Uma mulher sentada em um sofá enquanto ouve um Psicólogo de óculos falando

6 motivos para fazer terapia ainda neste ano

A terapia te ajuda a lidar com ansiedade, estresse, relacionamentos e muito mais. Comece agora e tenha um ano mais leve e feliz.

Ao contrário de alguns esportes, pode-se fazer terapia em qualquer momento do ano. Não há uma “temporada” específica, sendo que ela está disponível para as pessoas assim que se sentirem prontas. Então, por que não fazer de 2023 um ano em que você a inicia?

A terapia online é um lugar para explorar quem você é, e para onde sua vida está indo. Nela, pode-se descobrir as características que o tornam único e os pontos que o tornam resiliente. Com o início de 2023, não há melhor tempo como o agora para encontrar um Psicólogo perfeito.

Ainda não tem certeza se a terapia é uma boa escolha para você este ano? Então veja as 6 razões pelas quais ela será útil em 2023:

Realinhar-se com sua autenticidade

É natural que, com o tempo e a progressão da vida, passemos por mudanças em nossas personalidades, preferências, situações de vida, status de relacionamento e muito mais.

Como a mudança é constante, então se torna importante dar um tempo e considerar o que ela significa para você, e se deseja continuar nessa direção. Reserve um momento e pergunte a si mesmo se está vivendo uma vida autêntica.

Um Psicólogo é uma excelente pessoa para conversar sobre o que a autenticidade significa. Ele te conduzirá através de exercícios de esclarecimento de valores, que ajudarão a identificar e avaliar o quanto você está alinhado à eles.

Se você não está vivendo de acordo com seus valores, precisa trabalhar com um Psicólogo e fazer mudanças em sua vida profissional, relacionamentos e rotina diária.

O seu eu autêntico mudou com o tempo? O Psicólogo também é um excelente recurso para explorar sua identidade e como ela afeta sua vida. Ao falar sobre quem você é e de onde vem, aprenderá algo sobre o que o torna único.

O Psicólogo também ajuda a identificar quais são seus sonhos e refletir sobre como eles mudaram. Reservar um tempo para realinhar-se te prepara para uma vida mais equilibrada, alegre e significativa.

Leia também:  6 verdades sobre as pessoas que fazem terapia

Criar uma rotina que prioriza o bem-estar

A jornada terapêutica de uma pessoa é diferente de outra. No entanto, uma parte em comum é passagem regular de um tempo com o Psicólogo. As sessões semanais são uma ótima maneira de priorizar seu bem-estar.

Dependendo do Psicólogo e dos objetivos da terapia, as sessões serão diferentes semana a semana. Algumas são gastas falando sobre trabalho, outras passando por exercícios de atenção plena, etc.

Você vai passar várias semanas falando sobre seu estilo de apego e, em seguida, trabalhar na quebra de um hábito prejudicial à saúde. O Psicólogo é treinado para ser centrado no paciente e flexível em seu trabalho, o que significa atender às necessidades e interesses dele ao determinar o que falar em cada sessão.

Passar um tempo com um Psicólogo fará você refletir sobre o que está funcionando, o que não está e como levar uma vida mais saudável. As sessões semanais de terapia online também oferecem uma maneira de avaliar seu progresso em relação aos objetivos.

As sessões de terapia são um refúgio seguro para a vida cotidiana. Elas são relaxantes, esclarecedoras ou simplesmente um momento em que você deixa o telefone de lado por uma hora.

Ter um espaço seguro e vencer as memórias dolorosas

As sessões de terapia são um lugar confortável para falar sobre o que está incomodando. O Psicólogo é treinado sobre traumas, proporcionando segurança para discutir sobre algo doloroso do seu passado.

Muitas pessoas experimentam emoções adversas ao lembrarem de experiências desconfortáveis, levando a ataques de pânico, flashbacks ou desconexão com os outros. Trabalhar com memórias dolorosas vai ajudá-lo a se sentir mais presente, bem como lidar com qualquer angústia no futuro.

Ao para processar memórias dolorosas, você estará em um espaço seguro para compartilhar detalhes. Parte do atendimento sobre o trauma é que o Psicólogo nunca irá pressioná-lo a revelar quaisquer detalhes que não se sinta à vontade para falar. Ele deixará você decidir o quão profundo você deseja ir.

Leia também:  É melhorar procurar um Psicólogo ou um terapeuta?

O Psicólogo também fornecerá ferramentas para usar quando estiver tendo dificuldade para relembrar eventos traumáticos ou memórias dolorosas. Ao praticar suas habilidades de enfrentamento, começará a reagir com menos força aos estímulos de medo e a angústia.

É importante encontrar um Psicólogo de confiança para processar memórias dolorosas. Portanto, certifique-se de buscar um profissional que seja adequados para você.

Abordar a ansiedade sobre assuntos importantes

Parece que 2023 trará mais eventos nacionais e mundiais geradoras de ansiedade, principalmente em relação às mudanças climáticas, injustiça social ou política.

A ansiedade climática descreve os sentimentos avassaladores de destruição iminente para o nosso planeta. Um Psicólogo especializado em ansiedade ajuda o paciente a refletir sobre seus valores, e como o discurso atual sobre a mudança climática contradiz seus valores.

Ele fornece apoio aos sentimentos pesados do paciente ao pensar no futuro do nosso mundo, incluindo o medo paralisante.

O Psicólogo também vai ensinar a estabelecer limites e manter sua saúde mental. Esses limites são especialmente úteis para se ter com amigos, familiares e colegas que expressam opiniões opostas ao tratar de justiça social ou política.

Uma das maneiras pelas quais o Psicólogo encoraja seus pacientes a ver as situações de diferentes perspectivas é desafiá-los levemente, não porque não se alinha ao seu ponto de vista, mas porque isso vai ajudá-lo a entender a sua importância. Ele pode fazer perguntas como:

  • Por que este tópico é perturbador para você?
  • Como se sente quando fala com alguém que discorda de você?
  • O que no seu passado o levou a se apaixonar por esse assunto?
  • O que é importante ter em mente ao discursar sobre este assuno?

Ter relacionamentos mais saudáveis

A terapia vai ajudá-lo a aprender como ter relacionamentos mais saudáveis, sejam eles platônicos, familiares, românticos ou sexuais. Em 2023, você poderá conhecer novos amigos, começar a namorar alguém especial ou aumentar sua família.

Ou pode continuar com aqueles que já estão em seu círculo e fortalecer os relacionamentos. Isso é especialmente significativo se você entender que tem problemas de comunicação que levam a mal-entendidos e conflitos.

Leia também:  O que fazer quando não encontrar um Psicólogo grátis?

Um Psicólogo valoriza muito os sistemas de suporte que temos. Alguns são treinados especificamente para identificar e fortalecer redes de apoio social.

A terapia de casal é uma excelente forma de estreitar o relacionamento com seu parceiro. O Psicólogo encoraja os casais a expressar abertamente suas emoções, levando em consideração os sentimentos um do outro.

Os casais aprendem como aumentar seus laços afetivos e como lidar com conflitos de relacionamento, de maneira intencional e saudável.

A terapia familiar reúne todos os membros para um diálogo sobre seus relacionamentos. Este também é um espaço para abordar questões comportamentais ou grandes transições familiares, incluindo divórcio, novo casamento e mistura de famílias.

Um Psicólogo também vai ajudá-lo a lidar com quaisquer conflitos que tenha com seus amigos. Você pode descobrir que é mais saudável abrir mão de algumas amizades tóxicas, priorizando sua saúde mental.

Publicidade

Ele também pode ensiná-lo a estar mais presente em conversas, encontros ou eventos com outras pessoas, levando a níveis mais baixos de estresse e maiores sentimentos de conexão.

Você merece ser feliz

Desde a primeira sessão, o Psicólogo o apoiará nos momentos difíceis e o lembrará de que é resiliente e digno a cada passo do caminho. Ele acredita em um conceito chamado “consideração positiva incondicional”, um conceito psicológico humanista que pressupõe boas intenções de todas as pessoas.

O Psicólogo aceita e apoia seus pacientes, não importa o que eles façam, digam ou acreditem. Ele estará ao seu lado com consideração positiva incondicional e seu investimento em sua saúde mental.

Um Psicólogo também ensina exercícios e práticas de autocompaixão. Por meio dele, você aumentará seu amor próprio e acabará com seus pensamentos, julgamentos e comparações autocríticas com os outros.

Não há momento ruim para começar a terapia, então por que não fazer deste o seu ano?

Marcar consulta online

Rolar para cima