Como fazer seu ex voltar seguindo algumas dicas simples?

Uma mulher fazendo seu ex voltar em uma praia

Categoria: Divórcio

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Não é incomum se perguntar no como fazer seu ex voltar após um rompimento, o que o coloca em uma montanha-russa de emoções. A bagagem emocional, a culpa e o caos se tornam sufocantes quando lidamos com o vazio que um namorado deixou.

Independente dos motivos pela qual essa relação acabou, é fundamental parar de se lamentar e começar a agir. Você precisa desenvolver um plano que não apenas faça seu ex querer estar com você novamente, mas também não queira ir embora.

É uma boa ideia fazer seu ex voltar?

Para realmente saber se fazer seu ex voltar é uma boa ideia, pergunte-se:

  • Por que a relação terminou?
  • Alguma coisa mudou desde então?
  • Essa mudança é suficiente para fazer seu ex voltar?

E lembre-se, isso não será o mesmo que recomeçar um novo relacionamento. Vocês não apenas recomeçarão com algumas expectativas definidas, mas também com muita bagagem emocional da experiência anterior.

Se você continuar seguindo o mesmo padrão de relacionamento repetidas vezes, provavelmente entrará em um relacionamento que vai e volta.

Pessoas que se envolvem em relacionamentos intermitentes têm duas vezes mais chances de serem vítimas de abusos físicos ou emocionais.

Não estou dizendo que todos os relacionamentos renovados estão condenados, mas você precisa ter cuidado ao fazer seu ex voltar, ou acabará com o coração partido novamente.

Leia também:  9 dicas para superar um divórcio

É necessário fazer uma introspecção para saber se você e seu ex podem resolver seus problemas, mudar as coisas e substituir padrões prejudiciais por outros saudáveis.

Sem isso, não há como você fazer seu ex voltar e ter um relacionamento feliz. Além disso, voltar a ficarem juntos não é uma boa ideia se vocês se identificarem com pelo menos uma das seguintes afirmações:

Publicidade
  • O relacionamento com seu ex apresentava sintomas de abuso, seja emocional ou físico;
  • Seu ex é uma pessoa passivo-agressiva, e isso te faz “pisar em ovos” no relacionamento;
  • Você teve um relacionamento co-dependente com seu ex;
  • Não se sente realizado no relacionamento;
  • Seu ex continua exibindo os mesmos padrões, e não mostra nenhum sinal de crescimento pessoal;
  • Seu ex diz que sente sua falta, mas não faz nenhum esforço para sustentar o relacionamento;
  • Nada mudará no relacionamento se vocês voltarem.

Dicas para fazer seu ex voltar

Se você ainda está decidido a seguir o caminho do “fazer seu ex voltar”, prepare-se para uma tarefa difícil, pois terá de consertar pontes e reconstruir a conexão.

Por que você o quer de volta?

A primeira dica de como reconquistar o ex-namorado mesmo que pareça impossível é buscar respostas dentro de si. Mesmo que o rompimento tenha sido amigável e mútuo, faz sentido que você sinta saudades dele.

No entanto, as regras para voltar a ficar com um ex dizem que você deve fazer alguma retrospectiva.

Evite o contato

A regra de evitar o contato funciona de maneira mais eficaz do que manter contato constante. Isso também lhe dará tempo suficiente para fazer uma introspecção e fará com que seu ex sinta sua falta.

Você precisa despertar a curiosidade dele, e não há melhor maneira de fazer isso saindo da vida dele por um tempo.

Não o culpe pelo que aconteceu

Você precisa parar de culpá-lo por tudo o que deu errado no relacionamento, caso esteja fazendo. Um relacionamento nunca é uma rua de mão única e a maturidade está em entender que vocês dois cometeram alguns erros.

Leia também:  Como o homem se sente quando uma mulher o abandona?

Ele também deve estar passando por um momento difícil. Considerando que tudo o que você quer é fazer seu ex voltar, saiba que se sentir culpado e culpá-lo não vai ajudar.

Em vez disso, pratique o perdão, concentre-se em experiências positivas, corrija as coisas novamente e abandonando a negatividade.

Experimente um namoro rebote

Esta sugestão é contra-intuitiva, mas relacionamentos rebote funcionam para atenuar a dor do rompimento. Seu objetivo é ajudar a pessoa a recuperar a confiança após um rompimento.

No entanto lembre-se de que um namoro rebote não pode ser uma forma de vingança, mas de incitar o ciúme em seu ex.

Mostre que você evoluiu

Outra dica de como fazer seu ex voltar é ser uma pessoa mais feliz e contente de verdade. Encontrar respostas sobre como reconquistar seu ex é envolve uma jornada autorreflexiva, que se concentra não apenas em seu relacionamento, mas também em você como pessoa.

Se seu ex vê você como uma pessoa feliz e evoluída, isso fará com que sinta sua falta. Isso o lembrará das coisas boas e dos bons momentos que vocês dois passaram juntos.

Porém, não faça uma atuação apenas para reconquistá-lo. Em vez disso, aceite o fato de que você merece ser feliz com ou sem ele.

Faça-o sentir sua falta

Depois de despertar a curiosidade e a intriga, você deve começar a falar com ele novamente. A essa altura, os sentimentos negativos e a necessidade de espaço terão terminado, o que significa que você poderá entrar novamente na vida dele sem parecer um incômodo.

Envie-lhe algumas mensagens, tente manter contato para uma conexão forte e faça dele seu amigo novamente. Lembre-se, você pode falar sobre tudo e qualquer coisa, exceto seu passado neste momento. Falar sobre o passado trará lembranças ruins.

Faça-o sentir a falta do amigo que há em você. Não precisa haver conversas românticas, mas pode conversar como bons amigos, dizendo palavras gentis e compartilhando detalhes sobre sua vida.

Converse com os amigos dele

Seu ex tem alguém a quem recorrer em momentos de angústia, um ombro para chorar ou um sistema de apoio. Você também deve recorrer ao mesmo lugar para entender como fazer seu ex voltar, mesmo que pareça impossível, e reacender seu romance.

Leia também:  Como fazer um ex namorado se apaixonar por você novamente?

Você precisa descobrir a probabilidade de haver uma segunda chance antes de investir todos os seus esforços para fazer seu ex voltar.

Converse com os amigos e confidentes dele sobre se ele está aberto a lhe dar outra chance. Ele pode estar chateado por motivos que você nem sabe.

Você deve descobrir quais aspectos da sua personalidade o incomodaram, o quanto ele ficou magoado com o rompimento e quais são suas chances de trazê-lo de volta à sua vida.

Peça desculpas

Você nunca consertará um relacionamento amoroso partido a menos que aceite que a culpa foi sua. Então, peça desculpas por tudo que você deu como certo no relacionamento.

Isso pode ou não pegá-lo de surpresa, mas de qualquer forma, não diga apenas que você o ama. Diga também por que funcionará desta vez. Isso é o que tem mais probabilidade de fazê-lo dizer sim e vocês voltarem a ficar juntos.

Marque um encontro e não faça dele outro ponto de encontro simples ou amigável, mas confesse honestamente seus sentimentos e converse sobre a possibilidade de um novo começo.

Palavras finais sobre como fazer seu ex voltar

Não é incomum que casais voltem a ficar juntos após um rompimento. Se você terminou com alguém, mas o quer de volta agora, saiba que é possível, desde que vocês ainda tenham sentimentos um pelo outro.

Então, não perca a esperança. Você pode fazer seu ex voltar, desde que seja paciente. Certifique-se de que, quando ele voltar, você tenha certeza de que nunca mais vá querer ir embora.

Lembre-se de que leva menos tempo para terminar, mas muito mais quando quiser fazer seu ex voltar.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *