Compreenda como a pandemia facilitou o acesso à terapia online

Mulher ruiva sorrindo, com camisa roxa em frente a um notebook em uma cafeteria.

Categoria: Psicólogo online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Uma das mudanças ocasionadas pela pandemia foi o surgimento da terapia online, que envolve o atendimento psicológico por vídeochamada.

Contudo, isso não quer dizer que a terapia online nunca esteve disponível.

Antes da pandemia, se você estivesse procurando um Psicólogo e pudesse economizar sua ida ao consultório encontrando-o virtualmente, provavelmente teria feito.

A diferença entre antes e agora é que anteriormente as opções eram mais limitadas.

No mundo que conhecíamos anteriormente ao distanciamento social e a quarentena, a maioria dos psicólogos não integravam a terapia online em seu trabalho diário.

Mas, nos dias de hoje, se você está procurando um Psicólogo que possa se encontrar com você virtualmente, terá uma gama muito mais ampla de profissionais para escolher, já que praticamente todo mundo oferece a terapia online.

Leia também:  Quando o Psicólogo pode se recusar a atender um paciente?

Entre as inúmeras tragédias que emergiram dessa pandemia, existem alguns pontos positivos.

Na minha opinião, o aumento na quantidade de ofertas de terapia online é definitivamente um deles.

Na verdade, espero que os Psicólogos nunca voltem atrás e continuem a fazer das sessões virtuais uma parte de sua rotina regular.

Mas por que essa mudança seria benéfica, e o que a evidência científica da terapia online nos diz?

A terapia online online funciona?

Em poucas palavras, sim.

Ela é eficaz no tratamento de uma série de questões, independentemente de ocorrer online ou pessoalmente.

A terapia online impacta na aliança terapêutica ?

A “aliança terapêutica” refere-se ao tipo de relacionamento profissional que uma pessoa mantém com seu Psicólogo.

Ela é considerada forte se esse relacionamento for caloroso, conectado, amigável e atencioso, e se o indivíduo (ou casal) e seu Psicólogo tiverem confiança um no outro, além de se sentirem como uma equipe e concordarem sobre o que estão trabalhando.

A aliança terapêutica é fundamental quando se trata dos benefícios que uma pessoa vê em seu trabalho.

Em outras palavras, ao escolher um Psicólogo, uma das coisas mais importantes a se considerar é como você se sente com essa pessoa e como ela o trata.

A aliança terapêutica é semelhante, independentemente de as reuniões acontecerem online ou pessoalmente.

Leia também:  Os benefícios terapêuticos pessoais da profissão de Psicólogo

Na verdade, há a “presença social” na terapia online, que se refere a uma pessoa se sentindo como se estivesse com o Psicólogo, embora saiba que não está literalmente no mesmo espaço.

Também há algumas evidências que a aliança terapêutica é comparável não apenas em sessões de vídeo e presenciais, mas também em sessões por telefone.

Publicidade

Quais as vantagens da terapia online?

A terapia online oferece alguns benefícios que as sessões presenciais não oferecem.

Algumas dessas vantagens são logísticas. Por exemplo, você pode trabalhar com o Psicólogo de sua escolha, não importa se você está localizado no meio ou longe de metrópoles.

Você também não precisa gastar dinheiro e tempo necessários para ir e voltar do consultório, e se você estiver preocupado sobre ser visto entrando e saindo do local, a terapia online ameniza essa preocupação.

Outras possíveis vantagens da terapia online envolve a experiência sentida de estar em contato com um Psicólogo.

Quando alguém se encontra com um profissional em sua casa, em seu consultório particular ou em seu carro, está conversando com ele em seu próprio território.

Isso diminui a disparidade no poder que existe entre um indivíduo e seu Psicólogo, bem como permite que essa pessoa tenha uma maior sensação de fortalecimento.

Leia também:  Guia para encontrar um Psicólogo online grátis ou de baixo custo

Além disso, algumas pessoas se sentem mais capazes de abrir e explorar sentimentos, pensamentos e experiências vulneráveis ​​com um Psicólogo que não está no mesmo local físico, pois a presença de outra pessoa pode ser opressora de outra forma.

Como você pode experimentar a terapia online ?

Como escrevi anteriormente, mais Psicólogos estão fazendo terapia online do que nunca, tornando este um bom momento para uma tentativa.

Ligue ou envie um e-mail para Psicólogos em potencial, e pergunte se eles oferecem terapia online por telefone para que você possa ter uma ideia se a aliança terapêutica acontece.

Quando você conversar com eles, pergunte como se sentem a respeito da terapia online, e se planejam continuar oferecendo esse serviço em um futuro próximo.

Isso lhe dará uma noção da perspectiva deles em relação às sessões online e se eles continuarão a disponibilizá-las.

Finalmente, certifique-se de ouvir a si mesmo ao embarcar na jornada da terapia online. Você é a melhor fonte de informação que possui.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *