Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

O perfeccionismo deixa você socialmente desconectado

Celular com a tela rachada e escrito error 404

A vida não é mais como a conhecemos, e se você se sente socialmente desconectado as coisas podem ser ainda piores. A pandemia do coronavírus se espalhou pelos continentes e nos impediu de experimentar a vida como normalmente faríamos.

O distanciamento social está em pleno vigor. A sensação de estar socialmente desconectado está afetando nossa saúde física e mental e, sem surpresa, muitos de nós estamos nos sentindo mais solitários do que nunca.

Somos seres sociais. De uma perspectiva evolucionária, as relações sociais foram essenciais para nossa sobrevivência, e ainda são. Na verdade, a conexão social é um dos aspectos mais fundamentais da vida humana e é vital para o nosso bem-estar.

Sentir-se socialmente desconectado ou negligenciado pelos outros não apenas provoca estados emocionais dolorosos, mas também frustra uma necessidade humana básica: a necessidade de relacionamento.

No entanto, assim como a sede age como um sinal para que bebamos água, os estados emocionais dolorosos servem de sinal para buscarmos uma maior conexão com os outros.

Leia também:  Razões pelas quais você deve parar de buscar a perfeição

Conexão social é fundamental para nossa sobrevivência

A conexão social tem uma influência poderosa na saúde e na longevidade. Pessoas que se sentem mais conectadas a outras, por exemplo, apresentam menores taxas de:

  • Depressão;
  • Ansiedade e;
  • Menor risco de suicídio.

No entanto, os efeitos negativos da sensação de estar socialmente desconectado não são apenas emocionais. Eles também afeta negativamente nossa saúde física, incluindo:

  • Pressão alta;
  • Hormônios do estresse elevados e;
  • Função imunológica prejudicada.

O perfeccionismo e a sensação de estar socialmente desconectado

Alguns traços de personalidade dificultam o envolvimento em relacionamentos interpessoais estáveis, e um deles é o perfeccionismo.

Perfeccionismo é um traço de personalidade que envolve o estabelecimento de padrões irracionais, acompanhado por uma autocrítica severa.

Embora eles sejam movidos por necessidades relacionais extremas e frustradas para obter aprovação e aceitação, existem vários motivos pelos quais o perfeccionista é responsável por sentir-se socialmente desconectado.

  1. O perfeccionista se submete a esforços incessantes, envolvendo um foco individualista desequilibrado na obtenção de realizações. Ele valoriza a competição em vez da colaboração. Sua fixação em competição e realização tem um custo, pois ele evita formar relacionamentos significativos com outras pessoas;
  2. O perfeccionista também é mais propenso a se sentir socialmente desconectado porque exibe crenças disfuncionais e irracionais em relação às suas relações sociais, ao lado de uma elevada sensibilidade interpessoal. Uma hipersensibilidade a encontros interpessoais e uma incapacidade percebida de agradar os outros deixa o perfeccionista cronicamente predisposto à desconexão social subjetiva. Isso é importante porque a desconexão social subjetiva é um indicador muito mais forte de resultados adversos para a saúde do que a desconexão social objetiva.
Leia também:  Os custos invisíveis nas múltiplas faces do perfeccionismo

Uma pessoa com altos níveis de perfeccionismo corre o risco de apresentar sintomas depressivos e ideação suicida porque experimenta intenso sentimentos de isolamento, alienação e solidão.

A dor emocional por estar socialmente desconectado

A dor psicológica que resulta da sensação de estar socialmente desconectado pode ser incrivelmente profunda. Na verdade, as experiências de rejeição e exclusão social são consideradas algumas das experiências mais dolorosas que podemos suportar, e são sentidas de forma mais aguda pelo perfeccionista.

A dor profundamente perturbadora da rejeição faz com que os perfeccionista esteja altamente sintonizado com a necessidade de conexão social, resultando na intensificação de comportamentos perfeccionistas.

No entanto, as percepções do perfeccionista é frequentemente distorcida, de modo que ele vê os outros como perpetuamente desapontados, excessivamente críticos e rejeitadores. Do outro lado os outros consideram o perfeccionista como ingênuo, frio ou distante.

Leia também:  Qual a relação entre o TDAH e o perfeccionismo?

Infelizmente, o comportamento do perfeccionista é contraproducente, o que significa que ele realmente cria uma maior desconexão social dos outros.

Na pandemia atual, o perfeccionista dá mais atenção à formação e manutenção de relacionamentos íntimos, que são essenciais para uma existência significativa e está profundamente presente em nossa constituição evolucionária.

Talvez agora, mais do que nunca, possamos estender a mão para outras pessoas e formar um senso de solidariedade e conexão.

descarte narcisista (1) fúria narcisista (1) gaslighting (5) hoovering narcisista (5) love bombing (5) macacos voadores (2) mulher narcisista (9) mulher psicopata (8) mãe narcisista (3) narcisista maligno (3) narcisista oculto (1) narcisista vulnerável (4) pais narcisistas (9) passivo-agressivo (5) redes sociais (29) relacionamento rebote (3) relacionamento tóxico (10) suprimento narcisista (2) tratamento silencioso (3) triangulação narcisista (2)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *