Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Escolhendo a felicidade em sua vida

Chão de tijolos escrito Happiness em amarelo

Escolhendo a felicidade em sua vida. Com muita frequência em nossas vidas, colocamos a felicidade totalmente fora de alcance. Eu ouço as pessoas reclamarem: “Nunca serei feliz” e “A felicidade não foi feita para mim”. Infelizmente, essas declarações são sintomáticas do problema.

A felicidade não está fora de alcance; nós apenas a colocamos lá devido a outras coisas, muitas vezes menos importantes.

O Sr. e a Sra. Smith

Por exemplo, vejamos como o Sr. e a Sra. Smith se comunicam quando discutem. Suas comunicações são frequentemente marcadas pela tentativa de contradizer o outro, e vice-versa. O Sr. Smith frequentemente insiste que seu ponto de vista é o único certo.

O Sr. Smith está escolhendo, quer ele perceba ou não, ser infeliz. Ele escolheu ser o “certo”, em vez de trabalhar pela tranquilidade do casamento.

Enquanto o Sr. Smith se sente um vencedor, sua esposa agora está com raiva, chateada e muito infeliz. A infelicidade dela eventualmente chegará a ele, já que eles compartilham grande parte de suas vidas juntos. Talvez os dois se sintam muito pior após essas discussões, embora o Sr. Smith continue a “ganhá-los”.

Leia também:  Os 9 componentes para alcançar uma felicidade mais duradoura

Se a vida é vencer esse argumento, o Sr. Smith terá “vencido” na vida. Porém, não será um grande consolo quando olhar para trás e ver como ele tornou a vida miserável para si e sua esposa.

Frequentemente, somos apanhados pela emoção de uma discussão e por esse sentimento de “estarmos certos”, de que perdemos de vista o propósito da discussão.

Ganhar a discussão torna-se mais importante do que os sentimentos da pessoa com quem estamos discutindo.

Mas o que exatamente o Sr. Smith “ganhou?” É provável que a Sra. Smith dê um tapa na cabeça e diga: “Nossa, você está certo! Obrigado por passar os últimos 15 minutos discutindo seu ponto, porque agora eu vejo a luz! ”

Não conheço muitas pessoas que saem de uma discussão dizendo isso (além de sarcasticamente). Ao bater na outra pessoa para que ele veja seu ponto de vista em uma discussão, a única coisa que você “ganhou” foi a amarga miséria e o ressentimento da parte dela.

Faça a si mesmo uma pergunta simples: você se sente melhor ou pior sobre si mesmo depois de discutir com alguém (especialmente uma pessoa importante)? Como você acha que a outra pessoa se sente ??

Leia também:  A busca da felicidade: características de pessoas felizes

A maioria dos argumentos é, em última análise, sem sentido e conduzida sobre pequenos assuntos que têm pouco ou nenhum significado real na vida.

Ao escolher argumentar, em vez de escolher ser feliz, você está definindo seu próprio curso. Os dois são mutualmente exclusivos. Nunca conheci duas pessoas que fossem realmente felizes ao discutir.

E quando a discussão é importante?

Às vezes, uma discussão ou argumento é importante e as soluções devem ser descobertas ou o problema irá crescer. Isso significa inevitavelmente que ambas as partes se comprometerão com alguma forma de resolver o impasse.

A quantidade e a extensão do acordo entre o Sr. e a Sra. Smith, entretanto, frequentemente determinam quem se sente melhor após uma discussão. A pessoa que faz mais concessões geralmente se sente pior.

É importante para uma pessoa escolher cuidadosamente quando uma discussão é importante. Discutir sobre hábitos pessoais, chegar atrasado, fazer uma tarefa ou lembrar-se de pegar leite não são importantes, a menos que uma pessoa no relacionamento diga isso.

Leia também:  Como conseguir a vida que você sempre quis?

Eles são uma perda de tempo, uma fonte de estresse constante e desnecessário e provavelmente ocasionarão mais ressentimentos do que soluções.

Da próxima vez que você estiver pensando em trazer à tona um problema ou ponto para alguém, ou corrigir uma simples declaração falsa ou fato que pode estar um pouco fora do lugar, reconsidere o que você e a outra pessoa têm a ganhar com sua escolha.

Aposto que nove em cada dez vezes, você seria mais feliz, e a outra pessoa também, se decidir não se envolver nessa discussão. É uma escolha e você tem o poder de fazer isso.

Sim, isso significa morder a língua. Isso significa aprender a abrir mão de coisas que, de outra forma, você mencionaria. E significa preocupar-se o suficiente com a felicidade da outra pessoa (e com a sua própria!).

Nem sempre será fácil, e as primeiras vezes serão difíceis. Mas quanto mais você aprender a deixar as pequenas coisas da vida deslizarem sobre você, como uma brisa suave sopra em um campo, mais em paz e mais feliz você ficará.

Comece hoje … Escolha a felicidade ao invés de estar certo.

descarte narcisista (1) fúria narcisista (1) gaslighting (5) hoovering narcisista (5) love bombing (5) macacos voadores (2) mulher narcisista (9) mulher psicopata (8) mãe narcisista (3) narcisista maligno (3) narcisista oculto (1) narcisista vulnerável (4) pais narcisistas (9) passivo-agressivo (5) redes sociais (29) relacionamento rebote (3) relacionamento tóxico (10) suprimento narcisista (2) tratamento silencioso (3) triangulação narcisista (2)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *