Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

A terapia de casal previne o divórcio?

Um homem segurando uma foto de um casal se encarando

Uma das primeiras perguntas que faço aos novos pacientes é se eles acreditam que e a terapia de casal previne o divórcio. A terapia de casal não é como uma pílula mágica, e uma ou duas sessões não vão curar tudo o que aflige o casamento.

Quando deve-se procurar a terapia de casal?

O casal deve procurar a terapia quando:

  • Tentaram resolver os problemas, mas sentem que nada funcionou;
  • Só querem um lugar neutro para conversar sobre o casamento;
  • Ambos estão discutindo muito, mas não resolvendo nada;
  • Um ou ambos os parceiros não estão falando sobre coisas que incomodam porque não sabem como abordá-las;
  • Estão se sentindo zangados, deprimidos, distantes ou estão evitando o contato um com o outro;
  • Perderam a mútua confiança, talvez devido a uma traição ou decepção;
  • Não há mais intimidade emocional ou física;
  • Ambos têm valores ou objetivos muito diferentes na vida;
  • Alguém está enfrentando grandes mudanças, como um novo bebê, perda de emprego, morte de um dos pais ou aposentadoria.

O casal não deve procurar a terapia quando:

  • Houver violência ou abuso não gerenciado;
  • Se você ou seu parceiro estão envolvidos em outro relacionamento romântico;
  • Quando há segredos que precisam ser compartilhados. O Psicólogo não guardará segredos para você, mas vai ajudá-lo a revelar algo que você tem medo;
  • Houver uma condição psiquiátrica, ou outra que impeça um de vocês de participar do processo;
  • Um ou outro de vocês se recusarem a participar.
Leia também:  40 importantes tópicos para se falar na terapia de casal

Os Psicólogos trabalham a terapia de casal de maneiras diferentes

Sempre se pergunte se o Psicólogo que pretendem ver está qualificado para fazer terapia de casal.

Depois da primeira sessão, se um de vocês não se sentir bem, sugiro que estejam abertos a conhecer um Psicólogo diferente. Vocês estão dispostos a entrevistar dois ou três outros Psicólogos para ver se algum deles tem uma abordagem melhor?

Algumas pessoas sentem que ir à terapia de casal é “como ser mandado para a sala do diretor”, para serem culpados e punidos.

Terapia de casal é sobre o aprendizado de novas habilidades e ferramentas que melhorarão e fortalecerão o relacionamento. Isso dá a ambos um entusiasmo renovado.

O que os espera na terapia de casal?

Na terapia de casal, vocês poderão se abrir e compartilhar sentimentos profundos, aprendendo a serem honestos e vulneráveis um com o outro.

O consultório do Psicólogo é um local seguro e confidencial, onde cada um pode se expressar e, com a ajuda dele, serem ouvidos e compreendidos.

Vocês aprenderão habilidades de escuta e maneiras de expressarem seus próprios sentimentos.

Vocês aprenderão a perdoar e/ou pedir desculpas de maneiras curativas. Vocês aprenderão a gerenciar suas emoções e a expressá-las de maneira a aproximá-los. Vocês podem se concentrarem em seus objetivos, seu relacionamento e seu futuro.

Crescimento, mudança e cura acontecem com o apoio de um Psicólogo qualificado, experiente e empático .

O Psicólogo não lhes dirá o que fazer

Em vez disso, por meio de perguntas e feedback, o Psicólogo o ajudará a entrar em contato com seus próprios pensamentos, crenças e sentimentos.

Leia também:  Por que a terapia de casal online está em constante crescimento?

Alguns Psicólogo lhes darão lição de casa, como escrever no diário, ler ou praticar novas habilidades. Ele pode prescrever “noites de encontro” ou check-ins ou rituais para vocês entre as sessões.

Um bom Psicólogo não olhará para nenhum de vocês como paciente, mas sim para seu relacionamento. Ele é treinado para observar a dinâmica, os padrões de comportamento e a interação, de modo a identificar onde a mudança é possível.

A terapia de casal previne o divórcio quando ambos estão dispostos a se envolverem por si no processo, e não esperar que alguém externo lhes diga o que fazer exatamente.

Espere um mínimo de 10-20 sessões

Invista o trabalho duro, tempo e dinheiro antes de tomar uma decisão final sobre o casamento. Mesmo se vocês terminarem, os insights e as habilidades que aprenderão irão beneficiá-los.

Se vocês tiverem um seguro de saúde, o custo de suas sessões podem ser reembolsados totalmente ou parcialmente.

Muitos excelentes Psicólogos não trabalham com planos de saúde, mas podem emitir recibos para reembolso. Seis meses de terapia de casal podem parecer caro, mas é um investimento valioso. O divórcio é ainda mais caro.

Busquem um Psicólogo que seja treinado em terapia de casal

É importante encontrar um profissional qualificado e que tenha experiência em terapia de casal.

Entrevistem vários deles antes de se decidirem por um. Pensem nisso como uma entrevista de emprego para o Psicólogo. Alguns podem oferecer uma breve consulta por telefone sem nenhum custo.

Leia também:  4 razões para fazer terapia de casal antes que haja problemas

A terapia de casal previne o divórcio?

Nós Psicólogos, não devemos ter agenda. Ou seja, nosso trabalho não é consertar um casamento ou dizer para terminá-lo.

Em vez disso, o trabalho do Psicólogo é permanecer neutro, ajudar vocês a explorarem com segurança e honestidade o casamento, seus pontos fortes e fracos, e ajudá-los a tomar decisões claras e ponderadas.

A terapia de casal geralmente é desconfortável, e mais ainda quando um ou ambos percebem que o relacionamento não é saudável e não sustentável.

Não busquem terapia de casal apenas quando estiverem prontos para desistir

O estresse e os problemas conjugais não desaparecem sozinhos.

Muitos casais varrem as dificuldades para debaixo do tapete por meses ou anos. Infelizmente, isso só cria uma montanha de problemas que dividem vocês dois e, em algum momento, um de vocês perderá a motivação para continuar no casamento.

Muitos casais chegam à terapia com seis anos de atraso. Se esperarem demais, o volume dos problemas extinguirão a vontade de resolvê-los. Mas se as coisas estiverem no começo, a terapia de casal vai ajudá-los a trazer de volta o calor do relacionamento.

A maioria dos casais que procuram terapia dizem que seus Psicólogo são “excelentes”, relatam melhoras em sua saúde emocional e veem melhorias em seus relacionamentos.

Ou seja, na maioria das vezes a terapia de casal previne o divórcio.

Se vocês decidirem se divorciarem depois de fazer terapia, escolham um processo de divórcio que reduza o conflito e permita que se curem e sigam em frente. Evitem a disputa judicial, a menos que realmente precisem de um tomador de decisão externo.

descarte narcisista (1) fúria narcisista (1) gaslighting (5) hoovering narcisista (5) love bombing (5) macacos voadores (2) mulher narcisista (9) mulher psicopata (8) narcisista maligno (3) narcisista oculto (1) narcisista vulnerável (4) pais narcisistas (9) passivo-agressivo (5) redes sociais (29) relacionamento rebote (3) relacionamento tóxico (10) suprimento narcisista (2) tratamento silencioso (3) triangulação narcisista (2)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *