Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Divórcio » Como a ansiedade destrói os relacionamentos amorosos?

Como a ansiedade destrói os relacionamentos amorosos?

Mulher cobrindo o rosto embaixo de um cobertor

Você já parou para analisar como a ansiedade no relacionamento amoroso é destrutiva? Há uma abundância de informações sobre como ela afeta nossa saúde mental, emocional e física.

Ela causa períodos de pânico, sentimentos de medo ou opressão e uma sensação geral de desconforto e tensão. Pode tomar conta de seus pensamentos e atrapalhar muitas áreas de sua vida.

Se você está sentindo alguma tensão em seu relacionamento amoroso, então a ansiedade pode estar desempenhando algum um papel nisso.

Será que a sua ansiedade (ou a do seu parceiro) está colocando seu relacionamento em risco?

Destruindo a confiança e a conexão

A ansiedade causa medo ou preocupação, tornando-o menos consciente de suas verdadeiras necessidades em um determinado momento, e deixando-o menos sintonizado com as necessidades do seu parceiro.

Quando você se sente sobrecarregado, seu parceiro pode sentir como se você não estivesse presente.

Treine seu cérebro para viver o momento. Se você notar um medo ou preocupação que faz com que seus pensamentos se desviem dos fatos ou do momento presente, pare e pense sobre o que você sabe (em oposição ao que você não sabe).

Acalme-se antes de agir. Você precisa tomar medidas propositais para construir confiança em seu parceiro.

Compartilhe abertamente quando se sentir preocupado, e procure conscientemente seu parceiro (física ou verbalmente) nos momentos em que você normalmente se retrairia.

Esmagando sua verdadeira voz, criando pânico ou procrastinação

Alguém que tende a ser ansioso tem problemas para expressar seus verdadeiros sentimentos.

Também é difícil manter limites razoáveis ​​ao pedir a atenção e o espaço necessário.

Como sentir ansiedade é desconfortável, subconscientemente você pode tentar adiar a experiência dela. Por outro lado, a ansiedade pode fazer com que você acredite que algo deve ser falado imediatamente, quando na verdade uma pequena pausa pode ser benéfica.

Se você não expressar o que realmente sente ou precisa, a ansiedade se torna mais forte destruindo o relacionamento.

Além disso, suas emoções podem sair do controle se você as reter. Você ficará sobrecarregado e na defensiva.

Então reconheça seus sentimentos. Um sentimento ou preocupação não precisa ser um desastre para ser tratado.

Leia também:  Coisas a se considerar ao tentar ficar amigo de um ex

Aborde seu parceiro com gentileza, para que você não procrastine nem entre em pânico. Além disso, encontre um tempo sozinho para descompactar alguns dos pensamentos ou medos que circulam em sua mente.

Eles estão drenando seu tempo e energia.

Comportando-se de forma egoísta

Como a ansiedade é uma resposta de medo hiperativa, alguém que a experimenta se concentra demais em suas próprias preocupações ou problemas.

Suas preocupações e medos estão colocando uma pressão desnecessária em seu relacionamento.

Você sente que precisa se preocupar para se proteger em seu relacionamento, mas está se impedindo de ser compassivo com seu parceiro.

Se o seu parceiro sentir ansiedade, você pode acumular ressentimento e reagir de maneira egoísta também. As atitudes e perspectivas que temos são contagiantes.

Manter seus níveis de estresse sob controle é especialmente difícil quando o outro está se sentindo ansioso, chateado ou defensivo.

Atenda às suas necessidades, não aos seus medos. Quando você perceber que está ficando com medo ou na defensiva, pare um momento para considerar a compaixão que tem por si e pelo outro.

Peça claramente o apoio que você precisa para se sentir amado e compreendido. Peça desculpas por deixar a ansiedade torná-lo auto-absorvido.

Rejeitando o saudável

Uma forma saudável de preocupação lhe dirá “algo não está certo”, em conjunto com aquela sensação de aperto no estômago.

Esse sinal ajuda você a agir, como quando você fala por alguém que está sendo mal tratado.

Níveis insalubres de ansiedade fazem você se sentir como se uma “pedra” emocional estivesse em seu estômago quase o tempo todo.

Ela, a ansiedade, faz com que você rejeite coisas que não são perigosas e evite coisas que possam beneficiá-lo. Também pode impedi-lo de tomar medidas saudáveis ​​para mudar as coisas em sua vida que o estão prejudicando, porque faz você se sentir sem esperança ou preso.

Leia também:  As 40 coisas que devemos e não devemos fazer durante um divórcio

Pratique o desconforto. Você não precisa ignorar ou ficar obcecado com um pensamento desconfortável.

Tome uma ação construtiva, se puder. Às vezes, seu parceiro só precisa que você esteja presente com seus sentimentos e, às vezes, você precisa oferecer esse mesmo presente a si mesmo.

Roubando a alegria

Experimentar alegria requer uma sensação de segurança ou liberdade, e a ansiedade nos faz sentir temerosos ou limitados.

Além disso, um cérebro e um corpo treinados para o estresse podem ter muito mais dificuldade em desfrutar de sexo e intimidade. Pensamentos e medos negativos afetam a capacidade de uma pessoa estar presente em um relacionamento, potencialmente sugando a alegria de um momento.

Não se leve muito a sério. Você deve usar seu senso de humor para superar a ansiedade. Lembre-se de rir e brincar com seu parceiro.

A alegria cura fisicamente e conforta seu cérebro para um relacionamento saudável.

À medida que a ansiedade enfraquece, seu relacionamento se fortalece

Construir confiança em seu relacionamento reduz a força da ansiedade. Ao entender como a ansiedade afeta seus relacionamentos, você cria mudanças positivas.

Um Psicólogo especializado vai ajudá-lo no tratamento da ansiedade no relacionamento amoroso.

Palavras finais

Ansiedade e relacionamentos sobem e descem juntos. Embora isso seja problemático, esse movimento interligado apresenta uma excelente oportunidade para se curar.

Uma das maneiras mais importantes de resolver o problema é você e seu parceiro se reconectarem intencionalmente:

  • Enviem mensagens de texto um para o outro, mas sem excessos;
  • Escreva recados e deixe-as onde o outro verá;
  • Retome a proximidade física, começando com as mãos dadas, depois abraçando e aumentando a partir daí.

Fazer as coisas em casal ajuda muito a reparar seu relacionamento e sua saúde mental. Considere escolher uma atividade simples e pequena para fazerem regularmente.

Outras coisas que ajudarão seu relacionamento e um ao outro:

  • Aprenda sobre ansiedade para aumentar a compreensão e evitar levar as coisas para o lado pessoal;
  • Pratique o autocuidado;
  • Comuniquem-se, compartilhando como isso é para vocês e descobrindo como apoiar uns aos outros

A ansiedade afeta os relacionamentos, ameaçando destruí-los. Você e seu parceiro podem trabalharem juntos para evitarem que isso aconteça e melhorarem a saúde mental um do outro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *