3 razões que levam uma pessoa a não ser feliz consigo

Mulher à beira da praia durante uma chuva e segurando um guarda-chuvas do avesso

Categoria: Felicidade

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Início do artigo

Enquanto Psicólogo, algumas pessoas aparecem em meu consultório com problemas muito específicos: insônia crônica, ataques de pânico, medo de aranhas e coisas semelhantes.

Porém, geralmente, elas não têm tanta certeza de por que precisavam de terapia:

  • Não estou deprimido, só não sinto mais muita alegria na minha vida;
  • Minha vida é ótima, mas não consigo me livrar dessa infelicidade constante;
  • Eu deveria estar feliz, afinal tenho muitas coisas e pessoas boas na minha vida, mas não estou e não tenho ideia do porquê.

Portanto, grande parte do nosso trabalho juntos foi apenas tentar descobrir as causas mais profundas da infelicidade. Afinal, as principais causas de nossa infelicidade nem sempre são óbvias.

Na verdade, existem razões psicológicas muito sutis pelas quais somos cronicamente infelizes, e identificá-las é o primeiro passo para uma vida mais alegre e plena. Se você acha que deveria ser mais feliz consigo, veja se encontra e elimina essas causas psicológicas:

Guardar ressentimentos

Um dos sinais mais óbvios de que você está cronicamente infeliz é que está cheio de ressentimentos:

  • Sempre reclamando de um chefe insensível ou gerente chato;
  • As conversas parecem retornar às mesmas histórias de infância sobre como foi injustiçado ou decepcionado;
  • E ninguém, aparentemente, realmente entende sua dor, sofrimento e o quanto está ferido.

Claro, todos nós fazemos reclamações improdutivas às vezes! Mas para algumas pessoas, é quase um modo de vida. Elas se apegam tanto aos ferimentos do passado que acabam sendo definidos por eles.

Por outras palavras, algumas pessoas são seus ressentimentos. Elas são tão consumidos por eles que toda a sua vida gira em torno de mágoa e de dor do passado. Se parar e pensar sobre isso, vai entender como alguém poderia não ser miserável e infeliz se toda a sua vida gira em torno de ferimentos do passado?

  • Como estabelecer metas significativas para o futuro e atingi-las enquanto se está constantemente ruminando sobre o passado?
  • Como manter relacionamentos saudáveis ​​enquanto está perdido no passado e não consegue estar verdadeiramente presente com as pessoas no momento?
  • Como desfrutar de momentos felizes e emoções positivas se sua mente está constantemente em modo de análise, tentando entender os detalhes de cada deslize cometido contra você?

Mas, se guardar ressentimento é tão obviamente tóxico e nos deixa tão cronicamente infelizes, por que fazemos isso?

Por que é tão difícil abandonar nossos ressentimentos?

Claro que a situação de cada um é diferente. E há muitos fatores que entram nisso. Porém, uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas não conseguem abandonar os ressentimentos é que elas estão confusas sobre o que realmente significa abandonar.

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Especificamente isso: Abandonar o ressentimento é um hábito, não uma decisão.

Veja, muitas pessoas pensam que, uma vez que decidem realmente deixar o passado para trás e seguir em frente, isso será suficiente. Mas se você pensar melhor, isso é completamente irreal!

Você passou anos (décadas, talvez) ensaiando e reforçando os hábitos mentais de ruminar e elaborar ressentimentos. Você acha que todo esse reforço mental vai desaparecer em um piscar de olhos porque você decidiu que quer abandoná-lo?

Isso é como dizer que os quilos vão desaparecer porque você decidiu perder peso! Porém, a decisão inicial de abandonar os ressentimentos é importante, mas é apenas o primeiro passo.

Se você realmente deseja se livrar dos ressentimentos, deve se comprometer a treinar novamente seu cérebro para eliminar o hábito do ressentimento. E, como qualquer forma de treinamento, isso exigirá tempo, paciência e prática.

Isso significa que dezenas de vezes por dia você sentirá o impulso de começar a pensar mais sobre seus ressentimentos. E a cada vez, você terá que se comprometer a deixá-los ir e manter o foco no presente.

Sim, você se machucou e tem todo o direito de se sentir magoado e de se lembrar de como isso foi injusto e ruim. Mas aqui está a coisa: só porque você justifica seus ressentimentos não significa que eles sejam bons.

Se você realmente deseja deixar de lado os ressentimentos, deve se comprometer com a prática de manter sua atenção focada no presente, apesar de ter justificativa para revisitar o passado.

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Preocupar-se com coisas que não pode controlar

Infelizmente, não é apenas o passado que temos dificuldade em deixar para trás, e a infelicidade de muitas pessoas vem de uma preocupação crônica com o futuro.

A preocupação é um pensamento negativo inútil sobre o que pode acontecer no futuro. É diferente da solução de problemas ou do planejamento porque não resulta em nada produtivo e geralmente é irracional.

Mas, como ruminar, é algo que todos nós fazemos às vezes, entao:

  • Preocupamo-nos com o que nosso chefe pensa sobre nossa nova proposta;
  • Preocupamo-nos com o que nosso cônjuge dirá se dermos a ele um feedback honesto e;
  • Preocupamo-nos com a forma como o nosso filho irá lidar com o primeiro dia de escola.

Embora a preocupação irreal ocasional leve a um pouco de ansiedade e tensão, não será uma grande barreira para sua felicidade na vida. A maioria das pessoas tem um pouco de preocupação e a ignora com relativa rapidez para que possam voltar às suas vidas.

Mas algumas pessoas ficam presas na preocupação. Tanto que se torna um hábito ou mesmo uma compulsão:

  • Durante as reuniões de trabalho, você está constantemente pensando no que as outras pessoas estão pensando sobre você. Tanto que é difícil simplesmente manter o foco no assunto;
  • Você gasta tanto tempo imaginando situações terríveis em que seu cônjuge o abandona que nunca dá um feedback ou uma crítica honesta. Isso leva a uma falta de intimidade e a uma ansiedade constante;
  • Você se preocupa tanto com as dificuldades de seu filho na escola que verifica regularmente se ele está indo bem. E embora pareça um alívio a curto prazo, está apenas piorando sua ansiedade.
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Junto com essas preocupações crônicas vem uma quantidade enorme de ansiedade e estresse quase constantes, levando à conclusão bastante direta de que: é difícil ser feliz quando você está constantemente ansioso.

Se a preocupação crônica leva a tanta infelicidade, por que a temos?

Por que continuar a se preocupar com coisas que sabemos que não são realmente racionais, ou estão fora de nosso controle? Especialmente quando isso nos deixa tão infelizes?

Ao contrário do equívocos comum, a maioria dos preocupados crônicos sabe que sua preocupação é irracional e inútil:

  • Ninguém realmente acredita que se preocupar com o voo de seu cônjuge tornará menos provável que ele se envolva em um acidente;
  • Ninguém realmente acredita que se preocupar com o que as outras pessoas pensam as fará pensar de forma mais positiva.

Por outras palavras: não nos preocupamos realmente em mudar os resultados, mas em mudar a nós mesmos. Mais especificamente: preocupamo-nos porque temporariamente nos faz sentir mais no controle.

Mesmo que a preocupação não faça nada de produtivo, e mesmo que nos faça sentir ansiosos e infelizes a longo prazo, nos preocupamos porque a curto prazo nos faz sentir melhor, nos faz sentir que podemos fazer algo sobre preocupações que estão fundamentalmente fora do nosso controle.

Veja, os seres humanos odeiam se sentir desamparados. Odiamos tanto o desamparo que estamos dispostos a nos sentir incrivelmente ansiosos e infelizes, se por um breve momento isso aliviar esse desamparo e nos fizer sentir mais seguros e no controle.

Nos preocupamos porque, apesar das consequências negativas a longo prazo, os benefícios a curto prazo são poderosos:

  • Você não pode controlar completamente se seu filho terá um primeiro dia difícil na escola. Mas pensar obsessivamente sobre isso lhe dá algo para fazer: algo que se parece muito com a verdadeira solução de problemas. E assim, temporariamente, se sente um pouco menos desamparado;
  • Você não pode controlar completamente se algumas pessoas não gostam de você. Mas se preocupar com o que elas pensam lhe dá algo para fazer. E, como resultado, temporariamente o distrai da dor emocional de reconhecer que elas podem não gostar de você e nem sempre há muito o que fazer a respeito.

Resumindo: nos preocupamos porque gostamos de nos sentir no controle. Mas, infelizmente, esse sentimento é apenas temporário. E a ferramenta que usamos para chegar lá, a preocupação, é improdutiva e causa enorme ansiedade.

Como não estamos dispostos a enfrentar nossa falta de controle, nos tornamos infelizes com ansiedade e estresse. Por outro lado, se você estiver disposto a reconhecer e tolerar seu desamparo, eliminará o hábito da preocupação crônica e recuperará grande parte da felicidade perdida.

Cercar-se de pessoas que você não gosta

Um dos grandes mitos do movimento de autoajuda é que suas lutas estão todas na sua cabeça. Que se você apenas melhorasse sua mentalidade, atualizasse suas crenças inúteis ou começasse a pensar de forma mais positiva, tudo seria melhor, inclusive sua felicidade.

Mas, isso não funciona. Nossas circunstâncias na vida, especialmente outras pessoas, nos afetam, não importa quanto pensamento positivo tenhamos. Então, acreditar que as circunstâncias não importam desde que você tenha a mentalidade certa não é apenas ilusão, é também perigoso.

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Aqui está o porquê: quando você deposita todos os seus recursos para gerenciar a si mesmo, sobra pouco para gerenciar o ambiente. E seu ambiente importa, especialmente seu ambiente social:

  • Se você é casado com um narcisista manipulador, ficará infeliz, não importa quantos mantras positivos recite para si mesmo todas as manhãs;
  • Se você passar 8 horas por dia trabalhando em uma empresa que odeia, fazendo um trabalho que despreza, com pessoas que não suporta, vai se sentir infeliz, não importa quanta meditação de atenção plena você faça;
  • Se você continuar permitindo que sua mãe se intrometa em seu casamento, terá muitos conflitos e infelicidade no relacionamento, não importa quantas sessões de terapia de casal participe.

Isso tudo é para fazer o que deveria ser um ponto bastante direto: as pessoas com as quais você se cerca influenciam profundamente sua felicidade. Se você se cercar de pessoas honestas e solidárias que compartilham e respeitam seus valores, bem, você se sentirá muito bem.

Por outro lado, se você estiver cercado por pessoas críticas, que o arrastam para baixo e que não respeitam seus valores e direitos, se sentirá muito mal. E é por isso que uma das formas mais prejudiciais de autossabotagem é continuar se cercando de pessoas de quem não se gosta.

Por que tantas pessoas passam tanto tempo com quem não suportam?

Aqui está o maior motivo: a falta de vontade de estabelecer limites saudáveis. Por exemplo: você sabe que quando alguém liga para você, isso sempre o estressa e depois afeta seu humor. Então, por que você sempre atende as ligações dele?

Porque você tem medo de estabelecer limites e:

  • Tem medo do que ele vai pensar de você se não atender a ligação;
  • Tem medo do texto desagradável que receberá como resultado;
  • Tem medo dos comentários passivo-agressivos que receberá no próximo jantar em família.

Estabelecer e manter limites saudáveis , especialmente com pessoas próximas a nós, é muito difícil:

  • Requer que toleremos muitas emoções dolorosas como medo, tristeza, frustração e solidão e;
  • Às vezes, também requer grandes mudanças em nossas vidas e relacionamentos, até cortando ou limitando as interações com pessoas de quem éramos próximos no passado.

Mas qual é a alternativa?

  • Continuar ansioso e infeliz perto dessas pessoas?
  • Continuar a deixá-los ditar como você vive sua vida?
  • Continuar a comprometer seus valores e objetivos para acomodar os deles a cada passo do caminho?

Nada disso é fácil, claro. Mas é difícil ser feliz se você se cercar de pessoas que o deixam infeliz. Tenha a coragem de ser assertivo, estabeleça limites saudáveis ​​e você ficará mais feliz no longo prazo.

Palavras finais

Se você puder:

  • Comprometa-se a deixar de lado os ressentimentos;
  • Pare de se preocupar com coisas que não pode controlar e;
  • Estabeleça limites em relacionamentos prejudiciais.

A infelicidade é resultado de fatores psicológicos sutis e difíceis de detectar. Mas, se você identificá-los e começar a trabalhar com eles, uma felicidade mais duradoura e autêntica se seguirá.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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