4 razões para fazer terapia de casal antes que haja problemas

Casal na terapia se abraçando em frente à uma Psicóloga

Categoria: Terapia de casal

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A maioria das pessoas entende a terapia de casal como um último recurso. Algo que se faz a contragosto antes de pedir o divórcio, só para depois dizer: “Tentamos de tudo”. São algumas sessões de discussão na frente de um Psicólogo para confirmar que as coisas não funcionam.

Embora essa percepção às vezes esteja correta, na verdade, é mais comum que os casais procurem terapia para evitar a separação. Eles não querem se divorciar e não querem continuar brigando, principalmente na frente de outra pessoa.

Publicidade

Em vez de olhar para a terapia de casais como o começo do fim, aqui estão três razões para fazê-la antes que surjam problemas maiores em um relacionamento.

Aprendam as habilidades com antecedência

Não esperem até que as coisas fiquem terríveis. Aprendam antecipadamente e preventivamente como melhorar a maneira de se comunicarem e demonstrarem amor.

Leia também:  Como convencer seu cônjuge a ir na terapia de casal?

Só assim vocês estarão preparados para lidar com esses problemas se, ou quando eles surgirem. Aprimorem as habilidades agora, juntos, enquanto o relacionamento está bem.

Desse modo ambos saberão como lidar com os tempos desafiadores que, eventualmente, vierem.

Façam um check-in para evitar problemas

Assim como consultamos um médico para exames médicos, ou trocamos regularmente o óleo do carro, uma sessão preventiva de terapia de casal ajudará a interromperem os problemas antes que piorem. Pensem nisso como um check-up de relacionamento.

Reservem uma hora para conversar sobre quaisquer problemas emergentes, revejam como vocês se comunicam e gerenciam conflitos. Antecipem os próximos desafios e como os enfrentarão. Abordar problemas potenciais e fortalecer o relacionamento com antecedência torna muito mais fácil gerenciar as diferenças no futuro.

Leia também:  6 obstáculos comuns na terapia de casal

Este trabalho preventivo estabelecerá uma base de investimento mútuo, alinhamento e comunicação.

Os problemas já podem existir

Problemas não surgem do nada. Há uma chance de que um ou ambos tenham algumas preocupações, talvez não grandes o suficiente para perturbar a relação agora, mas problemas em potencial que podem se tornar maiores.

Às vezes, os casais evitam tomar uma decisão importante na vida porque não concordam sobre o que fazer, há ressentimentos persistentes ou mágoas do passado que tentam ignorar, na esperança de que esses sentimentos desapareçam.

Ao olhar para trás, eles sempre concordam que deveriam ter abordado os problemas muito antes de parecerem problemas. Desenterrar e resolver os problemas, mesmo os pequenos, evita que se tornem maiores.

A terapia de casal é mais eficaz

As pessoas acreditam que a terapia de casal é o último prego no caixão do relacionamento porque, geralmente, elas esperam muito tempo para iniciá-la. Insistem em viverem por anos infelizes, querendo mudanças e pensando em terminar o relacionamento antes de tentar a terapia.

Leia também:  Por que a terapia de casal online está em constante crescimento?

A terapia de casal é incrivelmente eficaz se iniciada cedo. Ela não vai resolver um histórico de 10 anos de raiva do parceiro com apenas algumas sessões.

Fazendo uma analogia, não esperamos que as feridas infeccionem para de tratá-las. Assim que percebemos que estamos sangrando, lavamos o corte e cuidamos dele. Devemos fazer o mesmo em nossos relacionamentos. Quando vir uma ferida, trate-a imediatamente. Afinal, um band-aid é muito mais fácil do que uma cirurgia.

E o que vocês podem fazer agora?

Agora é um ótimo momento para começarem. Vocês podem fazer isso da maneira tradicional, com um Psicólogo bem treinado, ou podem educarem-se de outras maneiras sobre como ter uma parceria saudável.

Então, vão em frente e sintonizem o relacionamento. Não deixem para depois!

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *