Aprenda como terminar uma amizade da maneira certa

Uma mulher terminando uma amizade com outra mulher enquanto estão sentadas em um sofá

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Ao contrário de um relacionamento romântico, terminar uma amizade é algo que acreditamos nunca acontecer, até que acontece.

E o que a torna ainda mais difícil é que amizades de qualidade demoram para prosperar, bem como não existe um protocolo de como terminá-la ou de como lidar com a perda resultante. Afinal, a qualidade de nossas amizades afeta o humor e o bem-estar.

São necessárias mais de 200 horas ao lado de alguém para que se forme uma boa amizade. Se ela inesperadamente terminar depois que o vínculo já estiver estabelecido, então nossa capacidade de se abrir e confiar nos outros fica seriamente comprometida.

O que fazer depois que terminar uma amizade?

Se você quer terminar uma amizade, mas está com dificuldades para seguir em frente, leve estas coisa em consideração:

Abandone o passado

Se o seu amigo é alguém com quem você tem uma longa história, será particularmente doloroso e difícil terminar essa amizade.

Você provavelmente compartilha memórias positivas e se sente ligado à ele porque esteve ao seu lado durante um longo período de sua vida, tornando mais difícil aceitar que a amizade acabou.

Leia também:  Segredos psicológicos para você sempre conseguir o que deseja

Fixar-se no passado e ficar obcecado com o que deu errado é extremamente tentador, mas não fará você se sentir melhor no longo prazo.

Não revide se seu ex-amigo o ofendeu

Terminar uma amizade envolve uma separação gradual e totalmente sem intercorrências. Se ele te ofendeu, seu primeiro instinto pode ser “vingar-se”, mas resista fortemente a esse impulso.

Não importa quão satisfatória a ideia de vingança pareça no momento, mas dois erros não fazem um acerto e há pouco benefício a longo prazo em criticá-lo publicamente ou fofocar sobre ele com pessoas em comum.

Isso apenas tornará as coisas mais complicadas e consumirá você com emoções negativas, como raiva e tristeza.

Desabafe com alguém em quem você realmente pode confiar, como outro amigo, membro da família ou seu Psicólogo, se você tiver um. Essa é a maneira mais saudável de trabalhar seus sentimentos e compartilhar seu lado da história, sem se rebaixar ao nível vingativo.

Faça novos amigos

O rompimento é difícil se essa pessoa for um amigo mais próximo, mas ele não pode ser único. Então, não tema encontrar outro amigo de quem possa se sentir próximo novamente.

Lembre-se de que é preciso tempo e esforço para formar um relacionamento próximo com outra pessoa, e essa nova amizade raramente será formada se você não estiver totalmente aberto a isso.

Não se culpe por terminar uma amizade

Não se culpe pelo fim da amizade, se perguntando se algo poderia ter sido dito ou feito de forma diferente.

A amizade acabou e nada poderá ser feito para mudar isso. Fixar-se no que aconteceu e se culpar vai impedi-lo de se abrir para outras amizades e, eventualmente, seguir em frente.

Leia também:  Sextorção: um tipo de chantagem online que está aumentando

Busque suporte externo

Se você já se tornou um jovem adulto, então já terá experimentando pelo menos um término de amizade.

Publicidade

Como terminar uma amizade costuma ser uma experiência universal, existem inúmeras músicas e filmes que abordam o assunto, bem como livros ou artigos que ensinam como lidar com o rompimento.

É importante lembrar que, embora o rompimento de amizades não seja discutido com tanta frequência, ele é mais comuns do que você pensa e acontece por vários motivos.

Não visite as redes sociais dele

Suponha que você ainda receberá atualizações sobre seu ex-amigo por meio de pessoas em comum, ou acompanhará as atualizações sobre a vida dele nas redes sociais. Essa será uma lembrança dolorosa da amizade que vocês já tiveram, bem como contribuirá para você se sentir como se ainda fizesse parte da vida dessa pessoa.

Em última análise, manter o controle sobre um ex-amigo que não está mais em sua vida contribuirá para uma falsa esperança de reconciliação, bem como irá impedi-lo de seguir em frente.

Textos para terminar uma amizade

As mensagens de término de amizade são importantes para avisar os amigos sobre o rompimento do vínculo. Elas podem ser enviadas por meio de mensagens de texto via whatsapp, por exemplo.

A seguir estão algumas sugestões que você pode usar para terminar uma amizade:

  1. Estou muito magoado com a forma como você se comportou comigo. Pensei que éramos melhores amigos e sempre te valorizei, mas no final, isso não importava;
  2. Dissemos um ao outro que seríamos amigos para sempre, mas isso não será mais possível. Não quero estar em contato com um amigo desonesto, no qual nunca esperava certo tipo de atitude. Adeus para sempre!
  3. Nossa amizade não é mais o que costumava ser. Você fez novos amigos e parece muito mais feliz com eles. Vamos tomar uma decisão mútua de encerrar por aqui, pois não quero ter uma amizade homônima;
  4. Não quero mais ser seu amigo. Confiei muito em você mas você não foi justo comigo. É melhor ficar sozinho do que estar com um amigo em quem não confio mais;
  5. Nossa amizade mudou muito nos últimos meses e agora não estamos mais próximos um do outro. Eu te odeio pelo que você fez comigo e não quero mais ser seu amigo.
Leia também:  10 razões pelas quais seu ex desapareceu das redes sociais

Palavras finais sobre terminar uma amizade

À medida que crescemos percebemos que a nossa vida não é exatamente como planejamos. Uma das verdades mais conflitantes é percebemos que as pessoas se movem em direções diferentes.

A vida nos lança obstáculos e, às vezes, as amizades que pensávamos que nunca ficaríamos sem se dissipam e, em alguns casos, de forma explosiva.

Terminar uma amizade nunca é fácil, mas às vezes é a melhor decisão para o nosso bem-estar. Quando estiver pronto para terminar com um amigo, seja honesto e claro, permita espaço para ele responder e termine com uma nota positiva.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *