Sinais de que seu namorado ainda se interessa pela ex

Homem espiando sua parceira sorrindo enquanto mexe no celular

Categoria: Ciúme

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Apegar-se a ligações românticas do passado, principalmente quando seu namorado ainda se interessa pela ex, cria sentimentos de desconfiança e impedem que um relacionamento prospere de forma saudável.

Apesar de tudo, não há como ter certeza sem conversar com ele. Mas, como saber se o seu namorado ainda se interessa pela ex?

Sempre falar sobre a ex

Todos nós comparamos o romance atual com aqueles que tivemos no passado, e uma referência ocasional a um antigo relacionamento não é motivo para alarme.

Porém, se isso acontece 24 horas por dia, sete dias por semana, então temos um problema. Falar demais sobre uma ex impedirá que vocês dois aproveitem o novo relacionamento.

Portanto, se você está ouvindo todos os detalhes e histórias sobre o relacionamento anterior, provavelmente é um sinal de que seu namorado ainda se interessa pela ex.

Leia também:  Quando um homem tem ciúmes de alguém que não é sua parceira

Nunca falar sobre a ex

O silêncio sobre uma ex indica a falta de finalização da relação, pois sentimentos de culpa fazem com que seu namorado não queira falar dela.

Se você perceber que seu namorado tem medo de mencionar a ex, ou se este é um ponto sensível a ser discutido atualmente, então está na hora de perguntar por quê.

Stalkear a ex nas redes sociais

Seu namorado ainda se interessa pela ex se estiver pesquisando o nome dela no Facebook, em um perfil de namoro ou no Google, e você deve ficar em alerta.

Passar muito tempo investigando o que a ex faz nas redes sociais fará com que se sinta negligenciada. Você está conseguindo o que precisa dessa pessoa, especialmente quando ela passa duas horas no Facebook depois do jantar?

Excesso de contato com a ex

E-mails frequentes, telefonemas ou mensagens online também indicam que seu namorado ainda se interessa pela ex, prejudicando qualquer relacionamento atual.

Se você não concorda com o contato do seu namorado com uma ex, fale. Seu namorado e a ex precisam estarem dispostos a fazerem uma pausa um do outro enquanto vocês se concentram no que têm juntos. Não precisa ser uma pausa permanente, mas é a coisa mais respeitosa a se fazer.

Publicidade

Guardar lembranças da ex

Olhar lembranças de um relacionamento faz parte do processo de cura. Mas, seu namorado também precisa aprender a abandoná-las quando os sentimentos forem resolvidos. Ele não precisa guardar o moletom favorito e todas aquelas cartas de amor.

Leia também:  5 sinais de que alguém está com ciúmes de você

Quanto às fotos, uma coisa é ter uma foto de grupo que inclua a ex. Outra é erigir um santuário para essa pessoa, ou revestir o quarto com uma exibição dos dias de glória juntos.

Sugira com delicadeza e tato a substituição dessas molduras por novas memórias de vocês dois.

Dizer que não está pronto para o compromisso

Um outro sinal de que seu namorado ainda se interessa pela ex é ter medo do compromisso dizendo: “eu te amo, mas não estou apaixonado por você”, ou “gosto de você, mas ainda quero ver outras pessoas”.

Se um relacionamento de longa data não estiver avançando, o obstáculo poderá ser outra pessoa do passado.

Ele já te chamou pelo nome dela

A lembrança dos bons momentos que passou com ela faz com que seu namorado ainda se interessa pela ex e pense nela com tanta frequência. Portanto, não é nenhuma surpresa se ele te chamar pelo nome dela.

Isso já aconteceu com você? Se sim, então significa que ela ainda é namorada dele, e você está lá simplesmente para ocupar o seu lugar. Se isso já aconteceu mais de uma vez, repense seu lugar nesse relacionamento. Você não deve acabar como o rebote na história de ninguém.

Leia também:  Sinais de que outra mulher está flertando com seu marido

Palavras finais caso seu namorado ainda se interessa pela ex

Por mais sofrimento e dor de cabeça que descobrir que seu namorado ainda se interessa pela ex cause, é possível sobreviver. Porém, quanto mais você esperar para falar, maior será a probabilidade de se ressentir da situação.

Comece o diálogo fazendo uma abordagem de “trabalhar em conjunto”, em vez de ferir seu namorado com palavras raivosas. Use frases como “preciso da sua ajuda”, “preciso da sua garantia” ou “eu te amo e quero trabalhar com você nisso”.

Se você deseja manter um relacionamento saudável com seu namorado, tome cuidado para não entrar prematuramente no trem do ciúme e fazer acusações rápidas. Sem um contexto mais amplo, não há razão para ofender seu parceiro com uma atitude de “como você se atreve” a cada pequena suspeita.

O ciúme extremo é pior do que seu namorado ainda se interessar pela ex. Muitas vezes um problema é apenas sentimentos, e estar constantemente à procura de coisas ruins tende a gerar problemas mais profundo de confiança.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *