Os melhores presentes gratuitos para o dia dos namorados

Um casal se beijando atrás de um balão em forma de coração

Categoria: Casamento

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Poderíamos facilmente (e cinicamente) considerar o dia dos namorados como um frívolo, uma data puramente comercial e criada para vender presentes.

Muitos desses itens serão comprados como genuínos gestos de afeto, ou para os mais econômicos, como prova de que estão investidos no relacionamento.

Mas, o fato de a data ter se tornado tão comercializada também se tornou um problema.

Alguns, em vez de sentirem o desejo de comprar algo bonito para a pessoa que amam, se sentem obrigados a simplesmente gastar, tal é o peso da tradição e da expectativa.

Então, essas pessoas entram em uma loja e pegam algo no qual estejam prontas para pagar em menos de 30 segundos.

Uma abordagem alternativa é aceitar que a verdadeira felicidade vem de passar mais tempo com a pessoa que você ama, bem como compartilharem experiências juntos.

Leia também:  O que é um relacionamento codependente?

Portanto, que tal passar o dia dos namorados como um casal, de fato?

Proporcione lembranças positivas

Neste dia dos namorados, pule os chocolates, as flores ou presentes caros, pois dinheiro não fortalece o amor. Em vez disso, opte por algo mais benéfico e significativo.

O sucesso do dia dos namorados está no fazer algo significativo com seu parceiro, e não no gastar dinheiro.

A chave para uma vida feliz é passar o tempo juntos tendo experiências inesquecíveis, não comprando coisas. Isso cria lembranças compartilhadas, de um modo que chocolates ou os bichos de pelúcia não conseguem.

Encontre coisas para fazer

O tédio é um sistema de alerta precoce, que nos diz para fazermos uma mudança.

Podemos combater o tédio no relacionamento por meio de atividades novas, interessantes e desafiadoras, e que nos ajudam a crescer enquanto pessoa.

Claro que você poderia pular de paraquedas, mas algo tão simples como começar a assistir uma nova série, ou fazer uma refeição com um divertido “ingrediente secreto” pode melhorar a qualidade do relacionamento.

Mesmo as atividades comuns aumentam a felicidade. Um simples abraço e beijo antes de sair, ou tirar um momento de silêncio para compartilhar uma xícara de café já ajuda.

Leia também:  Redes sociais: não faça essas coisas se estiver namorando

Seja realista

Muitas vezes, sem perceber, somos o pior inimigo de nosso relacionamento, onde nossas expectativas tiram o melhor de nós.

Publicidade

Em um mundo perfeito, nosso parceiro corresponderia perfeitamente a todos os nossos ideais. Mas, como ninguém vive em um mundo perfeito, nosso parceiro fica aquém.

No entanto, o problema pode não ser nosso parceiro, mas sim nossas expectativas. Com padrões excessivos, até mesmo o melhor parceiro do mundo irá nos decepcionar.

Manter padrões altos e irrealistas nos fazer ignorar as contribuições de nossos parceiros, e isso leva a uma desvalorização gradativa.

Portanto, podemos presentar o parceiro com expectativas mais razoáveis.

Precisamos aprender a apreciar todos os momentos em que ele coloque o próprio interesse de lado para o benefício do relacionamento.

Ouça verdadeiramente

Você conversa com seu parceiro o tempo todo, eu sei. Mas, quando foi a última vez que você realmente o ouviu? Ele merece que você seja mais empaticamente ativo, ou seja, ouvindo-o.

Captar os sinais para saber como ele se sente, processar essa informação e ser capaz de resumi-la com precisão, ao mesmo tempo em que mostra que se importa é fundamental.

Leia também:  3 sinais de alerta de que você está em um relacionamento tóxico

Isso significa evitar distrações externas (ou seja, guardar o telefone) e fazer perguntas. Não encurte a conversa, faça perguntas abertas que o ajude a processar seus sentimentos.

O dom de ouvir bem não apenas ajuda seu parceiro a se sentir ouvido, mas também fortalece o relacionamento.

Palavras finais

Um equívoco comum sobre o dia dos namorados é que essas pessoas são materialistas e querem diamantes, carros ou outros presentes caros e extravagantes.

Isso pode ser verdade para alguns, mas para outros, não há nada melhor do que ouvir o parceiro desejar saúde ​​nos próximos anos, passar mais tempo ao ar livre ou aprender novas atividades juntos.

Receber um elogio ajuda a fazer com que a pessoa se sinta bem consigo mesma, bem como fortalece a relação com aquele que faz o elogio.

Portanto, este ano, compartilhem algumas maneiras de passarem esse dia de modo que não seja apenas divertido para vocês dois, mas também ajude a melhorar o relacionamento.

Como você pode ver, há vários presentes gratuitos para o dia dos namorados.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *