Um Psicólogo particular é melhor do que pelo plano de saúde

Bolso de uma calça com parte de uma carteira para fora

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Está se tornando cada vez mais difícil encontrar um Psicólogo que aceite trabalhar por plano de saúde. Você já se perguntou por que um Psicólogo particular é melhor? Há mais nessa história do que simplesmente dinheiro.

Por que alguns Psicólogos optam por não aceitar planos de saúde, e como você se beneficiar com isso? Listei alguns dos motivos mais comuns porque as coisas não são o que parecem.

Maior confidencialidade

Para que plano de saúde pague pela sua terapia, eles precisam de algumas informações, incluindo um diagnóstico médico, que tipo e quantas sessões você precisa ter, e podem até solicitar registros adicionais, como notas de progresso.

Ao buscar um Psicólogo particular, quaisquer informações clínicas, como diagnósticos relevantes, serão mantidas exclusivamente no consultório. Ao manter o plano de saúde fora do processo, não haverá mãos extras em suas “coisas”.

Leia também:  Os problemas mais comuns entre Psicólogos e pacientes

As suas informações confidenciais serão, de fato, mantidas sob sigilo.

Maior flexibilidade e abordagens personalizadas para o tratamento

Como o plano de saúde segue uma abordagem padronizada e mesquinha para o tratamento, ele permite apenas estruturas de sessão muito específicas, e cobram prazos muito específicos.

Ao buscar um Psicólogo particular, você e ele estarão livres para negociar a própria forma de tratamento. Incluindo sobre o que você poderá falar, com que frequência se encontrarão e quais metas atingir.

Você terá o poder de decisão para onde a terapia deve caminhar.

O plano de saúde não cobre todos os diagnósticos de saúde mental ou tipos de terapia

Dois dos tipos mais comuns de terapia que não são cobertos pelo plano de saúde incluem terapia sexual, aconselhamento de casais, entre outros.

Acho importante que você, como paciente, esteja esclarecido que esse é outro limite imposto aos Psicólogos de planos de saúde.

Se a palavra “diagnóstico” te assusta, não tenha medo! Os Psicólogos nem sempre precisam diagnosticar. Agora, os planos de saúde precisam encontrar um diagnóstico que seja mais apropriado para suas preocupações, como forma de ajudar no planejamento do tratamento.

Leia também:  Tudo sobre FOMO: superando o medo de ficar de fora

E lembre-se, mesmo que o Psicólogo o diagnostique:

  1. Ele deve discutir isso com você e;
  2. Fique sob sua supervisão, não indo a nenhum outro lugar.

Além disso há muitas, muitas pessoas que vão à terapia e não atendem aos critérios para um diagnóstico. Assim, ao optar por não usar o plano de saúde, você se livra da obrigatoriedade de colocar um diagnóstico clínico menos preciso em seu prontuário médico.

Opções de pagamento claras e diretas

Seu o Psicólogo particular cobra x, então você pagará x.

Publicidade

Alguns farão a cobrança ao final de todas as sessões, outros somente no fim do mês. Contudo, você sempre poderá fazer um orçamento para os custos da terapia. Com o plano de seguro, há a confusão de franquias, co-seguro e temores de que não cobrem o serviço.

Isso causa muito estresse para os pacientes, e ninguém precisa de mais estresse na vida..

Por último, e o mais importante

O foco permanece em você: a energia e o esforço necessários para interagir com os planos de saúde é extremo.

Eles geralmente têm atendimento ao cliente ruim, e se recusam a liberar mais sessões. Como Psicólogo, tento ser o seu defensor.

Leia também:  O que é gaslighting e como lidar com ele?

No final das contas, todo o tempo perdido na interação com um plano de saúde tira o que o Psicólogo particular realmente quer fazer: falar e apoiar você .

Ao não aceitar um plano de saúde, o Psicólogo particular redireciona todo o seu tempo e energia de volta para você, para que possa responder ao seu e-mail, pesquisar outros recursos de apoio ou educar-se sobre um novo tópico mencionado recentemente em uma sessão.

Com a redistribuição do tempo e energia dessa maneira, o Psicólogo particular oferecerá cuidados de maior qualidade. Pessoalmente, tenho muito orgulho em cuidar dos meus pacientes e quero que toda a minha energia e atenção se concentre neles.

Mesmo que esses benefícios pareçam atraentes, você ainda pode não ser capaz de pagar um Psicólogo particular agora. Porém, quando sua situação financeira melhorar, avalie essa possibilidade.

Eu só quero ter certeza de que você terá a ajuda que quer e precisa, seja lá como for. Desejo-lhe sucesso em sua jornada de terapia !

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *