Psicólogo Emilson Silva de camiseta cinza e olhando para o lado direito e para cima

Questão: Como posso ajudar um amigo deprimido e ansioso? Tenho uma amiga que sofre de ansiedade e depressão, mas ainda não foi diagnosticada porque ela não se sente à vontade em falar sobre o que está acontecendo. Percebi que ela tem cicatrizes nas coxas e nos braços, além de quase ter cometido suicídio. Tenho estado cada vez mais preocupado com ela.

Seu relacionamento com os pais não é bom e eles sabem que ela já tentou se matar. Ela nunca se abriu com ninguém além de mim, mas depois que alertei a escola sobre sua tentativa de suicídio, ela não se abre mais tanto quanto antes.

Ela quer ajuda porque está cansada de tremer de ansiedade e está sempre triste. Ela não confia em Psicólogos porque o último que ela consultou disse-lhe “você é só uma criança” e isso não a ajudou. Por favor, responda, esta situação está começando a me preocupar.

Resposta: Tenho certeza que tudo isso está te preocupando. Quando alguém tem tendência suicida, a confidencialidade não é mais uma opção. Fico feliz que você tenha tentado alertar a escola, e a situação da sua amiga está além do que você pode lidar.

Leia também:  Por que não sei lidar com as pessoas ?

O que você pode fazer é dizer a ela que nem todos os Psicólogos são iguais. Lamento muito que ela tenha se sentido rejeitada e minimizada pelo primeiro Psicólogo que a atendeu.

Isso não deveria ter acontecido. Entretanto desistir de obter a ajuda tão necessária por causa de um encontro ruim não faz sentido. A maioria dos Psicólogos ouvirá sua história com compaixão e trabalhará com ela para ajudá-la a se recuperar.

Diga a ela para que dê uma chance a outros Psicólogos. Pode ser preciso conversar com alguns antes de encontrar alguém no qual ela se sinta mais a vontade.

Certa vez, um amigo meu me disse que encontrar o Psicólogo certo é como comprar um novo par de calças jeans. Você pode experimentar 4 ou 5 pares antes de encontrar a que se encaixa perfeitamente. Todos os relacionamentos são assim.

Leia também:  Como lidar com a ansiedade gerada pelo coronavírus ?

Experimentamos muitas pessoas antes de decidir em quem confiar. Quando você for mais velho, provavelmente experimentará uma série de profissões antes de decidir qual estudar.

Muito poucos amores se tornam permanentes, e a maioria das pessoas experimenta vários namorados ou namoradas até encontrarem a pessoa especial com quem desejará passar a vida. Encontrar o Psicólogo certo não é diferente.

Segure sua mão enquanto ela marca outra consulta, se isso puder ajudá-la. Mas cuide-se. Você não é responsável pela vida dela. Você não pode ser.

Ela precisa encontrar forças dentro de si mesma para, junto com os pais, seu conselheiro escolar ou outro adulto em que ela confia, obterem a ajuda que ela precisa e merece.

Leia também:  Preciso de ajuda, mas não sei como conseguir

Desejo que tudo termine bem !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *