9 dicas práticas de como esquecer o ex

Foto em preto e branco de uma mulher chorando, de cabelo curto e óculos, segurando um buque de flores na mão esquerda

Categoria: Divórcio

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Inicialmente é importante ressaltar que não existe uma resposta simples para o “como esquecer o ex”. No entanto, cada dia é um novo dia, e você não será capaz de encontrar a felicidade se não seguir em frente.

Pare, respire e descanse

Seja gentil consigo. O rompimento é como estar deitado em uma cama de navalhas, mas infelizmente é assim que certas coisas são na vida. Portanto, a primeira coisa que você pode fazer é respirar. Dar um tempo. Processe o término.

Dar um passo para trás ajuda a ver coisas para as quais estávamos cegos durante o relacionamento. Quando você está no meio de uma batalha, não consegue ver seus próprios movimentos ou os de outra pessoa. Mas quando você dá um passo para trás, você pode descobrir onde está.

Evite revisitar os lugares especiais

Quando somos íntimos de alguém, criamos memórias. E assim que a pessoa se vai, acabamos revisitando (mesmo sem querer) essas memórias. As músicas, restaurantes, estradas e todos os lugares vêm nos assombrar. Porém, os lugares especiais funcionam como um gatilho.

Leia também:  A pandemia está prejudicando o seu relacionamento?

Evite revisitar esses lugares especiais, ou ouvir aquelas músicas que lembram o seu ex. Vá para novos lugares, crie novas memórias. O cérebro vai reescrever tudo. Parece loucura, mas ele sempre o faz, acredite em mim. Dê a si mesmo esse período de carência.

Não vasculhe seu ex nas redes sociais

Ver o que o seu ex está fazendo destruirá o seu dia, e saber se ele tem uma nova pessoa também não ajudará. Deixe suas feridas sararem. O fato é que, uma vez que você se cure, a vida dessa pessoa não importará mais, porque a cura lhe dá uma nova perspectiva que é muito mais do que pensa.

Não tenha mais relações com o seu ex

Esta é uma proibição absoluta. Não importa o quão bom seja o sexo. Se você se separou, não durma com o ex! Isso só vai intensificar sua dor.

Publicidade

O que acontece com a maioria das pessoas é que elas acham difícil manter o sexo e o amor em “duas caixas diferentes”. Você só vai voltar a tempos em que as coisas estavam bem e querer intimidade.

Leia também:  Ele se afastou de você do nada: quais as principais motivações?

Experimente coisas novas e emocionantes

Nada nos amadurece mais do que fazer algo que pensávamos não ser possível. Isso também aumenta nossa confiança. Depois de fazer o que você pensou que não poderia fazer, você terá novos céus para voar e se tornará uma nova pessoa.

Muitas vezes rompimentos são os melhores momentos para descobrir quem realmente devemos ser. Porque o propósito da dor é sempre nos expandir.

Permaneça com pessoas que te querem bem

Metade das batalhas pessoais podem ser vencidas se seu círculo social te elevar como um campeão. Então, fique perto daqueles que o amam e querem que você se dê bem.

Quando as pessoas ao seu redor vêem o que há de bom em você, você se torna isso. Especialmente quando está em um momento de baixa emocional. Você alcançará o zênite mais rápido e permanecerá emocionalmente saudável.

Aprenda a seguir em frente

Uma queda é, na verdade, um momento para descobrir e seguir um novo caminho. Descubra um novo passatempo que o inspire, talvez você tenha algumas habilidades que pode transformar em um negócio.

A ideia não é se tornar um mestre nessa forma de arte, mas assimilar diferentes partes de quem você é. Talvez hoje seja o dia de algo verdadeiramente novo.

Leia também:  Como o homem se sente quando uma mulher o abandona?

Perdoe e esqueça o ex com uma boa memória

O perdão vai desintoxicar você do seu passado, coisa que nenhuma terapia poderá fazer. Ele é a forma definitiva de autocuidado, e não uma justificativa para o que a outra pessoa fez com você.

A pessoa mais difícil de perdoar é você mesmo. Perdoe-se por tudo que você pensa que fez, ou que lhe provocou este coração partido. E uma vez que o perdão acontece, você está em uma nova estrada. Você pode escolher o que quiser.

Evite o relacionamento rebote

O relacionamento rebote é uma ideia melhor na teoria do que na prática. O fato de uma pessoa se envolver rapidamente em outro relacionamento não a faz esquecer o ex. Por outro lado, aqueles que optam por um relacionamento rebote têm transições um pouco mais fáceis.

Quebras de coração ensinam quem somos e quem poderemos ser. Seja gentil consigo mesmo, pois um dia você vai agradecer pelo que está acontecendo agora. O futuro trará coisas para além da sua imaginação.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *