Como é a primeira sessão de terapia online com o Psicólogo?

Homem em um sala com algumas plantas, vestindo blusa escura e conversando por vídeochamada no notebook com uma mulher.

Categoria: Psicólogo online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O panorama da terapia online mudou significativamente em 2020. Ir a primeira sessão de terapia online pode ser intimidante pessoalmente, mas os pacientes agora são forçados a experimentar o atendimento psicológico online.

A terapia online tem muitos benefícios. Ela permite que pessoas ocupadas ajustem os compromissos em seu dia de trabalho, reduzindo o tempo de deslocamento e proporcionando melhor acesso aos cuidados em saúde mental.

Também requer acesso a um computador ou telefone celular. Requer confrontar alguma vulnerabilidade ao encontrar alguém pela primeira vez pela tela de um computador, especialmente quando essa pessoa é o seu novo Psicólogo online e a conversa orbita os teus desafios mais íntimos

Isso requer um pouco mais de conhecimento sobre o processo. Veja como se preparar para sua primeira sessão de terapia online.

Procedimentos iniciais

Seu Psicólogo online tem o dever ético de fornecer informações suficientes sobre a terapia, para que você possa tomar uma decisão consentida sobre como ela funciona.

Idealmente o consentimento informado é feito por escrito e verbalmente, onde a maioria dos Psicólogos online poderá pedir que você preencha um formulário com antecedência.

Esta é sua oportunidade de fazer quantas perguntas forem necessárias. No mínimo, seu Psicólogo online deve abordar:

  • A confidencialidade das sessões e documentação;
  • Limites de confidencialidade, como suas informações serão armazenadas e compartilhadas (ou não compartilhadas);
  • Preço das sessões e políticas de cancelamento;
  • Informações sobre o tratamento que será fornecido;
  • Riscos e benefícios;
  • Sua formação e pós-formação;
  • Experiência clínica e;
  • Qualquer outra informação pertinente.
Leia também:  Guia para encontrar um Psicólogo online grátis ou de baixo custo

Como você deve se preparar:

  • Faça todas as perguntas que você tenha sobre:
    • Preços e políticas de cancelamento;
    • A sessão em si;
    • Quaisquer outros tópicos sobre os quais esteja curioso.
  • Se o seu terapeuta não falar com você sobre confidencialidade, pergunte. Esta é uma informação crucial para a relação de vocês.

O primeiro contato com o Psicólogo online

Grande parte da primeira sessão de terapia é dedicada a conhecê-lo como pessoa e a entender o que você gostaria de obter do Psicólogo online. Cada Psicólogo online terá uma abordagem diferente para este primeiro encontro.

Geralmente, eles vão querer saber sobre suas lutas, seus pontos fortes e um pouco de história sobre sua vida. Eles provavelmente farão muitas perguntas.

Essas perguntas podem ser desafiadoras, mas destinam-se a ajudar o Psicólogo online a determinar a melhor forma de ajudá-lo. Seu melhor curso de ação é ser atencioso, honesto e genuinamente você mesmo.

Esteja pronto para responder a essas perguntas. Eu sei que na maioria das vezes, quando você está procurando ajuda, você não tem uma ideia exata do que realmente pode te ajudar, e é por isso que você está pagando um Psicólogo online.

Ao mesmo tempo, é extremamente útil vir para a sessão com uma noção do que você está precisando e o que gostaria de alcançar.

Se você não sabe o que precisa da terapia online, tudo bem. Você pode anotar algumas idéias perguntando a si mesmo:

  • Qual é a diferença entre a vida que tenho agora e a vida que quero?
  • Qual é o meu maior desafio no dia-a-dia? Como esse desafio está impactando meus relacionamentos, meu trabalho, o desempenho escolar e meu bem-estar pessoal?
  • Que emoções estou ignorando? Que emoções são mais dolorosas para mim?
  • Existe um evento ou circunstância que contribui para meu funcionamento atual?
  • O que estou perdendo atualmente?

Lembre-se de que essa sessão de terapia é um ponto de partida. Seu Psicólogo online vai orientá-lo a partir daí.

Prepare o seu ambiente

Dê espaço à sua mente configurando o seu espaço físico. Ele deve representar uma transição proposital para o bem-estar, com uma intenção de cuidar de si mesmo durante a próxima hora.

Publicidade

Como se preparar:

  • Certifique-se de que seu computador ou dispositivo esteja totalmente carregado;
  • Esteja perto o suficiente do roteador de Internet de modo a ter uma boa conexão para uma chamada de vídeo de 50 minutos;
  • Conecte-se à sua internet com cerca de 10 a 15 minutos de antecedência. Este tempo permitirá que você se desligue de outras coisas e se concentre melhor na primeira sessão de terapia;
  • Solucione antecipadamente quaisquer problemas de conectividade ou da plataforma.
  • Escolha um local diferente do seu local de trabalho normal, para que sua primeira sessão de terapia não seja associada a outra reunião de trabalho;
  • Escolha uma cadeira confortável (pontos extras para travesseiros / cobertores confortáveis) e acomode-se;
  • Tire alguns minutos de silêncio ou faça respirações profundas antes de começar a organizar seus pensamentos;
  • Em última análise, este espaço precisa ser convidativo e seguro para que possa se bem aproveitado.
Leia também:  Compreenda como a pandemia facilitou o acesso à terapia online

Esclareça todas as suas dúvidas

Você tem o direito de compreender os cuidados que estará recebendo. Seu Psicólogo online deve ser aberto e honesto com você sobre o processo, mas também é importante que você faça todas as perguntas que quiser.

Como Psicólogo, quero que os pacientes entendam claramente o tipo de sessão de terapia online que estão recebendo e o que podem esperar do processo e do resultado.

Certifique-se de sair dessa primeira visita com todas as suas necessidades de informação atendidas.

Pense nisso como uma entrevista: seu Psicólogo estará lhe fazendo perguntas para ter uma noção do que está acontecendo, mas também para ter certeza de que é a opção certa para você.

Você também está entrevistando seu Psicólogo online para garantir eles são uma boa opção de ajuda para suas necessidades. Isso é crucialmente importante para uma aliança terapêutica eficaz.

Algumas dicas do que você pode perguntar:

  • Qual é a sua abordagem ? Que tipo de sessão de terapia online você oferece?
  • Como você mantém seus pacientes motivados?
  • O que posso esperar do processo? Qual é a frequência e duração típicas das sessões?
  • Como você mede o progresso de seus pacientes?
  • Quem normalmente conduz a primeira sessão de terapia online? Como posso vir para as sessões subsequentes mais preparado?
Leia também:  Por que ir ao Psicólogo ao invés de desabafar com os amigos?

Seja você mesmo

Seu Psicólogo online não vai julgar você. Na verdade, somos treinados na postura de não julgamento, uma habilidade que nos permite evitar julgar e compreender a sabedoria única de cada paciente.

Adoramos ver o seu eu verdadeiro e autêntico. Além do mais, ser você mesmo nos ajuda a avaliar com precisão suas necessidades.

Tente não minimizar os problemas. Embora seja natural minimizar os desafios, quanto mais próximo de si você for, melhor poderei ajudá-lo.

Ao mesmo tempo, você não precisa compartilhar nada que não se sinta confortável em divulgar. Basta me informar que existem algumas preocupações adicionais que você levantará assim que a confiança for construída.

Você está pronto!

A primeira sessão de terapia online pode ser assustadora, mas não precisa ser, desde que você esteja bem informado.

Em primeiro lugar, é muito importante que você seja honesto e aberto sobre o que deseja e precisa. Se você ainda não sabe, tudo bem também. Permita que seu Psicólogo o oriente e certifique-se de fazer muitas perguntas.

Lembre-se de que a preparação para a primeira sessão de terapia online não envolve apenas a preparação mental, mas também a preparação do seu espaço físico.

Certifique-se de ter:

  • Um local seguro, confidencial, bem configurado e;
  • De que sua internet está funcionando adequadamente.

Com a terapia online, temos mais acesso aos serviços de saúde mental do que nunca. Use esse acesso a seu favor para ser um paciente bem informado sobre o processo de terapia.

Seu eu futuro vai agradecer!

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

2 comentários em “Como é a primeira sessão de terapia online com o Psicólogo?”

  1. Boa tarde
    Gostaria de saber se vocês fazem o diagnóstico do Transtorno de Personalidade Narcisista e se esse diagnóstico é possível em uma consulta on line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *