Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

6 obstáculos comuns na terapia de casal

Mulher negra atravessando um buraco cheio de lama

6 obstáculos comuns na terapia de casal. A terapia de casais pode ajudar a melhorar seu relacionamento de várias maneiras. Por exemplo: resolver conflitos, aprender a se comunicar de maneira eficaz, entender melhor um ao outro, aprimorar a conexão emocional e fortalecer os vínculos.

Naturalmente, os casais podem enfrentar obstáculos na terapia que impedem seu progresso. Eles podem ter suposições imprecisas sobre como a terapia funciona, o que pode mantê-los inertes, ou podem demorar para ver um Psicólogo, o que apenas aprofundam os problemas.

A seguir você encontrará seis destes obstáculos e suas respectivas soluções:

Querer que o parceiro mude

Quando os clientes buscam a terapia de casal é porque querem uma mudança. No entanto, às vezes o que eles realmente querem é que a terapia mude o comportamento do parceiro.

Por exemplo, esses clientes podem querer que o Psicólogo mude os hábitos de gastos de seus parceiros, mas eles próprios não gostariam de mudar.

No entanto, na terapia de casais o objetivo da mudança é o relacionamento e para isso ambos os parceiros precisam fazer alterações. Ambos precisam mudar suas percepções e comportamentos.

Por exemplo, casais que querem mudar suas brigas por dinheiro precisarão examinar seus próprios padrões em relação ao dinheiro e o papel que ele desempenha no relacionamento.

Leia também:  15 objetivos da terapia de casal

Não reconhecer o seu papel

Outro obstáculo comum é não assumir a responsabilidade nos seus problemas de relacionamento. A terapia de casais geralmente pode parecer um tribunal para o Psicólogo.

Isso ocorre porque os dois parceiros estão tentando se comunicar e esperando receber validação e feedback um do outro.

Eles podem se concentrar no que o parceiro fez de errado, dizendo: “Você fez isso” ou “Eu fiz isso porque você fez isso”.

No entanto, para que a terapia de casais seja eficaz, ambos os parceiros devem reconhecer como estão contribuindo para a manutenção do problema, e trabalhar na mudança de comportamento.

Por exemplo: “Sinto muito, sei que não lidei com a minha reclamação da melhor maneira. Vou tentar expressar as coisas de maneira diferente no futuro. ”

Manter segredos

Alguns parceiros iniciam a terapia de casais com segredos, como um caso ou vício, e pretendem manter esses segredos. No entanto, os clientes que continuam escondendo segredos de seus cônjuges enquanto fazem terapia de casal estão enganando a si mesmos e a seus entes queridos, além de criar barreiras para alcançar mudanças reais.

Se você está mantendo um segredo do seu cônjuge, considere as implicações para o seu relacionamento. Segredos podem minar a confiança e a vida dos casamentos.

Leia também:  Quando optar entre a terapia individual e a terapia de casal?

Eles podem se transformar em grossas paredes contra a intimidade interpessoal.

Embora você não precise compartilhar todos os seus segredos, é melhor revelar e trabalhar com os segredos que estão afetando seu relacionamento.

Seu Psicólogo pode ajudá-lo nesse processo, e seu relacionamento provavelmente será mais forte e terá maior integridade devido a isso.

Não ter paciência

Os casais podem concordar com o que precisa mudar em um relacionamento, mas seguir ou aplicar técnicas úteis durante uma discussão pode ser difícil.

Para superar esse obstáculo, os casais precisam aprender a ser pacientes e trabalhar juntos como uma equipe.

É importante aprender a identificar e depois expressar a sobrecarga emocional. Uma pista é quando você “sente que está sobrecarregado demais para ouvir ou se envolver de maneira produtiva”.

Fazer uma pausa de 20 minutos para relaxar e focar novamente pode ser importante. Assim, ambas as partes podem usar o tempo para se acalmar, além de concordarem em retornar à discussão após 20 minutos.

Não confiar no processo

Os casais podem entrar em terapia querendo uma solução rápida ou querendo que o clínico diga ao parceiro que eles precisam mudar. No entanto, para melhorar seu relacionamento, é importante que os casais confiem no processo de terapia.

Leia também:  40 importantes tópicos para se falar na terapia de casal

Para realmente chegar à raiz do seu conflito conjugal e iniciar o processo de cura, você e seu cônjuge terão que investir seu tempo e se comprometer a aprender a ficar vulneráveis ​​um com o outro, expressando sentimentos em vez de pensamentos, reconhecendo seu papel na dança e aprender a ouvir o que seu parceiro está realmente dizendo.

Esperar demais

Muitos casais usam a terapia de casal como sua última parada antes de formularem um divórcio. No entanto, esses casais têm menos chances de melhorar seu relacionamento.

Se um conflito está afetando negativamente o seu casamento e não desaparece, procure ajuda com antecedência. Evite esperar que isso passe. Não vai.

Se você vai à terapia como último recurso, então mantenha a mente aberta. Os “casais atrasados ​​em busca de ajuda” também podem usar a terapia para “pesar suas escolhas, resolver alguns conflitos ou até planejar uma separação estruturada que mantenha seu relacionamento civil e funcional”.

Por fim, consulte um Psicólogo de casais o mais rápido possível. Se você e seu parceiro estão com dificuldades, procure ajuda enquanto ambos estão dispostos a fazer alterações e investindo no relacionamento.

descarte narcisista (1) fúria narcisista (1) gaslighting (5) hoovering narcisista (5) love bombing (5) macacos voadores (2) mulher narcisista (9) mulher psicopata (8) narcisista maligno (3) narcisista oculto (1) narcisista vulnerável (4) pais narcisistas (9) passivo-agressivo (5) redes sociais (29) relacionamento rebote (3) relacionamento tóxico (10) suprimento narcisista (2) tratamento silencioso (3) triangulação narcisista (2)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *