Sinais de que a terapia está fazendo efeito

Homem de camisa vermelha com olhos fechados, sorrindo e com os punhos cerrados comemorando

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

São, principalmente, as mudanças específicas em sua atitude e estilo de vida que lhe dirão se sua terapia está fazendo efeito. Veja:

As relações interpessoais melhoraram

Isso é melhor representado quando a relação com os outros começa a se fortalecer, você começa a estabelecer novos relacionamentos mais facilmente e as pessoas começam a responder às melhorias que vêem em você, incluindo-o em suas atividades.

A relação com seu Psicólogo se fortaleceu

Se você se sentir mais aberto e mais confortável para falar de suas coisas desde quando começou, então é sinal de que a terapia está fazendo efeito e você está mais disposto a resolver seus conflitos.

Geralmente, quando estamos sozinhos com nossos pensamentos, é muito fácil pensar negativamente. Toda esse pensamento negativo leva à crítica, à ansiedade e à depressão. Se você “escuta” seu Psicólogo quando ele suavemente contraria esses pensamentos a ponto de acreditar e integrá-los, então a terapia está fazendo efeito.

Leia também:  Um paciente pode ter dois ou mais Psicólogos ao mesmo tempo?

Sua autoestima melhorou

Esse é dos sinais mais importante de que a terapia está fazendo efeito. Você começa a descobrir o que é realmente importante para si, melhorando a autoestima. Ao invés de preencher sua autoestima apenas de fontes externas, você aprende a fazer isso a partir de dentro.

Sua tolerância emocional aumentou

A terapia ajuda a entender suas emoções porque você as experimenta de uma determinada maneira e aprende como controlá-las. Você descobre que essas emoções podem ser toleradas, ajudando na identificação das que são negativas, enquanto também aprecia emoções mais positivas.

Os sentimentos sobre os problemas mudaram

Em primeiro lugar pense no que fez você procurar a terapia. Esse evento ou experiência ainda traz os mesmos sentimentos de antes? Pergunte a sua família ou amigos próximos se eles acham que você melhorou desde que começou o acompanhamento psicológico.

Publicidade

Maior responsabilização por suas ações

Se você perceber que aprendeu a lidar com situações que normalmente o incomodam, então sua terapia está fazendo efeito. É possível melhorar muito se você aprender a aceitar que pode ser o único responsável pelo que sente.

Leia também:  Por que seu Psicólogo fica em silêncio durante a terapia?

Só você é responsável por seus problemas

Torna-se claro para você quais problemas são realmente seus e quais você está assumindo e que não têm nada a ver com você. Por exemplo, você pode aprender a apoiar amorosamente seu marido e ouvir suas reclamações de emprego sem atualizar freneticamente o currículo dele, ou enviar uma mensagem de texto proativa para sua mãe para que ela saiba que você não estará disponível para o seu bate-papo habitual na terça à noite, sem culpa.

O autocuidado se tornou uma prioridade

Perceber que você está começando a prestar atenção em si mesmo é um grande sinal de que a terapia está fazendo efeito. Isso pode ser tão simples quanto marcar uma massagem semanal, registrar seus pensamentos e sentimentos ou pedir ao seu chefe o aumento atrasado.

Sua saúde geral melhorou

Outro sinal de que sua terapia está fazendo efeito é a melhora na saúde física, e não apenas sua saúde psicológica. As melhorias mais comuns incluem dormir melhor, sentir-se melhor e diminuição em eventuais problemas de estômago.

Seu pensamento mudou

Você tem menos pensamentos negativos ou destrutivos e mais pensamentos positivos e construtivos. Em vez de fantasiar sobre coisas que não podem ser controladas, você está se envolvendo em um pensamento mais realista e desenvolvendo metas alcançáveis.

Seus comportamentos mudaram

Por exemplo, você está deixando hábitos indesejados para trás. Outro exemplo: você foi à terapia para trabalhar a auto-afirmação. Agora, você está tomando a iniciativa com mais frequência do que antes.

Leia também:  O que fazer quando não encontrar um Psicólogo grátis?

Seu Psicólogo diz que você melhorou

Essa parece ser uma maneira muito óbvia para saber se sua terapia está fazendo efeito ou não. Porém, é importante que você e seu Psicólogo elaborem um plano de tratamento, de modo que seja possível observar onde você começou, e onde você está agora. Ou seja, o Psicólogo deve ter a capacidade de lhe dizer como o vê progredindo.

O diagnóstico mudou

Uma ótima maneira de saber se você está progredindo na terapia é obter um diagnóstico que melhorou. Se você está em tratamento para depressão e você e seu Psicólogo concordam que os sintomas se dissiparam, então a terapia está fazendo efeito.

Palavras finais sobre se terapia está fazendo efeito

O tratamento eficaz causa mudanças significativas em sua vida, mas essas mudanças acontecem gradualmente ao longo do tempo, não de uma vez. A terapia que faz efeito não é um negócio único, mas pode ser de curto prazo. É claro que também existe o outro lado da moeda: quando a terapia não está mais funcionando para você.

São necessárias pelo menos quatro a oito sessões, e mais sessões podem ser necessárias se os problemas forem muitos ou complexos.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *