O que funciona melhor: terapia online ou presencial?

Uma mulher com dúvidas se a terapia online ou presencial funciona melhor

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A pandemia de coronavírus mudou drasticamente a terapia, e possivelmente para sempre. Em questão de meses, ela passou de uma experiência presencial para uma online.

Atualmente, cerca de 96% dos psicólogos tratam pacientes de forma virtual. Mas, neste novo mundo de terapia online, quais são as limitações e os benefícios? Os pacientes devem voltar a ver seu Psicólogo presencialmente?

A terapia online tem resultados semelhantes aos casos da terapia presencial. Ela é comparável ao tratamento presencial em eficácia, satisfação do paciente e taxas de abandono.

Vantagens da terapia online

Acessibilidade e conveniência estão entre os principais motivos para a prevalência atual da terapia online. Os pacientes não precisam se deslocar até um consultório, tirar uma folga do trabalho ou encontrar uma babá para o filho.

E, como os cuidados em saúde mental estão em alta, a terapia online permite que os pacientes se conectem com Psicólogos que não conseguirão encontrar pessoalmente.

Leia também:  Por que os homens não fazem terapia?

As possibilidades de encontrar o melhor Psicólogo para cada caso agora é muito maior. Tratei de um casal de idosos na semana passada, onde a mulher estava em uma cadeira de rodas. Seria uma grande dificuldade para eles dirigirem até o consultório e pegarem o elevador.

Aqueles com condições particulares, que pertencem a grupos minoritários ou carentes também se beneficiam das opções disponíveis.

A terapia online permite atender pacientes de todo o Brasil, especialmente em áreas sem muito acesso a suporte de saúde mental.

Alguns pacientes, por exemplo, relatam que têm lutado para encontrar Psicólogos próximos de onde moram, mas podem encontrar muitas opções de maneira online.

Publicidade

Há alguns benefícios adicionais e também imprevistos nas sessões por videochamada.

Trabalhar com casais virtualmente costuma ser mais bem-sucedido porque há uma maior diminuição da tensão em uma videochamada do que pessoalmente, mesmo quando o casal está na mesma sala.

Por outro lado, quando o casal está no mesmo espaço, fica mais difícil evitar que as emoções se transformem em bolas de neve. Quando você está separado visualmente, a distância emocional fica mais fácil, tanto para o casal quanto para o Psicólogo.

Leia também:  Como falar para a Psicóloga que não quer ir mais?

Vantagens da terapia presencial

Os Psicólogos tem opinião unânime sobre como as pistas não verbais na durante a terapia presencial são perdidas na online. Pela tela do computador o Psicólogo obtém menos informações visuais.

Ele não pode ver se o paciente está batendo o pé, mexendo nos dedos ou se há álcool no hálito. Só se pode perceber microexpressões faciais ou olhares momentâneos.

Para pacientes em crise ou em condições graves, a terapia presencial fornece uma conexão humana que está ausente em uma tela de computador.

Se olhar na tela fosse tão bom quanto estar pessoalmente, não haveria razão para ir a um concerto, museu de arte ou viajar.

É fundamental que pessoas psicóticas agudas sejam atendidas presencialmente. Mantê-las no mais real possível é muito importante se tiverem problemas com a realidade.

Outro benefício da terapia presencial é menos distrações. Não há animais de estimação, filhos ou cônjuges no consultório do Psicólogo.

No online, as pessoas fazem login enquanto preparam o jantar ou passeiam com o cachorro. Há casos em que é possível ver que o paciente está navegando em outros sites enquanto realizam o atendimento.

A privacidade do consultório de um Psicólogo também ajuda o profissional a se comunicar de forma mais eficaz com o paciente.

Leia também:  Os 5 maiores motivos pelos quais os pacientes abandonam a terapia

Palavras finais

As pessoas, geralmente, não querem falar sobre traumas do sofá da sala. Outras não conseguem encontrar um lugar sigiloso para falar em casa e, na verdade, sussurravam durante as sessões.

Os Psicólogos pensam que a terapia presencial é uma experiência clínica um pouco melhor do que a online, mas se a comparação é terapia versus nenhuma terapia, então a online é sempre melhor.

O fator mais importante é encontrar um Psicólogo com quem o paciente seja capaz de construir um relacionamento forte e de confiança, seja qual for o meio.

Alguns pacientes se beneficiam de uma abordagem híbrida, indo ao consultório quando necessário e ficando em casa para avaliações mais rotineiras.

O trabalho do Psicólogo deve ser relacional, e parte disso passa pelo que transmitimos por meio de nossos corpos.

É aí que importa se Psicólogo e paciente estão juntos no mesmo espaço. Ele não precisa estar pessoalmente em todas as ocasiões, mas às vezes sim.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *