Evitando a negatividade das redes sociais no relacionamento

Uma mulher mostrando o telefone celular para um homem

Categoria: Casamento

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

As redes sociais influenciam em quase tudo na vida, como negócios, política e até mesmo nossos relacionamentos.

A medida que você rola a tela, faz postagens regulares ou apenas espia e faz comentários ocasionais, forma uma identidade online.

É desafiador gerenciar nossa presença online adequadamente, e somos responsáveis ​​pelo que compartilhamos e pelo como nos envolvemos com o que encontramos.

As redes sociais são uma ótima ferramenta para mantermos contato com as pessoas, bem como manter um senso de pertencimento à um mundo online.

Mas nem tudo é maravilhoso, as redes sociais também são especialmente prejudiciais para nossos relacionamentos.

As comparações destroem os relacionamentos

Nosso cérebro é programado para pensar negativamente, e isso pode rapidamente causar estragos em nossos relacionamentos. Esperamos ter problemas, mas também fazemos questionamos quando as coisas estão indefinidas ou indo relativamente bem.

Buscamos respostas, previsibilidade e prazer para evitar a dor. Ansiamos por sermos aceitos, apreciados e apoiados.

Leia também:  Como definir limites saudáveis no relacionamento?

Sabendo disso, as redes sociais nos fornecem uma dose de dopamina quando vemos ou postamos o que gostamos, especialmente se tratando de relacionamentos.

Tendemos a comparar nossos relacionamentos com os outros, e as comparações são um assassino de relacionamentos nas redes sociais.

Mulheres com menos de 50 anos são mais propensas a perceber e serem afetadas pelas postagens de relacionamento que veem em comparação com as aquelas com mais de 50 anos.

Você costuma se comparar?

Grande parte das pessoas comparam a própria vida com o que vêem nas redes sociais. Comparar é um potencial assassino de relacionamento.

Todo mundo parece ter uma vida feliz nas redes sociais. Parece que eles têm o relacionamento perfeito, filhos motivados e um ótimo trabalho.

Saiba que as pessoas só postam aquilo que querem que você veja.

Algumas pessoas são excelentes em apresentar uma imagem aprimorada dos pontos altos de seu relacionamento, como aquelas férias extravagantes, os jantares românticos, o anel personalizado, as longas e sinceras dedicatórias de aniversário.

Mas o que há por trás dessa aparência? Talvez uma imagem bem diferente: críticas, inseguranças, incoerências, etc.

Faça um favor a si mesmo e ao seu relacionamento, evite comparações.

Se o namorado/namorada/marido/esposa do seu amigo postar fotos diárias deles juntos e o seu não, isso não significa que seu relacionamento esteja com problemas ou seja menos especial.

Esteja atento para não tirar conclusões precipitadas.

Defina limites para as redes sociais no seu relacionamento

Estabelecer limite e delinear regras de engajamento para as redes sociais no relacionamento é vital para manter a harmonia, o equilíbrio e construir confiança tanto online quanto offline.

Leia também:  30 sinais de que uma esposa perdeu o interesse pelo marido

Considere esclarecer para o seu parceiro sobre quais são suas preocupações, expectativas e necessidades. Esta é uma excelente oportunidade para que ele o conheçam em um nível mais profundo e íntimo e vice-versa.

Para um relacionamento bem sucedido, é fundamental saber se comunicar sem apontar o dedo, bem como estar aberto a concessões.

A suspeita e a comunicação indiscriminada criam uma barreira em qualquer relacionamento.

Publicidade

A terapia é uma excelente maneira de explorar sentimentos que são desencadeados por meio das interações nas redes sociais (insegurança, baixa autoestima, abandono, problemas de compromisso, confiança), bem como para estabeleceram limites e regras de engajamento.

As redes sociais estão provocando problemas em seu relacionamento?

Se o seu parceiro afirma que foi dormir, mas uma postagem recente o contradiz, então é hora de encarar a possibilidade de que esse não é o relacionamento certo.

Por outro lado, se é você quem está stalkeando seu parceiro várias vezes ao dia, convém descobrir o motiva esse comportamento.

O ato de verificar o status de relacionamento nas redes sociais de seu parceiro (solteiro, em um relacionamento, casado, etc.) é um sinal de que é hora de conversar sobre o que esse relacionamento realmente significa.

Metade dos usuários de redes sociais stalkeam seus parceiros atuais ou anteriores, ocasionando ciúmes ou sentimento de incertezas. Muitos deles expressaram intensa preocupação com a falta de postagens ou fotos representando o relacionamento.

Por exemplo, pode ser frustrante quando você percebe que seu parceiro de nove meses mantém o “status de solteiro”, junto com 47 fotos de amigos, 16 fotos de comida e apenas uma foto com você.

Leia também:  Quais os problemas mais comuns no casamento?

As redes sociais geram infidelidade?

As redes sociais são conhecidas por nos fornecer uma maior oportunidade de ter um caso extraconjugal. Essa constante oportunidade de infidelidade é preocupante para aqueles em novos relacionamentos ou com tendências à insegurança. 

A infidelidade está ligada à baixa satisfação, ambivalência e outros problemas contínuos no relacionamento.

A promoção de linhas abertas de comunicação, compreensão e mútua verificação elevam os níveis de satisfação no relacionamento, bem como reduzem as probabilidades de infidelidade, tanto online quanto offline.

O quanto as redes sociais são boas para você?

As redes sociais são uma bênção ou uma maldição quando se trata de relacionamentos românticos. Portanto, é importante ter conversas honestas contínuas com o parceiro.

Estabelecer limites e regras de engajamento é um passo crucial para o crescimento e o sucesso na era digital em que vivemos.

Enquanto as comparações são o veneno do relacionamento, as linhas abertas de comunicação são o antídoto. 

A confiança precisa ser construída e pode ser especialmente desafiadora quando se trata de redes sociais, pois as regras nem sempre são claras.

Se você acredita que as redes sociais estão afetando seus relacionamentos, procure um Psicólogo.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *