Pensar positivo é suficiente para atrair coisas boas?

Uma mulher de costas, com os braços esticados e fazendo gesto de positivo com ambas as mãos

Categoria: Autoestima

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Os pensamentos positivos são um método de autoajuda para construir autoconfiança e atrair coisas boas para a vida. Eles são declarações simples, que mudam uma mentalidade de negatividade e autocrítica para positividade e foco nos pontos fortes.

Esses pensamentos encorajam e motivam o desenvolvimento de habilidades, o aprendizado de coisas novas e a viver uma vida mais saudável.

Eles também ajudam a superar dúvidas, medo, autossabotagem e ajudam a ver o lado positivo da vida.

Mas, apenas pensar positivo é suficiente para atrair coisas boa? Embora possam, apenas pensar positivo não fará as coisas acontecerem magicamente.

A real mudança envolve, além de mudar a mentalidade, o trabalhar para se atingir metas.

O que são os pensamentos positivos?

Pensamentos positivos são declarações que você repete como contraponto aos pensamentos negativos, inúteis e/ou intrusivos.

Essas declarações o fortalecem e o ajudam a se reconectar com outras qualidades positivas, ao mesmo tempo em que oferecem incentivo e motivação.

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Elas ajudam a se concentrar e melhorar os valores pessoais, bem como superar um diálogo interno negativo e ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua vida.

Exemplos de pensamentos positivos

Falar gentil e positivamente consigo mesmo faz a diferença na vida. Alguns exemplos pensamentos positivos incluem:

  • Eu sou forte o suficiente para superar essa dificuldade;
  • Eu tenho as habilidades para lidar com esta situação difícil;
  • Estou aceitando meus sentimentos desconfortáveis;
  • Eu acredito em mim e posso alcançar meus objetivos;
  • Estou confiante e pronto para começar o dia;
  • Estou aprendendo mais a cada dia, encarando os contratempos como oportunidades de crescimento;
  • Eu confio em mim e sigo meus instintos;
  • Estou me tornando uma versão melhor de mim a cada dia;
  • Eu escolho positividade, mesmo quando pensamentos negativos tentam surgir;
  • Eu mereço amor e respeito.;
  • Sou valioso e contribuo para o mundo ao meu redor;
  • Eu sou poderoso e capaz de sucesso;
  • Eu tenho tudo que preciso agora.

Os pensamentos positivos são eficazes?

Os pensamentos positivos ativam o sistema de recompensa do cérebro e influenciam como experimentamos a dor emocional. Quando o sistema de recompensa é acionado, ele alivia parte do estresse.

Eles, além de ajudar no autoaperfeiçoamento e na superação de dificuldades, também são eficazes para substituir a negatividade e a ansiedade, ajudando a relaxar e a acalmar o corpo.

Assim, é possível evitar comportamentos de autossabotagem, que atrapalham nossas chances de sucesso e felicidade.

Como nosso cérebro nem sempre sabe diferenciar a realidade da imaginação, a repetição regular de pensamentos positivos leva-o a se convencer de que as visões são reais, consequentemente fazendo-nos acreditar que podemos colocar os pensamentos em ações.

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Os pensamentos positivos nos levam à ação e ao sucesso, mostrando que podem funcionar. Porém, ele é mais eficazes quando futuro-orientado, em vez de passado-orientado.

Contudo, os pensamentos positivos não funcionarão se não agirmos e nos esforçarmos ao máximo.

Apesar das declarações aumentarem a motivação e autoestima, devemos seguir em frente e colocá-las em prática.

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Como aproveitar ao máximo os pensamentos positivos?

Ao escolher as declarações, considere o que mais o ajudará em sua vida agora. A partir de então, defina um plano e siga-o, continuando a usá-las para se manter motivado.

Considere recitar as afirmações diariamente, de modo a criar um hábito. Concentre-se na autocompaixão e na conversa interna positiva.

Seja paciente durante esta jornada. Às vezes, demora um pouco até que os pensamentos positivos façam diferença em sua vida.

Respire fundo antes de colocar em prática seus pensamentos positivos. Em seguida, observe como essas frases afetam você, emocional e fisicamente.

Outras alternativas ao pensamento positivo

Se seus pensamentos positivos não funcionarem, considere as seguintes alternativas:

  • Consulte um Psicólogo: ele vai ajudá-lo a identificar a causa subjacente de sua mentalidade negativa, bem como ensinar outras estratégias de enfrentamento;
  • Viva um estilo de vida saudável: fazer exercícios e consumir uma dieta saudável reduz o estresse, incentivando uma conversa interna positiva;
  • Passe tempo com pessoas positivas: escolher pessoas positivas e solidárias vão ajudá-lo a ter pensamentos mais positivos, bem como encontrar motivação;
  • Avalie as áreas a serem mudadas: considere começar com uma área de sua vida de cada vez;
  • Encontre coisas para rir ou sorrir: o humor e o sorriso aliviam o estresse e ajudam a se concentrar nas partes boas de sua vida;
  • Expresse gratidão: praticar a gratidão é uma das melhores coisas que você pode fazer para mudar para uma mentalidade positiva;
  • Comemore os bons momentos: Os bons momentos passam rápido, então tente apreciar os pequenos prazeres.
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Palavras finais

Os pensamentos positivos diários ajudam a lidar com dificuldades e a superar adversidades, ao mesmo tempo em que mantém uma visão holística de si nas áreas que precisam ser melhoradas:

Pensamentos positivos também ajudam:

  • A melhorar sua mentalidade;
  • motivá-lo a alcançar seus objetivos;
  • Promover uma conversa interna positiva ao passar pelos desafios da vida;

Mas, eles não são mágicos e só funcionarão se você se esforçar.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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