcisistas tendem a ver as coisas como boas ou ruins, sem meio-termo. Então, se eles não gostarem de algo que você fez, você se tornará inútil.

Tédio

Os narcisistas anseiam por novidades e comportamentos que buscam excitação em suas vidas.

Se ficarem entediados ou sentirem que o relacionamento não oferece mais o nível de estímulo desejado de antes, irão descartá-lo em busca de novas experiências ou de novas pessoas que proporcionem essa novidade.

Impactos na sua saúde mental

Pessoas narcisistas tornam você emocionalmente dependente delas e definem sua personalidade, em vez de permitir que, você se defina.

Portanto, ser descartado por uma personalidade narcisista é traumatizante, uma vez que se perde a pessoa que define sua identidade e valor.

Além disso, os narcisistas tornam os outros dependentes delas também financeira ou profissionalmente, de modo que você também sofra perdas financeiras ou reveses profissionais.

Impactos no próprio narcisista

Os narcisistas normalmente não abrem mão de sua fonte de atenção e admiração, a menos que consigam uma nova.

Se eles perderem algo importante ao descartarem você, certamente sentirão a perda e voltarão.

No entanto, ainda assim, não querem perder o controle. Eles não vão permitir que siga em frente, ou irão querer usá-lo para manipular outras pessoas.

Lidando com ele

Ser descartado por alguém que você amava e com quem planejava um futuro é doloroso, principalmente quando feito de forma abusiva e/ou indiferente.

Aqui estão algumas estratégias que irão ajudá-lo a lidar com o descarte narcisista:

Aceite os fatos

É essencial reconhecer e validar suas emoções e a realidade da situação.

Aceite que o descarte ocorreu e reconheça que não é culpa sua. Este é um primeiro passo essencial para avançar e curar.

Permita-se sentir magoado, confuso e traído. Tentar suprimir ou evitar essas emoções só tornará as coisas mais difíceis. Dê a si mesmo permissão para lamentar a perda do relacionamento.

Eduque-se

Aprender sobre o Transtorno de personalidade narcisista e a dinâmica dos relacionamentos narcisistas vai ajudá-lo a obter clareza e compreensão.

Isso validará suas experiências e fornecerá informações sobre o comportamento do narcisista, reduzindo a autoculpa e facilitando o processo de cura.

Não tente salvar o relacionamento

Resista ao impulso de salvar o narcisista ou de consertar o relacionamento.

Concentre-se na sua própria cura e recuperação, em vez de tentar mudar alguém que pode não estar disposto ou não ser capaz de mudar.

Procure apoio

Entre em contato com amigos de confiança, familiares ou um grupo de apoio que ofereçam empatia, compreensão e ouvidos atentos.

Eles ajudarão a ver claramente e a refutar qualquer uma das coisas abusivas e manipuladoras das quais o narcisista esteja tentado convencê-lo (por exemplo, que você é uma “pessoa má” ou que “tudo é culpa sua”).

Além disso, compartilhar sua experiência com outras pessoas que passaram por situações semelhantes é reconfortante e validador.

Veja o descarte como uma benção disfarçada

Embora você tenha sentimentos fortes por seu parceiro, os narcisistas são indivíduos tóxicos que irão lentamente diminuir sua confiança e sanidade.

Você estará melhor sem eles, embora isso possa levar algum tempo para perceber e aceitar.

Estabeleça limites

Estabeleça limites firmes para se proteger de mais danos ou manipulação.

Isso inclui limitar ou cortar o contato com o narcisista, bloqueá-lo nas redes sociais ou procurar ajuda jurídica, se necessário.

Não permita que ele volte à sua vida, a menos que queira repetir esse padrão doloroso novamente. Se ele entrar em contato com você novamente e lhe disser o quanto se importa ou mudou, lembre-se de que ele acabará te descartando novamente.

Coloque o seu bem-estar em primeiro lugar e elimine o narcisista da sua vida.

Faça terapia

Encontre um Psicólogo para ajudá-lo a processar suas emoções, desenvolver estratégias de enfrentamento e seguir em frente com sua vida de forma mais positiva e saudável.

Autocuidado

Priorize o autocuidado e o amor próprio durante este momento desafiador.

Participe de atividades que lhe proporcionem alegria e relaxamento, tanto física quanto emocionalmente, como exercícios, alimentação adequada e descanso suficiente.

Pratique a autocompaixão e seja paciente consigo mesmo enquanto se cura.

O que acontece quando você descarta primeiro?

O narcisista, por definição, tem necessidade de controlar as pessoas, o que significa que romper antes que esteja pronto certamente será problemático.

Descartá-lo primeiro é um grande golpe para sua autoestima, e para neutralizar essa perda de prestígio, ele fará tudo o que puder para desvalorizá-lo. Isso pode aparecer na forma de:

  • Vangloriar-se de um novo relacionamento e de como está a vida dele, com a intenção de mostrar o quão pouco você significava. Contudo, isso também é comum quando é o narcisista quem descarta primeiro;
  • Gaslighting, que é onde o narcisista distorce a situação para se vitimizar e fazer você ficar confuso sobre o que é real e o que não é;
  • Ameaças e insultos que farão a vítima sofrer muito. Muitas vítimas têm medo de perder amigos e familiares quando o narcisista afirma que pode se voltar contra eles;
  • Retransmitir mensagens por meio de amigos. Embora isso pareça inócuo, essa comunicação indireta faz com que a vítima sinta que todos ao seu redor estão repetindo as palavras do agressor;

Deixar um narcisista nunca é fácil, mas, no longo prazo, provavelmente é o melhor.

O narcisista acabará por deixá-lo em paz enquanto passa para a próxima vítima, que lhe proporcionará uma nova fonte de suprimento para aumentar o ego.

Perguntas frequentes

O que acontece quando um narcisista descarta você?

Você pode se sentir chateado, usado, triste ou rejeitado.

Como os narcisistas são manipuladores e tiram vantagem dos outros para ganho pessoal, ser descartados também resultará em perdas financeiras ou profissionais.

Os narcisistas voltam após um descarte?

Eles voltam se for para manter o controle. Principalmente na primeira vez que isso acontece, um descarte temporário costuma funcionar como uma tática para desvalorizá-lo e demonstrar que eles não precisam de você.

O descarte só é definitivo depois que um narcisista acredita que não tem mais nada a ganhar com o relacionamento.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

O narcisista pensa em você após o descarte?

Os narcisistas ainda pensarão em você depois de descartá-lo, mas provavelmente não de uma forma positiva. Eles dirão às pessoas o quão “louco” ou “abusivo” você era.

Palavras finais

Estar em um relacionamento, seja romântico, profissional ou outro, com um narcisista fará com que você subverta sua realidade e suas necessidades.

Sofrer um descarte narcisista é traumático porque você perde a pessoa que define sua identidade e valor próprio.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *