Homem sentando na ponta de um banco enquanto o fundo é todo preto

Casamentos são destruídos pela distância emocional, não pelo conflito. Todos nós buscamos amor, apoio e cuidado em nossos relacionamentos.

Quer você queira enriquecer um relacionamento saudável, renovar aquele que parece que os cônjuges são apenas amigos ou resgatar um que está morrendo, há uma coisa a ter em mente: é a distância emocional, e não um conflito, que destrói um casamento.

Se você deseja criar um relacionamento mais forte e seguro, é necessário que ambos estejam sintonizados e responsivos um ao outro. Você só conseguirá isso se atingir os alicerces emocionais de seu relacionamento, por meio do alcance de suas emoções mais profundas e delicadas.

Ou, ainda, reconhecer que você é dependente de seu parceiro e está emocionalmente ligado a ele da mesma forma que uma criança está ligada a um pai que a nutre.

O segredo de um casamento bem-sucedido é se voltar para as emoções

Os casais que ficam juntos após anos de casamento tendem a se voltar para os lances emocionais um do outro. Um lance emocional é um sinal de afeto, atenção ou qualquer outra forma de conexão positiva que um parceiro envia para outro.

Leia também:  Como controlar o ciúme ?

O vínculo emocional entre os casais é a base para manter o amor vivo e garantir que os conflitos sejam apenas desafios a se enfrentar juntos.

No entanto, lances emocionais podem ser complicados e você pode facilmente deixar passar alguns deles.

Além disso, você pode escolher conscientemente se voltar contra ou rejeitar os lances de seu parceiro ou responder a seus lances emocionais com desrespeito, crítica e ressentimento. Voltar-se contra lances emocionais é o maior assassino de um relacionamento.

Afastar-se ou se opor a lances emocionais mata a proximidade e cria uma distância emocional que facilmente transforma almas gêmeas e amantes em estranhos.

Além disso, muitos casais sentem que sua intimidade sexual se desvaneceu após alguns anos de casamento, uma vez que um relacionamento apaixonado se transformou, com o tempo, em algo que se parece mais com uma amizade, às vezes nem isso.

Os filhos, o trabalho, as tarefas domésticas e outras dificuldades da vida cotidiana podem distanciar os casais. Além disso, problemas sexuais também podem ser uma causa e um sintoma de problemas em um relacionamento.

Leia também:  O casamento após um caso de infidelidade

Se você sentir que sua intimidade emocional e sexual está se desintegrando, vocês precisam começar a trabalhar juntos para reacender sua proximidade o mais rápido possível porque, não importa o quão angustiante, os conflitos geralmente não são algo que matam um relacionamento.

O que o destruirá, entretanto, é a distância emocional entre você e seu parceiro.

A distância emocional entre os parceiros geralmente se desenvolve lentamente, tornando-se fácil perdê-la até que se torne irreparável.

Como salvar e enriquecer seu relacionamento

A melhor maneira de proteger e melhorar seu relacionamento é reconstruindo uma conexão emocional segura. Em outras palavras, se você deseja manter seu relacionamento seguro e saudável, precisa manter o vínculo de apego.

É essencial que ambos os parceiros a se tornarem acessíveis, responsivos e emocionalmente engajados.

Não tenha medo de revelar seus sentimentos mais ternos e usar as palavras “Eu preciso” com seu parceiro. Em vez de criticar, condenar e impedir, aprenda a expressar suas necessidades de maneira assertiva, mas respeitosa.

Ao fazer isso, você garantirá intimidade, confiança, apoio e todas as coisas boas que advêm de se sentir seguro no relacionamento.

Leia também:  O que é a Síndrome da Alienação Parental ?

Resumo

Os adultos são capazes de uma dependência saudável, o que significa que é possível valorizar os vínculos em relacionamentos íntimos enquanto mantêm um forte senso de identidade.

Além disso, adultos seguros sabem como pedir que suas necessidades sejam atendidas e não têm problemas em buscar apoio quando precisam.

Freqüentemente, culpamos os conflitos e a má comunicação pelo fracasso de nossos relacionamentos. No entanto, não é uma discussão que destrói nossos relacionamentos românticos, mas o fato de que começamos a nos distanciar um do outro e a ficar emocionalmente distantes.

A distância emocional geralmente se desenvolve lentamente, tornando-se fácil perdê-la até que seja tarde demais. Assim, a distância emocional costuma ser um sinal claro de crise em um relacionamento.

O vínculo emocional entre os parceiros está intimamente ligado à intimidade, segurança, confiança, cuidado e prazer mútuo.

No entanto, a segurança com o seu parceiro requer cuidado constante, como qualquer outra coisa que valha a pena ter. Os relacionamentos e o casamento são trabalhosos.

Eles exigem muito mais esforço e dedicação do que a maioria de nós pensa: cada relacionamento é um processo que evolui e muda com o tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *