O que fazer quando não encontrar um Psicólogo grátis?

Homem de óculos olhando pela janela e vendo seu próprio reflexo

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O que fazer quando não encontrar um Psicólogo grátis ? Uma das maiores razões pelas quais as pessoas não procuram um Psicólogo é dinheiro.

Elas observam que uma consulta psicológica custa em média, conforme a Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos, o preço de R$ 298,27.

Então imediatamente buscam por um Psicólogo grátis. Mas, se você não pode pagar por um Psicólogo particular e também não encontrou alguém que atenda gratuitamente, há várias outras opções úteis:

Consulte seu plano de saúde

Se você possui um plano de saúde, peça que lhe forneçam uma lista de Psicólogos que estão próximos e que sejam especializados no problema com o qual está precisando de ajuda. Você pode conseguir um bom desconto.

Leia também:  Por que você deve evitar a terapia com valor social?

Procure por uma clínica escola

As clínicas escola estão tipicamente localizados em universidades, onde estudantes de Psicologia ou de pós-graduação se preparam para se tornar psicólogos clínicos. Lá os alunos são treinados e supervisionados por psicólogos formados com anos de experiência em condições específicas de saúde mental.

Leia livros de auto-ajuda

Os livros são minha primeira recomendação, e você também pode entrar em contato com um Psicólogo local para obter outras informações do que você pode ler sobre o seu problema. Isso vai ajudar a restringir as opções e permitir que se concentre em recursos de qualidade.

Publicidade

Participe de grupos de apoio

Grupos de apoio geralmente são gratuitos, ou pelo menos mais acessíveis que a terapia individual. Eles são administrados por profissionais de saúde mental e Psicólogos. Sempre pergunte se também oferecem sessões em grupo, que podem ter um preço mais acessível.

Leia também:  Sinais de que a terapia está fazendo efeito

O melhor dos grupos é conhecer outras pessoas que estão enfrentando problemas semelhantes, criando um espaço seguro e acolhedor. Grupos como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos anônimos são uma boa opção.

Considere também suporte à saúde mental como o Centro de valorização da vida.

Peça descontos

Alguns Psicólogos podem oferecer descontos. Você pode dizer ao profissional: “Estou procurando um Psicólogo, mas estou com pouco dinheiro. Há algum programa de desconto ou um grupo disponível?”.

Mesmo se eles não puderem dar desconto, pelo menos poderão encaminhá-lo a um profissional que o faça.

Reavalie suas despesas

Há algumas situações em que a impossibilidade de pagamento está relacionado à prioridades. Considere se você pode reorganizar seu orçamento para acomodar uma terapia.

Eu trabalhei com clientes que “não podiam pagar” pelos meus serviços, mas descobriram um grande valor na terapia, optando por ficar sem outras coisas menos importantes.

Ouça podcasts e assista vídeos

Ouvir podcasts e assistir vídeos de auto-ajuda, como palestras no YouTube são muito inspiradores e têm bons conselhos. Ao pesquisar podcasts considere temas como terapia ou desenvolvimento pessoal.

Leia também:  Como saber se você precisa começar a fazer terapia online?

Eu sei que isso não é como estar de fato com um Psicólogo, mas acredito que nem tudo tem que ser sobre psicologia.

Consulte sua congregação

Se você pertence a uma congregação religiosa, converse com seu pregador, pastor ou padre sobre sua necessidade e veja se sua igreja oferece serviços de terapia ou se está disposta a ajudar a pagar um Psicólogo.

Considere a terapia corporal

Não se esqueça da terapia corporal, incluindo quiropraxia e massagem. As escolas geralmente cobram pequenas taxas pelos serviços prestados por seus alunos.

Nada é mais importante que sua saúde física e mental. Se os recursos e grupos de auto-ajuda não estiverem funcionando, considere o preço de não procurar ajuda profissional.

Há custos por não receber o devido tratamento, como salários perdidos por ausências, pressão sobre os relacionamentos familiares, qualidade e duração de sua vida.

Até a próxima!

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *