O que fazer quando há lista de espera para um Psicólogo?

Uma fila de pessoas esperando para entrar em uma porta branca

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Quando você busca atendimento psicológico e precisa aguardar em uma lista de espera, parece não haver escolha, especialmente se você já ligou para outros locais com listas igualmente longas.

Porém, existem outras opções se você não puder esperar por muito tempo para iniciar a terapia.

Você pode:

  • Procurar um Psicólogo particular com experiência semelhante e que não tem uma lista de espera;
  • Obter um encaminhamento médico para um convênio com pronto atendimento ou;
  • Iniciar, imediatamente, a terapia de forma online.

Quanto tempo você está disposto a esperar?

Quanto é muito tempo para esperar depende de você e de sua situação em particular. Para muitas pessoas, de uma semana a um mês é uma quantidade aceitável de tempo.

No entanto, esse pode ser muito tempo se você estiver em crise ou sentir que está à beira de uma.

Por outro lado, se você acha que encontrou o Psicólogo certo, não está em crise e está pensando em começar a terapia há anos, pode não ser tão difícil esperar mais do que algumas semanas.

Leia também:  Os 4 grandes mitos sobre a Psicologia baseada em evidências

Ao decidir quanto tempo você está disposto a esperar, considere o seguinte:

  • Quão graves são seus sintomas ou preocupações;
  • Com que urgência você acha que precisa iniciar a terapia;
  • Há quanto tempo você está pensando em fazer terapia;
  • Há quanto tempo você está procurando um Psicólogo e para quantos outros você ligou;
  • Quão específicas são suas necessidades e preferências, e quão bem o Psicólogo que você encontrou as atende.

Em última análise, só você pode saber quanto tempo é muito tempo para esperar. Mas, esperar mais de seis meses coloca você em risco de nunca chegar à primeira sessão, porque muita coisa pode mudar nesse período de tempo.

Não desista

É preciso coragem, esforço e persistência para reconhecer que você precisa de terapia, pesquisar suas opções locais e procurar um Psicólogo.

Por outro lado, é desanimador quando você finalmente liga para marcar uma consulta e descobre que o local que você escolheu tem uma lista de espera muito longa, ou não está aceitando novos pacientes.

Quando isso acontece, parece que você nunca receberá a ajuda de que precisa. Mas, não desista! Você já superou todos os obstáculos até agora, e pode superar este último.

Aproveite as incursões que você já fez

Você pode tirar proveito de ter encontrado um Psicólogo com uma lista de espera, pedindo para ajudá-lo a encontrar outro profissional.

Não é rude dizer a um Psicólogo que você não pode esperar meses para sua primeira consulta. A maioria dos Psicólogos não gosta de ter que mandá-lo embora ou pedir para você esperar.

Leia também:  É normal ficar ansioso ao ir pela primeira vez no Psicólogo?

Pergunte ao Psicólogo se ele pode recomendar outros profissionais. Muitos fazem parte de redes profissionais locais e têm colegas para quem encaminham pacientes que não podem atender.

Quais opções atendem às suas necessidades e orçamento?

É fácil se envolver no romance de ler os perfis dos Psicólogos e imaginar que há alguém por aí que será a combinação perfeita para você. Mas isso fará com que você fique bloqueado, frustrado ou preso em sua pesquisa.

Você estará prestando um desserviço a si mesmo se ficar muito exigente. Apegar-se à ideia de ver uma pessoa específica tornará as coisas mais difíceis, principalmente se suas necessidades puderem ser atendidas por uma ampla gama de profissionais.

Mas, algumas coisas valem a pena insistir. Se você deseja processar ou curar um trauma, por exemplo, é importante encontrar um Psicólogo que seja treinado em um ou mais métodos de terapia baseados em traumas.

Você precisa ter certeza de que esse Psicólogo se encaixa bem em termos dos tipos de pacientes com os quais ele tem experiência em trabalhar, o método que ele usa, sua personalidade e seu histórico.

Portanto, se você já consultou um Psicólogo antes e sabe o que funciona e o que não funciona, então use esse conhecimento para ser o mais exigente e específico possível na próxima procura.

Publicidade

Mas, se você está começando na terapia e não tem certeza de que tipo de Psicólogo deve consultar, então não perca tempo pensando demais.

Leia também:  Enfrentando o medo de ser julgado pelo Psicólogo

Lembre-se de que muitos dos problemas que levam as pessoas à terapia não exigem qualificações especiais para serem tratados.

A maioria dos Psicólogos usa métodos que são efetivos ao abordar uma ampla gama de problemas de saúde mental. Se você quer trabalhar com alguém que vai ajudá-lo a mudar seus hábitos, aliviar sintomas de ansiedade ou depressão, resolver conflitos de relacionamento ou se entender um pouco melhor, existem muitos Psicólogos que atenderão às suas necessidades.

Tente a terapia online

Muitas pessoas hesitam em tentar a terapia online por medo de não ser tão “real” ou não funcionar e ter benefícios quanto ver alguém pessoalmente. No entanto, as vantagens de consultar um Psicólogo presencialmente são sutis, não essenciais.

A terapia online funciona tão bem quanto a terapia presencial. Isso o torna uma excelente opção quando os recursos locais são limitados. Os Psicólogos online estão preparados para se conectar rapidamente as pessoas e não têm tempo de espera.

Outra vantagem exclusiva que a terapia online oferece é a facilidade de mudança, caso o primeiro Psicólogo com quem você se encontrar não for uma boa combinação. Você pode simplesmente buscar alguém novo.

Quando você não conseguir encontrar a pessoa certa localmente, é sinal de que o Psicólogo online é a melhor opção.

O Psicólogo certo pode estar a apenas um clique de distância!

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *