O que considerar ao procurar terapia por mensagem de texto?

Parte do rosto de uma mulher mexendo no seu celular

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A terapia por mensagem de texto está em um nível crescente de popularidade nos últimos anos. Cada vez mais e mais pessoas estão usando seus telefones para usufruir dessa modalidade de ajuda. Ela fica ainda mais atraente se você pensar que pode obter ajuda sem sair de casa.

Talvez você já tenha pensado em experimentar a terapia por mensagem de texto, mas ainda se pergunta como, exatamente, ela funciona? Enviar mensagens de texto para um Psicólogo é realmente tão simples e útil?

Como funciona a terapia por mensagem de texto?

O serviço de terapia por mensagem de texto funciona da seguinte forma:

  1. Depois de encontrar um Psicólogo que faça terapia por mensagem de texto, você enviará mensagens detalhando que tipo de ajuda precisa;
  2. A partir daí, vocês trocarão mensagens de texto em tempo real.

Assim como a terapia pessoal, a terapia por mensagem de texto também oferece privacidade. Então, você estará seguro para se abrir sobre questões pessoais e compartilhar o que quiser.

O Psicólogo ajudará explorando o problema e identificando maneiras de lidar com ele.

Leia também:  A terapia por telefone é capaz de destruir barreiras emocionais

Quanto custa a terapia por mensagem de texto?

O custo da terapia por mensagem de texto vai variar dependendo da plataforma usada e dos serviços adicionais que ela inclui. Mas você geralmente pagará menos do que uma terapia presencial ou por vídeochamada.

Algumas plataformas cobram uma taxa semanal, mas faturam mensalmente, portanto, saiba quanto o serviço cobrará de você e quando.

Os benefícios da terapia por mensagem de texto

Embora a terapia por mensagem de texto não funcione bem para todos, ela oferece alguns benefícios que a tornam uma abordagem eficaz para a maioria das pessoas.

Você vai se sentir mais à vontade

A terapia por mensagem de texto é bem-sucedida para algumas pessoas por causa de algo chamado “efeito calmante online”. Resumindo, isso significa que muitas pessoas consideram as interações online menos estressantes do que as presenciais.

Se você tem problemas para se comunicar pessoalmente, vive com ansiedade social, ou simplesmente acha difícil se abrir com pessoas que não conhece bem, é mais fácil usar mensagens de texto para compartilhar suas dificuldades, de um lugar onde se sinta calmo, como se estivesse em casa.

É mais barata

A terapia não é barata, especialmente se você estiver pagando do próprio bolso. Os custos aumentam rapidamente se você fizer sessões semanalmente.

Mas, ainda que você mesmo pague pela terapia por mensagem de texto, geralmente pagará menos a cada mês do que se for à um Psicólogo pessoalmente ou por vídeochamada.

Ajuda a gerenciar problemas temporários ou menores

A terapia é uma ajuda para qualquer tipo de preocupação, e você não precisa ter sintomas específicos para se beneficiar dela. Então, conversar com um Psicólogo, mesmo por mensagem de texto, vai ajudá-lo a lidar com suas emoções e obter orientação sobre como seguir adiante.

Permite ser atendido sem sair de casa

Talvez você more em uma cidade pequena ou em uma área rural, tenha problemas para sair de casa, seja por problemas de mobilidade, doença física ou sintomas de saúde mental que dificultam a saída de casa.

Independente do motivo, todos que desejam ajuda devem obtê-la. Se você não conseguir essa ajuda localmente, considere a terapia por mensagem de texto como uma opção.

Leia também:  Como conseguir convencer alguém a ir no Psicólogo?

Digamos que você se identifique como LGBTQIA e queira apoio, mas mora em uma comunidade que não é tão receptiva, ou não tem certeza se um Psicólogo local oferecerá apoio compassivo e sem julgamento. A terapia por mensagem de texto permite o acesso à um grupo mais amplo de profissionais.

Desvantagens da terapia por mensagem de texto

Apesar de seus benefícios, especialmente para pessoas com dificuldade para acessar a um Psicólogo local, a terapia por mensagem de texto está longe de ser perfeita.

A relação terapêutica pode não ser a ideal

O Psicólogo tem um papel muito específico. Ele se torna uma pessoa importante na vida de seu paciente, mas fornece um serviço específico pelo qual ele paga. O Psicólogo não pode ser seu amigo, parceiro ou fazer parte de sua rotina diária.

Ao se comunicar com um Psicólogo por meio de mensagens de texto, seu relacionamento pode parecer menos profissional. Talvez eles façam piadas ou enviem emojis. Não há nada inerentemente errado com essas coisas, e elas certamente facilitam a abertura. Mas essa casualidade também pode prejudicar o objetivo da terapia, especialmente em formato de texto.

Saber que você pode enviar mensagens de texto para alguém sempre que quiser, faz com que o Psicólogo pareça menos um profissional e mais um amigo. É importante manter clara a diferença nessas relações.

Nem todas as plataformas são seguras

Antes de usar algum aplicativo para a terapia por mensagem, verifique se ele é privado e seguro. Mesmo aplicativos da Web bem protegidos podem, eventualmente, enfrentar violações de segurança ou vazamentos de dados. Esse é um risco importante a ser considerado.

O aplicativo que você escolher deve oferecer pelo menos um nível básico de privacidade.

Verifique as credenciais do Psicólogo, da mesma forma que faria se o encontrasse pessoalmente. Nunca é uma má ideia verificar suas qualificações para garantir que ele tenha a experiência e o treinamento certos para suas preocupações.

Mensagens de texto não transmitem tom ou linguagem corporal

O tom e a linguagem corporal não aparece claramente em formatos escritos. E essa é uma das principais desvantagens da terapia por mensagem de texto, já que o tom de voz e a linguagem corporal têm muito peso na comunicação.

Leia também:  Para que servem os relógios no consultório dos Psicólogos?

Um Psicólogo presencial usa suas expressões faciais, postura e fala para obter mais informações sobre como você se sente. Sem esses guias, ele não terá informações importantes sobre as emoções por trás de suas palavras.

No entanto, o texto torna mais fácil colocar sentimentos difíceis em palavras, especialmente se o assunto for algo que você resiste em discutir abertamente.

Exige muita leitura e escrita

Escusado é dizer que a terapia por mensagem de texto significa que você tem que escrever muito. Algumas das mensagens podem ser bem longas, porque colocar emoções difíceis em palavras leva mais do que algumas frases.

Se você não achar fácil se comunicar por escrito, esse formato vai exauri-lo rapidamente, bem como ser mais estressante do que útil.

Não recomendado para crises ou sintomas graves de saúde mental

A terapia por mensagem de texto é mais frequentemente recomendada para crises e angústias temporárias ou leves. Isso inclui coisas como:

  • Sintomas leves de estresse ou ansiedade;
  • Problemas com amigos ou familiares;
  • Problemas de relacionamento;
  • Mudanças de vida.

Se você tiver sintomas graves de transtorno mental, incluindo depressão persistente ou pensamentos suicidas, a terapia por mensagem não é a ideal.

Publicidade

Considerações finais sobre a terapia por mensagem de texto

Se você está enfrentando desafios, obter um suporte que funcione é o mais importante. A terapia por mensagem de texto ajuda muitas pessoas, e fará a diferença para você também.

Mas, se a conexão com seu Psicólogo for difícil, pode não notar muita mudança. Se você não ver nenhuma melhora com a terapia por mensagem de texto, então será hora de considerar outras abordagens, como terapia por vídeochamada ou terapia presencial.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.