Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

11 técnicas usadas por quem manipula seu cônjuge

Foto em preto e branco do rosto de uma mulher com uma lágrima escorrendo do seu olho direito

Gaslighting é uma tática usada por pessoas para ganhar mais poder, e faz com que a vítima questione sua própria realidade. Constitui de técnicas comuns utilizadas por abusadores, ditadores, narcisistas e líderes de seitas. E acredite, funciona muito melhor do que você imagina.

Qualquer pessoa é suscetível à gaslighting. A manipulação acontece lentamente, para que a vítima não perceba o quanto ela sofreu uma lavagem cerebral. É frequentemente utilizado por pessoas que querem manipular seu cônjuge, a ponto dele pensar que está enlouquecendo.

Normalmente a técnica de gaslighting utilizada constitui de 11 sinais principais:

Contar mentiras flagrantes

O manipulador sabe que é uma mentira. No entanto, eles contam essa mentira com uma cara séria, parecendo ser verdade. Depois que eles contam uma grande mentira, o cônjuge não tem mais certeza se alguma coisa que eles dizem é verdade.

O objetivo é manter o cônjuge instável e desequilibrado.

Leia também:  Quais os problemas mais comuns no casamento?

Negar ter dito algo, mesmo que se tenha provas

O manipulador sabe o que disse, e o cônjuge sabe o que ouviu. Porém eles negam completamente o que disseram, fazendo com que o cônjuge comece a questionar sua própria realidade com frases do tipo: “talvez ele nunca tenha de fato dito isso”.

E quanto mais os manipuladores fazem isso, mais o cônjuge questiona a sua realidade e começa a aceitar a deles.

Usar o que é próximo e caro a você como munição

Eles sabem como os filhos são importantes para o casal, e como a identidade do cônjuge é importante. Portanto, essas podem ser uma das primeiras coisas que os manipuladores atacam.

Se o casal tem filhos, os manipuladores dizem que o cônjuge não deveria ter tido esses filhos. Eles também dirão que o cônjuge seria uma pessoa digna se não tivesse uma longa lista de características negativas.

Os manipuladores atacam a base do ser.

Provocar desgaste na relação com o tempo

Esta é uma das coisas insidiosas sobre a gaslighting. Ela é feita gradualmente, ao longo do tempo. Uma mentira aqui, uma mentira ali, um comentário malicioso de vez em quando, e então aos poucos a coisa vai aumentando.

Mesmo as pessoas mais brilhantes e autoconscientes podem ser sugadas para dentro de uma técnica gaslighting bem empregada, pois ela é muito eficaz. É como a analogia do “sapo na panela”: o calor aumenta lentamente, de modo que o sapo não percebe o que está acontecendo com ele, e quando percebe, pode já estar cozido.

Leia também:  10 coisas que as mulheres fazem e os homens odeiam

As ações não correspondem com suas palavras

Ao lidar com cônjuge manipulador, olhe para o que ele está fazendo e não para o que está dizendo. O que eles estão dizendo não significa nada; é apenas conversa.

O que eles estão fazendo é o que vale.

Lançam um reforço positivo para confundir o cônjuge.

Esse manipulador que diz que o cônjuge não tem valor, agora o está elogiando por algo fez. Isso adiciona uma sensação adicional de desconforto. O cônjuge pensa: “Bem, talvez ele não seja tão ruim.”

Esta é uma tentativa calculada de manter o cônjuge sobre controle, e novamente de questionar sua realidade.

A confusão enfraquece as pessoas

Manipuladores sabem que as pessoas gostam de ter um senso de estabilidade e normalidade. O objetivo deles é erradicar isso e fazer o cônjuge questionar tudo constantemente.

A tendência natural dos humanos é olhar para a pessoa que o ajudará a se sentir mais estável, e isso acontece ser a presença do manipulador.

Os manipuladores projetam na maioria das vezes

Eles podem ser usuários de drogas ou traidores, mas estão constantemente acusando o cônjuge disso. Isso é feito com tanta frequência que o cônjuge começa a tentar se defender e se distrai do próprio comportamento do manipulador.

Leia também:  Qual as consequências da mentira no relacionamento?

Tentam colocar as pessoas contra o cônjuge

Gaslighters são mestres em manipular e encontrar as pessoas que eles sabem que estarão ao seu lado, não importa o que aconteça. E eles usam essas pessoas contra você.

Eles farão comentários como: “Esta pessoa também sabe que você é inútil”. Lembre-se de que isso não significa que essas pessoas realmente disseram essas coisas. Um manipulador é um mentiroso constante.

Quando o manipulador usa essa tática, o cônjuge sente que não sabe em quem confiar ou a quem recorrer, e é exatamente isso que eles querem: o isolamento lhes dá mais controle.

Dizem aos outros que o cônjuge é louco

Esta é uma das ferramentas mais eficazes dos gaslighters. Ele sabe que, se questionarem a sanidade do cônjuge, as pessoas não acreditarão quando lhes disserem que o manipulador é abusivo ou está fora de controle. É uma técnica mestre.

Dizem que todos são mentirosos

Ao dizer que todo mundo (a família do cônjuge, a mídia) são mentirosos, novamente o manipulador faz o cônjuge questionar sua realidade. Isso faz com que o cônjuge recorra ao manipulador em busca de informações “corretas”, mas que não são informações corretas de forma alguma.

Quanto mais o cônjuge estiver ciente dessas técnicas, mais rápido poderá identificá-las e evitar cair na armadilha de um manipulador.

descarte narcisista (1) fúria narcisista (1) gaslighting (5) hoovering narcisista (5) love bombing (5) macacos voadores (2) mulher narcisista (9) mulher psicopata (8) mãe narcisista (3) narcisista maligno (3) narcisista oculto (1) narcisista vulnerável (4) pais narcisistas (9) passivo-agressivo (5) redes sociais (29) relacionamento rebote (3) relacionamento tóxico (10) suprimento narcisista (2) tratamento silencioso (3) triangulação narcisista (2)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *