Mitos e fatos sobre a intimidade nos relacionamentos

Coração feito de feltro pendurado em um barbante por um grampo de roupas

Categoria: Casamento

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A intimidade nos relacionamentos é a pedra angular em qualquer romance bem sucedido. Ela vem de muitas partes diferentes, e é muito diferente uma da outra, mas todas têm uma coisa em comum: confiança e vulnerabilidade.

Quer esse relacionamento seja entre você e seus pais, melhor amigo ou parceiro romântico, precisa haver confiança o suficiente de que eles não vão machucá-lo ao conhecerem suas vulnerabilidades. É aqui que baixamos as defesas que, de outra forma, seriam levantadas em outros tipos de relacionamentos. Desse modo, deixamos esses relacionamentos mais fortes e significativos.

Leia também:  Por que alguém sempre escolhe o mesmo tipo de parceiro?

Existem muitos mitos sobre a intimidade que afetam regularmente a qualidade de um relacionamento romântico. A seguir estão alguns deles.

  • Vulnerabilidade é sinônimo de fraqueza. Todos nós somos defensivos e buscamos proteção na maior parte do tempo. Isso é fácil. Ser real e confiar nas pessoas é a parte difícil;
  • O sentimento de vulnerabilidade é algo ruim. Se alguém se sente desconfortável em receber uma injeção, mas se esforça para se manter saudável e bem, então precisa tolerar a experiência dolorosa com agulhas. Um relacionamento romântico e de confiança é muito valioso, e um Psicólogo vai ajudá-lo com os sentimentos de vulnerabilidade;
  • Pode haver intimidade sem vulnerabilidade e confiança. As ideias de confiança e intimidade estão sempre ligadas. Quanto mais íntimo fica o relacionamento, mais vulneráveis ​​estaremos em confiar que a pessoa vai nos tratar bem;
  • A intimidade está a serviço da outra pessoa e/ou do relacionamento. A intimidade será dolorosa se houver quebra da confiança. O sucesso no relacionamento íntimo não será alcançado a menos que cada pessoa saiba como se tornar efetivamente vulnerável e construir confiança;
Leia também:  A complicada verdade sobre mentir para o parceiro

Estamos programados para nos sentirmos recompensados ​​quando estabelecemos intimidade nos relacionamentos. No entanto, isso não significa que o processo seja fácil. Uma vez alcançados, eles oferecem apoio, validação, comunidade, proteção e camaradagem.

Publicidade

Estas são algumas das razões pelas quais consultar um Psicólogo na construção de um relacionamento íntimo com um membro da família, amigo ou parceiro será benéfico para você. Se algum desses mitos soa como algo com o qual você se opõe, sinta-se à vontade para entrar em contato e agendar uma consulta.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *