Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Você pode convidar outra pessoa para participar da sua terapia?

Um homem esticando a mão e oferecendo ajuda para outro homem

Em algumas situações, a terapia envolve somente o paciente e o Psicólogo, enquanto em outras ela envolve outras pessoas.

Há situações onde o paciente se sente muito ansioso ou deprimido, a ponto de não conseguir ir à terapia sozinho. Nesses casos, o Psicólogo pode concordar que ambos venham para os primeiros encontros.

Se você estiver nervoso por ir à terapia sozinho, não se preocupe. É absolutamente normal sentir-se assim na primeira sessão.

Seu Psicólogo espera isso e sabe como ajudá-lo a relaxar.

Circunstâncias diferentes determinarão quem deve comparecer às sessões, e que tipo de método será aplicado.

A terapia é sobre você e suas experiências, e exige que seja o mais honesto possível sobre o que pensa e sente.

Leia também:  A Psicologia por trás das faltas na sessão de terapia

Quando o paciente está com um convidado no atendimento, ele pode, sem perceber, mudar o que diz apenas para deixar o outro feliz.

Quando estão sozinhos com seu Psicólogo, esses pacientes dizem e sentem coisas que nem imaginavam que pensavam ou sentiam.

A terapia cria espaço para você ser você mesmo. Isso permite que possa experimentar ser mais autêntico do que poderia imaginar.

Considerações a fazer antes de convidar outra pessoa

Você está frequentando as sessões de terapia individual e pensa em convidar um familiar, amigo ou parceiro romântico para participar? Então, considere estes pontos antes de qualquer coisa:

  • Sim, se o convidado aceitar: a psicoeducação fornecida por seu Psicólogo vai ajudar seu ente querido a apoiá-lo e ter mais empatia por você;
  • Sim, se o seu convidado estiver envolvido no tratamento: frequentar as sessões de terapia de vez em quando é uma boa maneira de seu convidado permanecer ativo e bem informado sobre seu tratamento;
  • Não, se o convidado não estiver seguro: pessoas que são abusivas ou incapazes de atender às suas necessidades não vão se beneficiar das suas sessões de terapia;
  • Não, se você quiser ter razão: usar sua terapia para ganhar uma discussão com alguém não é produtivo ou saudável, e a maioria dos Psicólogos não participarão dessa dinâmica;
  • Não, se houver problemas no relacionamento: seu Psicólogo está focado em suas necessidades específicas e construiu uma aliança com você, o que pode parecer injusto ou desconfortável para o convidado;
  • Não, se você quiser que seu Psicólogo fale por você: é melhor que você trabalhe com seu Psicólogo para que tenha conversas difíceis sozinho;
Leia também:  Por que seu Psicólogo te responde com outras perguntas?

Palavras finais

Se você estiver interessado em explorar a possibilidade de convidar outra pessoa para participar da sua terapia, converse com seu Psicólogo primeiro.

Isso permitirá que ele tenha certeza de que cada convidado para a sessão esteja informado e ciente sobre as regras éticas que Psicólogos devem cumprir, bem como dar seu consentimento elas.

Caso não existam proibições, o próximo passo envolve planejar como as coisas vão acontecer. É essencial deixar claro sobre o que será discutido com o convidado.

Seu Psicólogo também trabalhar com você sobre alguns resultados possíveis decorrentes dessa participação, bem como prepará-lo para eles.

descarte narcisista (1) fúria narcisista (1) gaslighting (5) hoovering narcisista (5) love bombing (5) macacos voadores (2) mulher narcisista (9) mulher psicopata (8) narcisista maligno (3) narcisista oculto (1) narcisista vulnerável (4) pais narcisistas (9) passivo-agressivo (5) redes sociais (29) relacionamento rebote (3) relacionamento tóxico (10) suprimento narcisista (2) tratamento silencioso (3) triangulação narcisista (2)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *