O que fazer quando não encontrar um Psicólogo grátis ? Uma das maiores razões pelas quais as pessoas não procuram um Psicólogo é dinheiro. Elas observam as taxas horárias de um psicoterapeuta, que pode variar entre R$ 165,58 a R$ 283,87 (valores de agosto de 2020. TABELA DE HONORÁRIOS ATUALIZADA), e imediatamente buscam por um Psicólogo grátis.
Mas, se você não pode pagar por um Psicólogo particular e também não encontrou alguém que atenda gratuitamente, há várias outras opções úteis:
Consulte seu plano de saúde
Se você possui um plano de saúde, peça que lhe forneçam uma lista de Psicólogos que estão próximos a você, ou que sejam especializados no problema com o qual você está procurando ajuda. Você pode conseguir um bom desconto.
Procure por uma clínica escola
As clínicas escola estão tipicamente localizados em universidades, onde estudantes de Psicologia ou de pós-graduação se preparam para se tornar psicólogos clínicos. Lá os alunos são treinados e supervisionados por psicólogos formados com anos de experiência em condições específicas de saúde mental.
Leia livros de auto-ajuda
Os livros são minha primeira recomendação, e você também pode entrar em contato com um psicoterapeuta local para obter outras informações do que você pode ler sobre o seu problema. Isso pode ajudar a restringir as opções e permitir que você se concentre em recursos de qualidade.
Participe de grupos de apoio
Grupos de apoio geralmente são gratuitos ou pelo menos mais acessíveis que a psicoterapia individual. Eles podem ser administrados por profissionais de saúde mental e Psicólogos. Sempre pergunte a um psicoterapeuta se eles também oferecem sessões em grupo, que podem ter um preço mais acessível.
O melhor dos grupos é poder conhecer outras pessoas que estão enfrentando problemas semelhantes, o que pode criar um espaço seguro e acolhedor. Grupos como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos anônimos podem ser uma boa opção.
Considere também suporte à saúde mental como o CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA.
Peça descontos
Alguns psicoterapeutas podem oferecer descontos. Você pode dizer ao profissional: “Estou procurando um Psicólogo, mas estou com pouco dinheiro. Você tem algum programa de desconto ou um grupo disponível?”.
Mesmo se eles não puderem dar desconto, pelo menos poderão encaminhá-lo a um profissional que o faça.
Reavalie suas despesas
Há algumas situações em que a impossibilidade de pagamento está relacionado à prioridades. Considere se você pode reorganizar seu orçamento para acomodar a psicoterapia.
Eu trabalhei com clientes que “não podiam pagar” pelos meus serviços, mas descobriram um grande valor na psicoterapia e optaram por ficar sem outras coisas menos importantes.
Ouça podcasts e assista vídeos
Ouvir podcasts e assistir vídeos de auto-ajuda, como palestras no YouTube podem ser muito inspiradores e têm bons conselhos. Ao pesquisar podcasts considere temas como psicoterapia ou de crescimento pessoal.
Eu sei que isso não é como estar de fato com um Psicólogo, mas acredito que o crescimento pessoal exige tempo. Nem tudo tem que ser sobre psicologia.
Consulte sua congregação
Se você pertence a uma congregação religiosa, converse com seu pregador, pastor ou padre sobre sua necessidade e veja se sua igreja oferece serviços de psicoterapia ou se está disposta a ajudar a pagar um Psicólogo.
Considere a terapia corporal
Não se esqueça da terapia corporal, incluindo quiropraxia e massagem. As escolas geralmente cobram pequenas taxas pelos serviços prestados por seus alunos.
Nada é mais importante que sua saúde física e mental. Se os recursos e grupos de auto-ajuda não estiverem funcionando, considere o preço de não procurar ajuda profissional.
Há custos por não receber o devido tratamento, como salários perdidos por ausências, pressão sobre os relacionamentos familiares, qualidade e duração de sua vida.
Até a próxima !