4 razões pelas quais os mentirosos conseguem nos enganar

Cabeça do boneco de madeira pinóquio

Categoria: Infidelidade

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

De golpistas da internet aos nossos próprios amigos e parentes, na maioria das vezes os mentirosos conseguem nos enganar. Somos muito suscetíveis à mentira e existem quatro boas razões pelas quais isso acontece.

O viés de confiança

Existe uma tendência geral e humana de acreditar no que os outros nos dizem. Se, em uma pesquisa, as pessoas forem informadas de que assistirão a vídeos de mentiras e verdades, com 50% de cada, quase todos os participantes julgarão bem mais de 50% dos vídeos como verdadeiros.

Leia também:  Por que os homens casados ​​pagam por sexo?

Por causa desse viés estamos propensos a acreditar em mentiras que estranhos nos contam, e talvez confiar ainda mais naqueles que conhecemos e amamos.

A mentira é onipresente

As pessoas contam, em média, duas mentiras por dia, chegando a casos em que se mente para mais de 15 vezes.

Por haver muitas mentiras sendo contadas e, somando-se à isso o viés de confiança, normalmente não somos muito desconfiados ou céticos sobre o que as pessoas estão nos dizendo.

Somos maus detectores de mentiras

As pessoas são notavelmente pobres em detectar quando alguém está mentindo. Mesmo os melhores detectores de mentira são apenas um pouco melhores do que a chance de discriminar mentiras de verdades.

Publicidade

Por que somos tão ruins? Confiamos em pistas estereotipadas que achamos que dirão se alguém está mentindo, mas na verdade elas não funcionam. Por exemplo, há uma crença comum de que um mentiroso não “olha nos olhos”, então muitos de nós usamos a falta de contato visual para descobrir uma mentira.

Leia também:  Infidelidade: como superar um caso extraconjugal?

No entanto, os mentirosos tendem a fazer mais contato visual do que os contadores da verdade.

Muitas vezes também nos concentramos nas dicas erradas. Por exemplo, sinais de nervosismo que associamos à mentira nem sempre são precisos. Algumas pessoas podem naturalmente dar sinais de nervosismo, que são interpretados como desonestidade, enquanto outros podem ser mais autoconfiantes.

A prática leva à perfeição

Uma razão importante pela qual mentirosos conseguem nos enganar com sucesso é que eles são muito bons nisso. O sucesso no engano é uma habilidade social aprendida e sofisticada.

Mentirosos crônicos aprendem, com o tempo, como mentir com sucesso. Eles estudam o comportamento dos outros para ver se suas mentiras estão sendo acreditadas ou despertando suspeitas.

Eles podem então ajustar sua história e seu comportamento não-verbal para parecerem mais honestos. Juntamente com o viés da confiança, isso facilita bastante o trabalho do mentiroso.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *