Sou jovem, tenho muito ciúme e não sei o que fazer

Psicólogo Emilson Silva de camiseta cinza e olhando para o lado direito e para cima

Categoria: O Psicólogo responde

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Questão: Por que estou com tanto ciúme? Estou namorando há dois meses e meu ciúme por ela tem prejudicado muito o nosso relacionamento. Sempre que ela sai com seus amigos e eles publicam fotos para as redes sociais eu me sinto extremamente enciumado, mau humorado e às vezes triste. Ela sabe que estou com ciúme dela, mas simplesmente não consigo parar.

Resposta: Sim, você pode parar e é importante que aprenda agora, antes de causar danos permanentes a um relacionamento promissor.

Leia também:  8 sinais de que seu parceiro tem medo de compromisso

Tenho certeza que você já sabe que o ciúme não tem nada a ver com sua namorada. Pelo que você escreveu, ela não está fazendo nada impróprio. O problema está dentro de você. Sua insegurança e/ou baixa autoestima está atrapalhando e se manifestando como ciúme.

  • Você sente que não merece a namorada?
  • Você está convencido de que não é atraente ou interessante o suficiente para se apegar a alguém que o ama?
  • Tem certeza de que a rejeição é o fim do mundo e que você não pode lidar com essa possibilidade?

O denominador comum de todos eles é o medo: medo de não ser o bastante ou de não ter as habilidades para ter um relacionamento legal. Essas são ideias, crenças e atitudes nas quais você precisa trabalhar.

Seus medos não serão reduzidos pelo controle das atividades dela. Se você fizer exigências controladoras, ela acabará por fazer exatamente o que mais teme: desistirá do namoro e se distanciará o máximo que puder.

Leia também:  Por que meu marido não gosta de sexo?

Como adolescente, você não está sozinho nesses sentimentos. O ciúme é uma emoção normal com a qual todos precisam aprender a lidar quando se tornam adultos.

A maioria dos adolescentes não tem certeza de si mesmo quando inicia um novo relacionamento e tem muito medo da rejeição.

A adolescência é a época em que as pessoas desenvolvem as habilidades necessárias para estarem perto de alguém, e isso exige tanto a autoconfiança para arriscar a rejeição, quanto as habilidades para lidar com o ciúme.

Se você tem amigos em quem confia o suficiente para falar sobre seus sentimentos e então descobrirá que muitos deles também se sentem assim. Alguns têm maneiras melhores de encobrir isso do que outros.

Alguns desenvolveram força suficiente para controlar seus sentimentos de ciúme e podem compartilhar algumas idéias.

Você precisa examinar bem a si mesmo e tentar descobrir a raiz do seu medo e o que precisa fazer a respeito. Se você não pode fazer isso sozinho, considere consultar um Psicólogo para te ajudar nessa jornada.

Leia também:  14 sinais de que você está namorando um misógino

Em época de distanciamento social, você pode não ser capaz de encontrar um Psicólogo que trabalhe com você presencialmente, mas muitos estão oferecendo consulta psicológica online.

Existem também vários livros de autoajuda sobre como construir a auto-estima dos adolescentes, disponíveis em livrarias. Ler e estudar algum desses também é um bom lugar para começar.

Espero que você fique bem!

Publicidade

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *